Projeto leva conectividade a Maracaju e região
ConectÁster transforma propriedades e comunidades rurais; tecnologia e soluções inovadoras são apresentadas no Showtec
Para Celso Luiz Villani, a vida mudou para melhor com a incorporação de soluções digitais na Fazenda Pejuçara. Ele é um dos milhares de moradores de Maracaju (MS) e região, beneficiados com a chegada da conectividade, por meio do projeto ConectÁster. A iniciativa, em franca expansão, já instalou e colocou em operação 10 torres de telefonia no Estado de Mato Grosso do Sul, gratuitamente, promovendo o acesso à tecnologia 3G e 4G em dezenas de comunidades rurais.
O projeto é liderado pela Áster, concessionária John Deere em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A iniciativa impacta positivamente mais de 700 mil famílias na região.
Em propriedades rurais, distritos e vilarejos, a chegada da internet é sinônimo de inclusão e mais qualidade de vida. Dentro das fazendas, esse acesso permite explorar mais profundamente a tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas, modernizando processos e apresentando novas soluções.
Com o monitoramento remoto, é possível colher dados da performance em tempo real – do preparo dos solos à colheita -, gerar dados para o planejamento e tomada de decisões, acionar diagnóstico e manutenções em tempo real. “Ou seja, uma série de outras soluções que ampliam a produtividade no campo, reduzem tempo em processos e custos e aumentam a lucratividade dos negócios”, destaca Osvaldo Piccinin, diretor da Áster.
Celso Luiz Villani é testemunha das transformações que marcam a chegada da conectividade. Cliente fiel da marca John Deere, ele fez questão de visitar o estande da Áster no Showtec e conferir as novidades em máquinas, implementos e soluções digitais. E foi homenageado pela pronta adesão ao ConectÁster. Uma placa comemorativa e um quadro personalizado, com fotos dos mascotes da fazenda – os cachorros são uma grande paixão do seo Celso – foram entregues pela diretoria da Áster.
“Sempre acreditei na tecnologia, desde quando comecei na atividade. Se tem uma coisa que faz a diferença, é estar conectado. Depois que chegou a internet na nossa fazenda, tudo mudou. Consigo acompanhar a operação e ver cada detalhe. Agora sim tudo funciona como deveria”, compartilha o produtor rural.
Outro cliente Áster homenageado no primeiro dia do Showtec é Rodrigo Basso, que também acolheu em sua propriedade rural uma das torres do ConectÁster. Essa receptividade é decisiva para que o projeto avance na região. “É um prazer ter a Áster aqui, nessa feira que é sinônimo de tecnologia, assim como é a John Deere. Estamos muito felizes com essa parceria. Com o ConectÁster, estamos cada dia mais conectados, lá na cidade, acompanhando tudo o que acontece no campo. Isso nos mostra que o futuro chegou, e é hoje”, registra o produtor.
Relevância social – A conectividade no campo não beneficia apenas a produção agrícola, e impacta diretamente a vida das pessoas, para melhor. Isso amplia, na prática, a relevância e receptividade ao Projeto ConectÁster em municípios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. “Ter internet de qualidade significa mais acesso à informação e melhores oportunidades. Isso nos honra e materializa o nosso propósito: trabalhamos para que a vida possa avançar”, destaca Luiz Piccinin, presidente da Áster.