John Deere leva inovação ao Show Florestal 2025
Empresa apresenta na feira um portfólio completo de equipamentos e tecnologias que atendem a todos os sistemas da silvicultura e colheita florestal
A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal, apresenta no Show Florestal 2025 três equipamentos que combinam tecnologia, desempenho e versatilidade. Os visitantes poderão conhecer de perto a Harvester 1270H, o Skidder preparado para silvicultura e o Forwarder 1010G, além de upgrades em tecnologias dos equipamentos. A feira da indústria do eucalipto ocorre entre os dias 19 e 21 de agosto, em Três Lagoas (MS).
“A presença da John Deere no Show Florestal 2025 destaca o compromisso da companhia em oferecer o que há de mais inovador para o setor, contribuindo para o desenvolvimento da silvicultura brasileira. As soluções em tecnologia estão levando o segmento ao aumento da produção de forma responsável e sustentável”, afirma Roberto Marques, diretor da divisão de Florestal da John Deere para América Latina.
Equipamentos
Entre os lançamentos está o Harvester de pneus 1270H, disponível nas versões 6×6 e 8×8. Com um motor de alto desempenho, o equipamento promove um aumento de 10% na capacidade de levantamento e no torque, proporcionando a força necessária para lidar com qualquer trabalho, e até 5% de redução no consumo de combustível por m³. Seu sistema hidráulico foi aprimorado com três bombas dedicadas, fornecendo potência hidráulica superior à dos modelos anteriores e maior pressão para alimentação da grua, gerando economia de combustível.
O 1270H vem equipado com a tecnologia Controle Inteligente de Grua (IBC) 3.0, que permite que o operador controle o cabeçote enquanto o sistema cuida do movimento da lança – incluindo recursos adicionais de proteção – registrando a posição da tora e evitando que ela seja alimentada em direção à cabine. O equipamento também conta com a solução de Controle Adaptativo de Linha de Transmissão (ADC), que oferece 10% mais potência de elevação da grua e torque de giro.
Outro destaque é o Active Frame Lock, que proporciona maior estabilidade e melhores condições de trabalho tanto em declives íngremes quanto em solo plano, permitindo que os operadores trabalhem com a grua posicionada lateralmente, expandindo a área de trabalho e aumentando a versatilidade. A cabine do Harvester conta com a Chave Inteligente da Cabine, um dispositivo remoto que não apenas destrava a porta, mas fornece acesso ao painel de controle e ao TimberMatic™, com suas configurações específicas.
Somando ao portfólio de inovações, o Skidder para silvicultura é uma nova opção para o mercado brasileiro, proporcionando melhor desempenho em terrenos desafiadores e tamanho compacto. Ideal para operações de preparo de solo, sua configuração já vem sem arco e garra, facilitando a adaptação dos implementos para silvicultura. O equipamento tem três saídas hidráulicas, sendo uma de fluxo contínuo, o que o torna compatível com diversos implementos. Além disso, o skidder foi desenvolvido com proteções preparadas para lidar com ambientes florestais severos, eixos e pneus para terrenos irregulares e alta estabilidade mesmo em áreas inclinadas. A máquina tem potência de 218 hp, torque de 979 Nm, capacidade de arraste de até 17 toneladas e consumo médio de 22 l/h, com um tanque de 457L.
O Skidder vem embarcado com a tecnologia de piloto automático AutoTrac e tecnologia de GPS de precisão Starfire, que garante operações mais precisas e produtivas. Os mapas embarcados oferecem ao operador o controle e acompanhamento do trabalho, além de diagnóstico rápido da máquina e telemetria com dados de produtividade em tempo real. Sua cabine oferece conforto e ergonomia, sendo silenciosa e com baixa vibração, o que reduz a fadiga do operador em longas jornadas.
Por fim, a John Deere também lança no Show Florestal 2025 o Forwarder 1010G, uma opção de equipamento compacto que entrega desempenho em terrenos desafiadores, combinado com tecnologia. É a alternativa ideal para operações que exigem agilidade e precisão. Com dimensões reduzidas, capacidade de carga de 11 toneladas e potência de 178 hp, é indicado para áreas com espaço limitado ou terrenos sensíveis. Para garantir o conforto, segurança e ergonomia do operador, essa máquina também tem a solução de Controle Inteligente da Grua (IBC), cabine giratória com rotação de 290° e nivelamento automático.
O 1010G vem equipado com o sistema TimberMatic™ Maps, solução de mapeamento e planejamento de colheita florestal, e o TimberManager™, um sistema de gerenciamento que abrange todas as informações do ecossistema John Deere e pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à Internet, permitindo que as operação seja monitorada em tempo real.
“O processo de digitalização da silvicultura deixou de ser uma alternativa nas operações florestais e passou a ser uma solução. A John Deere trabalha com captura, tratamento e uso de dados para melhorar a produtividade e a sustentabilidade dos clientes”, acrescenta Marques.
Upgrades florestais
A John Deere leva à feira uma série de atualizações para os seus produtos, com o objetivo de trazer mais precisão aos trabalhos florestais, otimização da produção, redução de custos e aumento da produtividade, além do registro e armazenamento de todas as operações realizadas em cada parte do talhão.
A Floresta Conectada é um plano de incentivo oferecido aos clientes que buscam dados em tempo real. O plano permite a aquisição de um pacote de conectividade diretamente com seu fornecedor de preferência e instale no equipamento. Com isso, é possível ter acesso a dados em tempo real e contar com o suporte remoto do Centro de Soluções Conectadas para envio de alertas críticos com recomendações, bem como monitorar a performance das máquinas por meio de relatórios. A plataforma disponibiliza em tempo real informações sobre o consumo de combustível da máquina, produtividade da operação, localização e histórico da frota, alertas e compartilhamento de arquivos de forma imediata com os operadores (para produtos que têm a tecnologia do TimberMaps™). A solução está disponível para equipamentos equipados com o JDLink™ Modem modelo 4G ou superior.
Já o pacote Smart Calibration disponibiliza treinamento de calibração dos sensores de diâmetro e comprimento para os times de operação e manutenção, garantindo que o cabeçote entregue até 98% de assertividade – proporcionando um corte mais preciso e evitando o desperdício de madeira. O pacote também traz uma atualização de versão para o TimberMatic™ que habilita os dados de produção e permite que sejam utilizados em relatórios dos sistemas Timber Manager™ e TimberMaps™ para gestão da operação. Adicionalmente, a atualização permite o uso e aplicação da plataforma TimberOffice™ para clientes que buscam detalhes da produção individual de cada árvore, bem como a performance detalhada dos equipamentos.
A John Deere também está promovendo o Tuning Day, um dia exclusivo escolhido pelo cliente para realizar uma análise abrangente das condições técnicas e operacionais dos equipamentos florestais John Deere. Os especialistas da empresa realizam ajustes hidráulicos e mecânicos, calibrações operacionais, adequações de software e interpretações de diagnóstico de falhas em mais de 30 tópicos, restaurando o desempenho original da máquina e garantindo o funcionamento adequado das operações. Essa regulagem traz diversos benefícios, como redução no consumo de combustível, movimentos mais suaves – minimizam o desgaste e aumentam a durabilidade dos componentes – e melhor equilíbrio entre produtividade e eficiência energética, otimizando o desempenho geral da operação.
Ainda contando com a assistência dos especialistas da companhia, o Upgrade Head Evolution é um serviço técnico que realiza adaptações específicas no cabeçote H215 para aumentar sua potência. Estão inclusos ajustes mecânicos e estruturais que otimizam o desempenho, melhorias em componentes internos e revisão de parâmetros operacionais. Essas atualizações proporcionam um cabeçote mais potente, com maior capacidade de corte e processamento; melhor desempenho operacional, especialmente em ambientes de alta demanda; maior produtividade, com ciclos de trabalho mais rápidos e eficientes; e economia, ao prolongar a vida útil do equipamento.
Treinamentos
Com o objetivo de incentivar empresas a investirem no desenvolvimento técnico e operacional de suas equipes por meio de treinamentos especializados, a John Deere oferece durante o Show Florestal 2025 descontos progressivos em seus cursos – podendo ir de 10%, no caso de um treinamento, até 15% para dois e 20% para três ou mais. Eles promovem capacitação com foco prático e aplicabilidade imediata; acesso a conteúdo atualizado e instrutores especializados; e domínio técnico e operacional dos equipamentos John Deere. Os cursos são direcionados a gestores de manutenção, operação e pós-venda que buscam melhorar a performance da equipe e reduzir falhas operacionais.
Entre os treinamentos disponíveis estão: Teórico e Prático, Operacional, Diagnóstico Hidráulico e Hidrostático, Diagnóstico Elétrico e Eletrônico, Telemetria, Tuning Day, Timber Skills e Harvester 1270G.
“Investir na especialização da mão-de-obra é uma forma de aumentar a capacitação no campo, abrir novas vagas de empregos, levar mais tecnologia para o setor e contribuir com crescimento da produtividade”, destaca Marques.
Condições especiais do Banco John Deere
Quem planeja investir em um equipamento da marca pode aproveitar as facilidades oferecidas pelo Banco John Deere, com financiamento direto e vantagens exclusivas. Para a linha Florestal, a manutenção pode ser parcelada em até 12 vezes, com taxa de juros a partir de 0,99% ao mês. É importante consultar as peças disponíveis. Já na compra de máquinas, os juros também partem de 0,99% ao mês, com possibilidade de pagamento em até 5 anos.
Consórcio John Deere
O Consórcio Nacional John Deere, resultado da parceria com a Randon Consórcios, é a forma mais econômica de adquirir máquinas a médio e longo prazo e permite parcelar todo o valor do bem. São oferecidos planos para a aquisição de toda a linha John Deere. Ao aderir a uma das ofertas, o consorciado escolhe o crédito e, quando contemplado, decide qual produto vai adquirir.
Além disso, possibilita maior poder de compra, uma vez que, ao receber a carta de crédito, o consorciado poderá realizar o pagamento do produto à vista. Também é um mecanismo bastante flexível, pois permite parcelar todo o custo, definir o valor da parcela e o tempo desejado para pagar as mensalidades, ou seja, o prazo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição. Para saber mais informações ou simular um plano de consórcio, acesse: www.consorciojohndeere.com.br.
Sobre a John Deere
Não importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, acesse Link.