Secretaria de Agricultura participa da 1ª edição do SENABE
Seminário visa estimular o consumo e destacar a produção de beterraba no Brasil
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, esteve presente na abertura da 1ª edição do Seminário Nacional da Beterraba (SENABE) nesta quinta-feira (24), em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. O evento, que se estende até o próximo domingo (27), é o primeiro voltado à cultura do tubérculo no Brasil e visa impulsionar o consumo e produção do alimento.
O evento é organizado pelo Instituto Agronômico (IAC), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Rio Pardo, e conta com expositores apresentando produtos relacionados à beterraba e inovações tecnológicas para o seu cultivo, além de palestras e workshops.
A SAA também está presente no seminário com estandes, palestras e workshops, que contam com a participação de institutos de pesquisa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) e da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), fornecendo informações e novidades sobre o cultivo da beterraba.
O secretário de Agricultura e Abastecimento Guilherme Piai destacou a importância do seminário para o impulso da cultura da beterraba em todo o Brasil, e também destacou ações de apoio ao produtor no estado de São Paulo.
Esse evento é muito importante, porque além de trazer o que tem de melhor para o nosso produtor, também ajuda a diminuir o desperdício, melhora a lucratividade, gera renda, emprego, prosperidade, transferência de tecnologia de ponta. É uma honra estar aqui na primeira edição, voltarei nas próximas e que venham muitos anos desse seminário importantíssimo”, ressaltou o secretário.
A cidade de São José do Rio Pardo se destaca na produção de beterraba, e é uma das líderes do cultivo em todo o Brasil, com 3 mil hectares, dos 10 mil cultivados no país. O estado de São Paulo em 2024 teve uma produção de 86 mil toneladas de beterraba, e um Valor de Produção Agropecuária (VPA) em torno de R$191 milhões.