MIExpo: ABB fala sobre aplicação da IA na indústria
Empresa especializada em soluções digitais mostra como indústrias podem aplicar inteligência artificial para otimizar operações produtivas
A ABB, líder mundial em tecnologias de automação, digitalização e eletrificação, fará uma participação na feira de tecnologia industrial MIExpo, realizada entre 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, na capital paulista.
A participação da empresa será no dia 23, às 15 horas, no Palco Transformação 1, local em que o consultor de soluções digitais da ABB Leonardo Gama vai fazer uma palestra sobre como soluções de inteligência artificial e machine learning podem otimizar operações industriais.
Segundo o especialista, a palestra vai focar em aplicações dessa tecnologia nos setores de mineração, cimento e papel e celulose, nos quais a ABB possui base instalada no Brasil. Na palestra, ele também vai falar sobre a gestão de ativos industriais, a otimização da produção, a excelência operacional e a gestão de indicadores sustentáveis realizada com a ajuda dessas ferramentas.
“Vamos falar sobre como desbloquear o potencial oculto do processo com a digitalização”, resumiu Gama. “Vou abordar conceitualmente esses pilares [aplicações], que integram a proposta digital da ABB. E, após a apresentação, estarei disponível para interagir com quem tiver dúvidas e quiser discutir como a tecnologia pode ajudar a sua empresa, com as particularidades e necessidades específicas.”, seguiu.
O especialista também pretende compartilhar estudos de caso de implementações da ABB. Um dos projetos a serem detalhados é a implementação de um sistema de gerenciamento de energia em uma papeleira austríaca, que permitiu economizar 15% nos custos com eletricidade com a identificação dos melhores momentos para se adquirir energia no mercado spot, associada a medidas de otimização produtiva.
Outro projeto mostrado na apresentação será a automação em uma fábrica brasileira da produtora de alumínio, que envolveu a automação de 11 caldeiras da unidade e três turbogeradores, mirando, primariamente, a otimização do uso de vapor no processo produtivo do metal.
Nesse caso em particular, a racionalização do uso do vapor aumentou a eficiência geral da planta, elevou a capacidade de geração de energia elétrica do sistema de caldeiras entre 15 e 20% e gerou um ganho potencial de ao menos US$ 1,3 milhão ao longo do ano no balanço da empresa.
A palestra também vai abordar a aplicação de inteligência artificial em processos de manutenção preditiva e na prevenção de paradas em indústrias de papel e celulose e na siderúrgica e até em operações de extração de minérios, todas com base em implementações reais da ABB.
“As soluções são aplicáveis para qualquer mercado”, afirma Gama. “E que geram um retorno específico para a aplicação a que se destina, dentro da realidade e necessidade de cada empresa”, finalizou.