Pivot traz para Agrobrasília nova tecnologia de irrigação e lançamento da Case IH

 

Pivot traz para Agrobrasília nova tecnologia de irrigação e lançamento da Case IH

Evento que evidencia potencial agrícola da região do Entorno do DF, terá apresentação de novidades como o sistema pivô corner e as colheitadeiras Axial-Flow Série 160 Automation, que vêm com sistemas de “aprendizado de máquina”

Com cerca de 600 expositores confirmados, a 15ª edição da Agrobrasília começa nesta terça-feira (21/05) e segue até o próximo sábado (25/05), no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, levando ao público várias novidades tecnológicas voltadas para o agronegócio. Além da exposição de equipamentos e de modernas técnicas agrícolas, o evento traz também uma extensa programação de seminários e workshops, ministrados por especialistas nacionais e internacionais, bem como rodadas de negócios.

Entre os expositores que prometem apresentar novidades, há o Grupo Pivot, um dos líderes  nacionais na comercialização de maquinários agrícolas e sistemas de irrigação. A empresa goiana é uma das representantes no Brasil da americana Lindsay, detentora das marcas Zimmatic™ e FieldNET™, especializadas em soluções para irrigação. O grupo também integra o grupo de concessionárias oficiais da marca de tratores, colheitadeiras e outros maquinários agrícolas Case IH.

Pivot traz para Agrobrasília nova tecnologia de irrigação e lançamento da Case IH

Custom Corner 9500CC Zimmatic

Uma das novidades que a Pivot promete levar ao público da Agrobrasília é a tecnologia de pivô corner, desenvolvido para proporcionar o máximo de aproveitamento das áreas, principalmente para irrigar lavouras que possuem terrenos com bordas irregulares. O Custom Corner 9500CC Zimmatic é um equipamento de irrigação de alta performance, criado para simplificar e potencializar as operações nas lavouras brasileiras.

A tecnologia transforma a área circular do pivô central em regiões assimétricas. Com expansão de até 90 metros no raio de cobertura, a solução amplia a operação em áreas de perímetro irregular, onde o pivô tradicional não alcançava anteriormente. “O equipamento, que tem funcionamento e gerenciamento integrados ao pivô central, proporciona um aumento médio de 25% de área produtiva irrigada nas fazendas, um ganho muito significativo. Isso ocorre porque temos o movimento de abrir e fechar na última torre do pivô, conseguindo adaptar-se às áreas desiguais, como exemplo, borda de matas, estradas e linhas de transmissão de energia”, disse Leandro Preuss, gerente de contas estratégicas na Lindsay América Latina, durante a apresentação da novidade na uma edição da Agrishow, realizada em Ribeirão Pedro (SP), outro importante evento tecnológico voltado para o agronegócio brasileiro.

Nova colheitadeira

Pivot traz para Agrobrasília nova tecnologia de irrigação e lançamento da Case IH
Modelo da nova série de colheitadeiras Axial-Flow Série 160 Automation, mais recente lançamento da Case IH

No campo de maquinários agrícolas, o Grupo Pivot irá apresentar durante a 15ª edição da Agrobrasília, uma nova série de colheitadeiras da Case IH, que vem com sistemas de “aprendizado de máquina”, capazes de fazerem mais de 1.000 regulagens para aperfeiçoar o trabalho da colheita enquanto a máquina está em operação.

As colheitadeiras Axial-Flow Série 160 Automation serão produzidas exclusivamente pela fábrica da Case IH que fica em Sorocaba, interior de São Paulo, tanto para o mercado interno, quanto para a exportação a todos os continentes. O lançamento da Case IH traz um sistema que funciona de forma semelhante aos câmbios automáticos dos carros. O operador escolhe uma entre quatro opções e um software faz as configurações necessárias para operar no modo desejado.

Os quatro modos de operação automática são um mais rápido, para situações em que a colheita precisa ser acelerada; outro mais lento que prioriza a qualidade dos grãos colhidos, evitando quebras; e dois modos intermediários. A nova tecnologia possibilita com que o maquinário faça 90% das operações sem que o operador precise intervir. As decisões do sistema são baseadas nas informações de 12 sensores, como câmeras que avaliam o fluxo de grãos. O modelo pode ser conectado à internet para acompanhamento remoto, mas o sistema de regulagem funciona mesmo sem conexão.

Potencial

Pivot traz para Agrobrasília nova tecnologia de irrigação e lançamento da Case IH
Imagens do alto da última edição da Agrobrasília realizada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci

A Agrobrasília já se consolidou com um dos mais importantes eventos tecnológicos do agronegócio no país. O evento nasceu da necessidade de apoiar o desenvolvimento das áreas agrícolas do Entorno do DF, região que tem um enorme potencial. Embora a área de plantio esteja entre as dez menores do País, na comparação com os estados brasileiros – com pouco mais de 178 mil hectares – o Distrito Federal registrou a terceira maior produtividade no Centro-Oeste nesta safra de 2022/2023, com 4,7 mil kg/ha, ficando à frente do Mato Grosso.

Soja, milho, sorgo, feijão e trigo são as principais culturas presentes na região, que totalizam, em média, uma colheita de 840 mil toneladas ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A tecnologia tem sido a grande aliada para o incremento da produtividade nas áreas agrícolas do DF, mesmo numa pequena extensão territorial. A região é, inclusive, uma das campeãs no uso de pivôs centrais, abrigando, por exemplo, a cidade de Cristalina, município brasileira com a terceira maior área irrigada do país, 65,6 mil hectares.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!