Seminário Internacional da Abcic mostrará o papel da industrialização no enfrentamento dos desafios atuais da construçãoA industrialização pode contribuir para o enfrentamento de três desafios vivenciados pela construção civil no Brasil: incremento de produtividade, escassez de mão de obra e neutralidade de carbono. Para mostrar a importância de ampliar o uso de sistemas construtivos industrializados em obras de todo o país, especialmente, em empreendimentos imobiliários de elevada altura, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) promoverá o 8º Seminário Internacional, com o tema “A Industrialização da Construção em Concreto – Tecnologias e Soluções Sustentáveis para Verticalização”, no dia 16 de outubro, a partir das 14h, em São Paulo.
“A industrialização tem ganhado cada vez mais relevância no contexto nacional, mas passou a ser vital diante desses desafios. Por isso, a necessidade de se utilizar os sistemas construtivos industrializados, quer seja no conceito de ciclo aberto, em combinação com outros sistemas construtivos ou em soluções totalmente construídas com o pré-fabricado de concreto”, afirma a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
O evento contará com duas palestras internacionais. O engenheiro espanhol David Fernández-Ordóñez, secretário geral da International Federation for Structural Concrete (fib), mostrará como está a aplicação da pré-fabricação em concreto em Edifícios Altos no mundo, enquanto Marcelo Miranda, CEO da Consolis Tecnyconta na Espanha, apresentará o case da Consolis Green Spine Line, enfatizando a contribuição da construção industrializada de concreto para alcançar a neutralidade de carbono.
A programação terá ainda o painel “Projetistas de Estruturas” com as participações dos engenheiros Augusto Pedreira de Freitas (Pedreira Ônix e coordenador da ABNT NBR 16475), Carlos Melo (CMA Engenharia e coordenador da ABNT NBR 9062), Fernando Stucchi (EGT Engenharia e head da Delegação Brasileira junto à fib), Francisco Graziano (Pasqua & Graziano), José Carlos do Amaral (ZMC Consultores), Marcelo Melo (Casagrande Engenharia e fib National Young Members Group) e Ricardo França (França &Associados Projetos Estruturais). A medição do painel será de Íria Doniak e do engenheiro Luís André Tomazoni, diretor técnico da Abcic.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) Yorki Estefan, participa da solenidade de abertura, juntamente com Íria Doniak, Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico, João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico e coordenador do GT de Edifícios Altos.
O evento marcará ainda o lançamento da versão em português do Boletim 101 da fib “Precast Concrete in Tall Buildings”, que é considerado uma referência internacional apontando direções para possíveis soluções e ilustradas com os principais cases do contexto global, e do livro Coletânea de Obras Brasileiras – Edifícios Altos Pré-Fabricados de Concreto, editado pela Abcic, que traz uma abordagem do estado da arte da pré-fabricação em concreto no Brasil, dos edifícios ícones de múltiplos pavimentos aos de maior altura, a rota para a verticalização das estruturas de concreto pré-fabricado.