Pesquisas da Poli-USP destacam-se no Simpósio Internacional de Engª Automotiva, que começa amanhã (13/08)
Eficiência energética, combustíveis alternativos, controle veicular e simulações HIL estão entre os trabalhos da Escola Politécnica da USP selecionados para o Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea 2025), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). A Poli-USP está entre as instituições com maior presença técnica no evento.
Tem início no dia 13 de agosto a edição 2025 do Simea com o tema “Tecnologia e Mobilidade: futuro inteligente e sustentável”. O evento irá reunir cerca de 1.500 participantes e contará com a apresentação de 60 trabalhos técnicos, selecionados entre 110 submissões. Dos trabalhos técnicos, 10% dos papers aceitos foram desenvolvidos por pesquisadores da Poli, a segunda instituição com maior número de estudos selecionados.
Simea 2025: o estado da arte da engenharia nacional
Para o professor Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador técnico do Simea 2025 e professor sênior da Escola Politécnica da USP, um dos diferenciais do simpósio está no rigor do processo de avaliação. “As comissões técnicas — criadas por sugestão do próprio professor há cerca de 20 anos — reúnem especialistas com mestrado, doutorado ou, no mínimo, oito anos de experiência prática em áreas como emissões, powertrain, digitalização, segurança e mobilidade autônoma”, destaca Salvagni.
Nesta edição, o Simea contou com a colaboração voluntária de 63 especialistas. Os melhores trabalhos serão premiados com base nas avaliações técnicas, na opinião do presidente da sessão e no voto do público. Além dos 60 trabalhos selecionados para apresentação oral, outros 30 irão também compor os anais do evento, cuja coletânea será publicada pela Editora Blucher, parceira oficial da AEA.
Conheça os estudos da Poli-USP selecionados pelo Simea 2025:
Tema: Gerenciamento de Energia e Powertrain avançados
Análise comparativa de performance de veículos com diferentes transmissões: Há um grande movimento e esforços da indústria da mobilidade para disponibilizar produtos que sejam mais sustentáveis. Não só na melhoria dos processos de fabricação e montagem, mas também na mudança dos sistemas de propulsão para que se tenha maior eficiência energética e que haja menor emissão de gases poluentes. A eletrificação do trem de força é uma das principais revoluções da indústria automotiva desde o seu surgimento. A proposta do trabalho desenvolvido é determinar se há espaço para desenvolvimento de propostas de veículos elétricos com mudança de marchas, admitindo que haverá aumento da complexidade, custo e peso do conjunto propulsor. O resultado da simulação será apresentado no Simpósio.
Autores: André de Arruda Falcão Maranhão, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Max Mauro Dias Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Ponta Grossa);
Armando Antonio Maria Laganá Lagana, Poli-USP; Vitor Guilherme Coutinho de Barros Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Tema: Emissões e poluentes veiculares
Efeitos do Congestionamento no Consumo de Energia e Emissões Veiculares em Ciclos de Condução Urbanos na Cidade de São Paulo: Os ciclos de condução das normas utilizadas no Brasil para homologação de veículos não representam o comportamento real de condução e dados – como a inclinação da pista – são desconsiderados. Este trabalho tem como objetivo apresentar um ciclo de condução representativo em vias de tráfego mais intenso da cidade metropolitana de São Paulo. Compara a influência dinâmica, consumo de energia e emissões de CO2 com o padrão brasileiro. Nesta pesquisa foi realizada a comparação entre os ciclos de condução urbano utilizados na norma NBR 6601 e o cenário real, em um veículo de teste. Os resultados, considerando as 9 principais vias utilizadas, serão apresentados no evento.
Autores: Jorge Henrique Ito Medeiros, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Eduardo Lorenzetti Pellini, Poli-USP
Tema: Gerenciamento de Energia e Powertrain avançados
Uso de anéis de pistão revestidos por PVD e DLC em motores Diesel agrícolas: As aplicações agrícolas irão utilizar motores de combustão interna ainda por um longo tempo, e a robustez e o baixo custo das operações são mandatórios para satisfação dos usuários. A introdução de novas tecnologias contribuem para a redução do consumo de combustível e emissões, mas precisam apresentar custos competitivos. Até recentemente, anéis de pistão, de baixo atrito, revestidos por PVD (“Physical Vapor Deposition”) e DLC (“Diamond Like Carbon”) eram aplicados apenas em modernos motores diesel tipo “Heavy Duty”. A otimização do processo de revestimento de PVD e a demanda por motores mais eficientes, tornaram viável o uso destes anéis em pequenos motores agrícolas. Este trabalho descreve testes de desenvolvimento em um motor Diesel, 3.6 litros, turbocomprimido, com DPF. Motores similares já são oferecidos mundialmente, inclusive no Brasil. Este estudo apresenta os resultados após 1000 horas de testes.
Autores: Eduardo Tomanik, Escola Politécnica de Universidade de São Paulo; He Xiaochao, Zhejiang Xinchai Co., Ltd. (China); Liu Bang – Zhejiang Xinchai Co., Ltd. (China)
Tema: Combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos
Economia de combustível por meio de lubrificantes de baixa viscosidade: desafios da validação experimental: O aumento da eficiência dos motores de combustão interna, bem como a consequente redução do consumo de combustível dos veículos equipados com essa tecnologia, é uma estratégia relevante para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. A avaliação experimental de novas tecnologias representa desafios, uma vez que, na maioria dos casos, o efeito da economia de combustível está dentro das incertezas dos testes. Este artigo compara experimentalmente o uso de lubrificantes de baixa viscosidade em um automóvel de passeio, em ciclos de testes de emissões, e propõe compensações numéricas para mitigar o efeito das variações experimentais dos testes usando valores instantâneos da velocidade do veículo e da tensão da bateria. Os resultados do consumo de combustível serão apresentados no evento.
Autores: Fernando Fusco Rovai, Volkswagen do Brasil; Samantha Uehara, Volkswagen do Brasil; Roger Tadeu Gondim Guilherme, Volkswagen do Brasil; Eduardo Sartori, Idemitsu Lube South America Ltda; Jesuel Crepaldi, Idemitsu Lubricants America Corp. (Estados Unidos da América); Eduardo Tomanik, Escola Politécnica de Universidade de São Paulo (Poli-USP)
Tema: Combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos
Descarbonização de Motores Diesel Pesados: Análise Comparativa entre Biodiesel e Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO) por Modelagem Computacional e Validação Experimental: A descarbonização do transporte de veículos pesados a diesel é essencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Este estudo avalia a substituição do diesel mineral por biodiesel e óleo vegetal hidrotratado (HVO) por meio de um modelo computacional validado experimentalmente. O desempenho do motor com diesel puro, biodiesel, HVO e suas misturas foi analisado usando equações empíricas e termodinâmicas para estimar potência, consumo específico de combustível e emissões. Resultados serão apresentados durante o evento.
Autores: Fábio Cordeiro de Lisboa, Universidade de Brasília; Danilo Almeida Machado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); Guenther Carlos Krieger Filho, Poli-USP
Tema: Dinâmica e controle veicular
Desenvolvimento de uma Plataforma HIL para Simulação de Sistemas Dinâmicos: Aplicação em Simulação de Modelo e Projeto de Controlador PID para o Controle da Rotação em Regime de Marcha Lenta: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma Hardware-in-the-Loop (HIL) para simulação de sistemas dinâmicos automotivos, com foco no controle da rotação em regime de marcha lenta em um motor flex Volkswagen EA111 BPA 1.6L. O HIL gera os sinais de sensores e atuadores necessários, enquanto uma ECU baseada em arquitetura tricore, conectada ao HIL, executa rotinas completas de gerenciamento do motor, incluindo um controlador PID da rotação em regime de marcha lenta e o sincronismo de injeção e ignição. Demonstra-se, assim, a importância da plataforma HIL para o desenvolvimento e teste de software automotivo, viabilizando a validação de algoritmos e estratégias de controle em ambiente monitorado antes de sua aplicação em protótipos reais. Os resultados, utilizando o modelo, serão apresentados no Simea.
Autores: Marcus Vinícius de Lima Rebolo, Escola Politécnica de Universidade de São Paulo (Poli-USP); Flavio Almeida de Magalhães Cipparrone, Poli-USP; Armando Antônio Maria Laganá, Poli-USP; Alex Sandro de Souza Jbelle, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba ; Wellington Henrique Nogueira; Poli-USP; William Miranda Gusmão – Faculdade de Tecnologia de Sorocaba.
Informações adicionais no site do evento: www.Simea.org.br ou na própria Associação de Engenharia Automotiva.