Mercado de locação de máquinas para construção civil movimenta cerca de 59% do total das vendas de miniescavadeiras da YANMAR

Mercado de locação de máquinas para construção civil movimenta cerca de 59% do total das vendas de miniescavadeiras da YANMAR

Mercado de locação de máquinas para construção civil movimenta cerca de 59% do total das vendas de miniescavadeiras da YANMAR

Com o resultado, marca segue apostando no segmento e leva três modelos de miniescavadeiras para a 2ª edição da Analoc Rental Show

Deixar de comprar para alugar: essa filosofia vai além de uma tendência, é uma nova era de consumo que vem conquistando cada vez mais adeptos em diversos setores, impulsionada por vantagens que beneficiam tanto consumidores quanto empresas.

No setor da construção civil, a locação de máquinas é um exemplo desse novo momento do mercado. Segundo dados da Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC), o setor de locação de equipamentos leves desfrutou de um crescimento significativo de 18% de 2022 para 2023. Para 2024, a ALEC projeta um aumento de 15%.

Somente no Estado de Minas Gerais, o segmento de locação de máquinas, equipamentos e ferramentas teve um avanço de 12,1% em 2023, em comparação com o ano anterior, de acordo com dados do Sindileq-MG. Para 2024, o acréscimo  estimado é de 10,6%.

Essa eclosão do setor é resultado de uma soma de fatores que beneficiam a economia, a sustentabilidade e a adequação aos novos hábitos de consumo, e abrem um novo capítulo na história da indústria da construção civil. Além de beneficiar as empresas do setor, também corrobora para as fabricantes de máquinas, que encontram na locação, um modelo de negócio promissor, com potencial para aumentar a fidelização de clientes e expandir sua base de consumidores.

YANMAR, multinacional japonesa fabricante de máquinas compactas para o segmento, é um exemplo de como esse mercado é promissor. A empresa estima que 59% da comercialização de suas miniescavadeiras em 2023 foram destinadas ao mercado de rental. “A entrada de grandes locadores no mercado nacional, que buscam investir em suas frotas, e o aumento da demanda no canteiro de obras foram as principais alavancas para esse resultado da YANMAR no mercado de locação”, conta Anderson Oliveira, gerente Comercial de Construção Civil e Produtos de Força da YANMAR South America.

O resultado, somado ao novo projeto da marca que tem como objetivo impulsionar as vendas de miniescavadeiras no mercado de locação, vem abrindo portas para a empresa expandir ainda mais essa atuação. Nesta semana, a empresa estará, pela primeira vez, na Analoc Rental Show, única feira de negócios com foco exclusivo nas empresas de locação.

Na primeira edição da feira, foram registrados mais de 4.800 visitantes e gerados mais de R$ 65 milhões em negócios, ultrapassando os R$ 40 milhões previstos para a edição. “A tendência da locação de máquinas e equipamentos para a construção civil é um reflexo da busca por um consumo mais consciente e sustentável. Essa nova forma de se relacionar com os produtos abre um mundo de possibilidades para nós que os comercializamos e impulsiona novos modelos de negócios, a cada dia mais personalizados e eficientes”, enfatiza Oliveira.

Mercado de locação de máquinas para construção civil movimenta cerca de 59% do total das vendas de miniescavadeiras da YANMAR

Para a feira, a marca apostará em três dos principais modelos de miniescavadeiras: os modelos ViO17, ViO35 e ViO55. De acordo com a fabricante, as máquinas são ideais para diversos serviços comumente demandados no mercado de rental, como instalação de piscinas, terraplanagem, abertura de alicerces, baldrames, fundações, entre outras aplicações.

Além de compactas, as miniescavadeiras da marca possuem recursos exclusivos, como o verdadeiro giro zero. Por meio dele, os operadores podem otimizar e aumentar a performance no trabalho devido à possibilidade de operar em áreas confinadas e realizar escavação lateral de valas, bem próximas às paredes, sem sair do alinhamento, pois o equipamento conta também com o diferencial de articulação da lança. “Nessa manobra, a cabine da máquina pode fazer um giro em 360º, no qual nem o contrapeso, nem a parte frontal da estrutura superior da máquina excedem a largura das esteiras”, explica Oliveira.

Os modelos ViO35 e ViO55, especialmente, também possuem tecnologia SA-R (SmartAssist Remote), um dispositivo inteligente que realiza o monitoramento remoto do equipamento. Por meio dele, é possível acompanhar o trabalho dessas máquinas pelo celular ou computador e obter informações em tempo real. Dados como horas trabalhadas, sinalizando início e término de cada atividade, ferramenta de gerenciamento de manutenção e serviço de notificação de erro, são algumas das funções oferecidas.

Equipadas com painel de LCD, as miniescavadeiras YANMAR emitem informações essenciais em tempo real ao operador sobre o desempenho operacional, como nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento. Ainda dentro do painel, os modelos da marca possuem a opção de calendário, pelo qual é possível verificar o número exato de horas trabalhadas nos últimos 90 dias. Já na tela de manutenção, o operador pode programar e acompanhar as manutenções periódicas e/ou preventivas.

Grupos geradores também apresentam oportunidades no mercado de locação

No dinâmico mercado de locação de equipamentos, grupos geradores também podem apresentar boas oportunidades aos prestadores de serviços, pois se destacam como itens indispensáveis para diversos setores. Sua versatilidade permite atender necessidades emergenciais onde o acesso à rede elétrica principal não é possível. Além de evitar perdas e prejuízos, eles  também auxiliam na retomada de atividades.

Mercado de locação de máquinas para construção civil movimenta cerca de 59% do total das vendas de miniescavadeiras da YANMAR

Com grupos geradores é possível, por exemplo, suprir a demanda por energia em eventos grandiosos, como shows e festas, comércios e residências, ou ainda, na agricultura, para o carregamento de baterias de drones de pulverização agrícola.

“A alta procura por esses equipamentos, impulsionada por obras em locais remotos e a crescente necessidade por energia em áreas isoladas ou em momentos de queda e oscilação da rede elétrica, garante um mercado promissor para quem investe nesse nicho”, destaca Danilo Sandrin, coordenador Comercial de Produtos de Força da YANMAR South America.

Para o prestador de serviços, os geradores representam uma oportunidade de expandir seu negócio e gerar receita em diferentes frentes, pois além da locação de geradores para uso mais tradicional, o mercado de drones de pulverização está aquecido com bastante demanda na agricultura. Embora mais seguros e eficientes, os drones pulverizadores dependem de recarga constante em suas baterias, e o gerador tem se tornado um item essencial para esta aplicação.

 

Enxergando essa e outras tendências de negócios, a YANMAR também terá em exposição na Analoc Rental Show, o modelo YBG22TE com 22 KVA de potência. Um modelo muito versátil que pode atender as necessidades energéticas de prestadores de serviços, empresas locadoras, em construções, indústrias, comércios e residências.

Essa e as outras soluções YANMAR para o mercado de locação estarão disponíveis durante a Analoc Rental Show, que acontece de 02 a 04 de julho, na Av. Salvador Allende, 6555 Camorim, no Rio de Janeiro (RJ).

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!