O sistema autônomo de monitoramento de culturas CultiWise “ScoutAI” é reconhecido como uma inovação na agricultura do futuro
CultiWise apresentará ScoutAI na Agritechnica em Hanover (9 a 15 de novembro) — um sistema autônomo que usa dados de satélite, drone, pulverizador e sensor de campo para ajudar os agricultores a identificar problemas precocemente e tratar as plantações com precisão — finalista do DLG-Agrifuture Concept Winner

O CultiWise ScoutAI, um sistema autônomo de monitoramento de culturas multissensor, foi selecionado como finalista do Prêmio DLG Agrifuture Concept Winner. Desenvolvido pela startup tcheca Skymaps, o sistema baseado em IA integra automaticamente dados de satélite, drone, pulverizador e campo, alertando os agricultores com antecedência sobre problemas nas culturas, simplificando os fluxos de trabalho e reduzindo insumos desnecessários. O prêmio reconhece inovações com visão de futuro, com lançamento previsto para o mercado em 5 a 10 anos.
Ao integrar o que antes eram ferramentas de sensores independentes, a ScoutAI está automatizando não apenas o monitoramento das plantações, mas também decisões importantes no campo. Os métodos tradicionais de monitoramento de campo dependem da observação manual e levam tempo para revelar problemas emergentes. Já a ScoutAI identifica problemas mais cedo, permitindo intervenções proativas e direcionadas antes que eles se agravem.
Aplicações precisas e baseadas nas necessidades proporcionam eficiências substanciais de recursos, gerando benefícios mensuráveis, incluindo até 50% de redução no uso de fertilizantes, herbicidas e água, e mais de 60% de economia no volume de pesticidas. Ao mesmo tempo, a detecção automatizada e as prescrições automáticas reduzem o tempo e a mão de obra de monitoramento, proporcionando aos agricultores uma visão virtual de cada hectare e a tranquilidade de saber que cada campo está sob constante vigilância e controle.
De sensores autônomos a inteligência de campo totalmente integrada
O ScoutAI conecta ferramentas que nunca foram projetadas para funcionar em conjunto. Ao contrário da maioria das ferramentas digitais — como dados de drones, registros de pulverizadores e aplicativos de clima — que frequentemente operam isoladamente e, portanto, carecem de interoperabilidade, as plataformas de tomada de decisão normalmente dependem de fontes de dados únicas e estão vinculadas a marcas específicas. Os agricultores, portanto, lidam com uma mistura de ferramentas incompatíveis.
O ScoutAI funciona de forma semelhante a um sistema de segurança inteligente para a fazenda — só que, em vez de vigiar os prédios, ele protege as plantações. Treinados para detectar mudanças suspeitas, como áreas desmatadas e crescimento de ervas daninhas, os modelos de IA rastreiam continuamente imagens diárias de satélite da plantação. Para verificar as descobertas iniciais, o ScoutAI aciona automaticamente drones agrícolas — posicionados em hubs de atracação inteligentes ao redor da fazenda — para decolar e investigar de perto.
Os drones capturam imagens de alta resolução, inclusive com zoom em folhas individuais, e utilizam a IA a bordo para analisar as imagens em tempo real durante o voo. Por sua vez, câmeras montadas na lança do pulverizador fornecem contexto ao vivo do campo, com processadores a bordo verificando as condições da cultura em tempo real. Enquanto isso, sensores na cultura contribuem monitorando temperatura, umidade e surtos de pragas.
Os dados coletados de diversas fontes são combinados pela plataforma
CultiWise baseada em nuvem, que então recomenda ao agricultor opções corretivas, incluindo mapas de prescrição para tratamentos variáveis e direcionados, como pulverização localizada. O resultado geral é apresentado em minutos em um único painel de fácil leitura.
“Em vez de juntar manualmente dados de vários sistemas de sensores, o agricultor recebe uma visão geral clara e mapas de prescrição prontos para uso na máquina, que podem ser transmitidos diretamente para equipamentos de campo compatíveis.
“Para o agricultor, é como ter uma equipe de observadores trabalhando 24 horas por dia, sinalizando problemas antes que se espalhem e identificando exatamente onde e como tratar. Isso libera tempo valioso para que os agricultores se concentrem em decisões de maior valor”, afirma Kornel Cziria, Diretor de Tecnologia da Skymaps.
Desenvolvimento e Adaptabilidade Global
Com lançamento previsto para daqui a cinco anos, o ScoutAI está atualmente em desenvolvimento por uma equipe de 30 engenheiros de software e hardware. Mais de 15 sistemas de sensores diferentes de 10 marcas populares estão sendo testados, incluindo trocas automáticas de bateria para drones e estações de acoplamento inteligentes para drones.
Várias fazendas de grande porte estão participando da fase piloto. “O feedback inicial é promissor. Os agricultores claramente valorizam a capacidade de entender as condições do campo de vários ângulos e compará-las em tempo real. Esse processo é demorado e depende da experiência do agricultor”, acrescenta Cziria.
A inteligência do ScoutAI é construída em modelos de IA treinados globalmente que aprendem com imagens de satélite, drones e pulverizadores em diversas regiões e tipos de cultivos, tornando-o adequado para fazendas de todos os tamanhos.
Como uma plataforma modular, o CultiWise ScoutAI pode ser adaptado a qualquer sistema de produção no mundo ou marca de equipamento, eliminando a dependência de fornecedores.
“O ScoutAI é um exemplo clássico de fusão de sensores. O processo coleta e processa dados de vários sistemas de sensores que observam as mesmas condições de campo, mas de ângulos diferentes. Essa fusão de diversos fluxos de dados proporciona uma compreensão muito mais confiável e detalhada da saúde das culturas do que qualquer sensor isolado jamais poderia fornecer”, acrescenta Cziria.
O ScoutAI se baseia na plataforma de nuvem CultiWise, incluindo o Zoneye, que foi lançado em setembro deste ano — um modelo de IA que pode detectar 37 espécies de ervas daninhas com precisão centimétrica, mesmo em condições de verde sobre verde.
Zoneye e ScoutAI serão apresentados na
Agritechnica 2025, de 9 a 15 de novembro, no estande CultiWise no Pavilhão 9, Estande H35.
Sobre Skymaps
A Skymaps foi fundada em 2016 por um grupo de estudantes universitários visionários de TI para oferecer aos agricultores melhor proteção e saúde das culturas. A startup desenvolveu seu software CultiWise baseado em nuvem, projetado para oferecer aplicação direcionada e variável de pesticidas, permitindo economia de custos e maiores rendimentos. A plataforma de software CultiWise conta hoje com mais de 1.000 assinantes e oferece mapas de prescrição para pulverização localizada de drone para trator, detecção de ervas daninhas por IA, pulverização localizada verde sobre verde, bem como o novo recurso adicionado em 2025: imagens de câmera de drone para aplicação variável de fungicidas, fertilizantes e reguladores de crescimento. Operando em todo o mundo, o suporte local está disponível em distribuidores em 15 países: Argentina, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Lituânia, Polônia, Romênia, Eslováquia, Suécia, Reino Unido e EUA. O CultiWise é recomendado por vários fabricantes de máquinas, incluindo a Amazone.