Sustentabilidade nos negócios internacionais
AEB adere à compensação de carbono e promove workshop sobre o tema
Transição energética, inventários de gases do efeito estufa, projetos ESG (ambiental, social e de governança) e o mercado de carbono são alguns dos temas do Diálogos AEB: Sustentabilidade no comércio exterior e os desafios do futuro, no dia 10 de outubro, entre 9h30 e 13h, no Centro do Rio de Janeiro, uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio da Prima Mata Atlântica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O evento celebra o compromisso da AEB de zerar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE’s) em todos os eventos do seu calendário anual, em parceria com a Prima. Após o levantamento do volume de gás carbônico emitido com a organização e execução de cada evento – incluindo o Diálogos Sustentabilidade –, caberá à OSCIP plantar árvores nativas da Mata Atlântica e de Manguezais, como compensação ambiental. Com a iniciativa, a AEB vai receber o Selo Prima de Consciência Climática e um certificado da Organização das Nações Unidas (ONU).
O workshop está estruturado em quatro painéis: Inventários de gases do efeito estufa, transição energética e modelos de negócios sustentáveis; Projetos ESG em atividades corporativas com foco na soberania climática; Precificação de carbono, G20 no Rio de Janeiro e empreendimentos turísticos sustentáveis; e Tecnologia das aduanas, recursos hídricos, inovação e sustentabilidade.
O presidente-executivo da AEB, José Augusto de Castro, ressaltou que a pauta de sustentabilidade é uma das prioridades dos agentes de comércio em todo o mundo. “O enfrentamento da crise climática é imperativo para todas as empresas, e o setor de comércio exterior brasileiro tem se engajado na luta para conservação do planeta. Estamos dando um recado para a sociedade na construção de uma política de baixa emissão de carbono no comércio exterior”, destacou Castro.
DIÁLOGOS AEB: Sustentabilidade no comércio exterior
PROGRAMAÇÃO
9h30 às 9h45 ABERTURA OFICIAL
• José Augusto de Castro – Presidente Executivo da AEB
• José Roberto Tadros – Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC
• Ronaldo Feltrin – Superintendente na 7º Região Fiscal – Receita Federal do Brasil
• Ricardo Harduim – Coordenador Geral da Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade
Painel 1:
INVENTÁRIOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA, TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
9h45 às 10h JOSÉ ACHINO
CEO da Zani Brazil Energias
10h às 10h15 MARCO SALTINI
Vice-presidente de relações institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus
10h15 às 10h30 MÁRCIO CASTRO
CEO da ONEARTH CARBON
Painel 2:
PROJETOS ESG EM ATIVIDADES CORPORATIVAS COM FOCO NA SOBERANIA CLIMÁTICA
10h30 às 10h45 PEDRO TEIXEIRA
Vice-presidente de relações institucionais da Ternium Brasil
10h45 às 11h RÔMULO FLORENTINO
Gerente de Sustentabilidade da ENEVA
11h às 11h15 CLEBER BARBOSA
Gerente de Meio Ambiente da GE Aerospace
11h15 às 11h30 INTERVALO
Painel 3:
PRECIFICAÇÃO DE CARBONO, G20 NO RIO DE JANEIRO E EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS SUSTENTÁVEIS
11h30 às 11h45 CLARISSA VICENTE
Diretora de Sustentabilidade da ONEARTH Carbon
11h45 às 12h BRUNO QUEIROZ
Subsecretário de RI do Governo do Estado do Rio de Janeiro
12h às 12h15 DAVI GALIPIENZO
Diretor Executivo do MARAEY
Painel 4:
TECNOLOGIA DAS ADUANAS, RECURSOS HÍDRICOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
12h15 às 12h30 RONALDO FELTRIN
Superintendente na 7º Região Fiscal – Receita Federal do Brasil
12h30 às 12h45 CLÁUDIO GIMENEZ
Presidente do ICTIM – Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, RJ
12h45 às 13h WALDYR RAMOS
Supervisor de Engenharia da AST – Serviços, Soluções e Tecnologia em Meio Ambiente
Diálogos AEB
Sustentabilidade no comércio exterior e os desafios do futuro
Data: 10 de outubro
Hora: 9h30 às 14h30
Local: CNC – Av. General Justo, 307, 9° andar, Centro do Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas