Termomecanica é um dos destaques da Fenasucro & Agrocana 2024
- Entre as principais soluções apresentadas pela companhia estão as Capas de Bronze TM 23, fundamentais para o mercado sucroenergético
- Em 2023, o maior evento global do setor de bioenergia movimentou mais de R$ 8,6 milhões em negócios
A Termomecanica, empresa líder na transformação do Cobre e suas ligas e que também atua com o Alumínio, é um dos principais destaques da Fenasucro & Agrocana 2024, que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, em Sertãozinho (SP). Em sua última edição, o maior evento global do setor de bioenergia movimentou mais de R$ 8,6 milhões em negócios, com cerca de 60% dos visitantes envolvidos no processo de compra, segundo levantamento realizado pelo Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE BR).
Durante a feira, a Termomecanica apresentará as Capas de Bronze TM 23, fabricadas com uma liga exclusiva desenvolvida pelo fundador da Companhia, Engenheiro Salvador Arena. Esses produtos apresentam elevada resistência mecânica, à corrosão e ao desgaste, o que prolonga a vida útil dos mancais onde são aplicados, sendo direcionados, assim, às usinas sucroenergéticas que processam a cana-de-açúcar para fabricar açúcar e etanol.
De acordo com o Gerente Comercial da Termomecanica, Felipe Guerini, a liga Bronze TM 23 ganha evidência por sua capacidade de autolubrificação, essencial para prolongar a vida útil dos mancais, mesmo em condições de baixa lubrificação. “Esse atributo é particularmente benéfico para o setor sucroenergético, onde a durabilidade e a eficiência dos equipamentos são fundamentais”, esclarece Guerini.
Para demonstrar a aplicação da solução, será exposta uma versão miniatura de um eixo de moenda de cana-de-açúcar com capas de Bronze em tamanho proporcional. O portfólio da Termomecanica também será amplamente representado no evento, dando ênfase às barras de Bronze, barras e perfis de Latão, tubos de Cobre, bem como outros materiais, como as buchas de martelo da liga TM620 e os vergalhões de latão utilizados para as boquilhas das moendas de alta performance.
Além disso, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE), acreditado pela Cgcre – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, e que presta serviços laboratoriais, com análises químicas, elétricas, mecânicas e de microestrutura de diversos metais, também terá destaque, contando com um profissional para atender o público que desejar conhecer mais sobre a atuação e os serviços oferecidos pelo laboratório.
Consolidação no mercado e oportunidade de novos negócios
Conforme destaca um levantamento realizado recentemente pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), o Brasil conta com mais de 430 usinas em operação atualmente. Para Guerini, embora a Termomecanica atenda parte deste expressivo mercado, ainda há margem para oportunidades de crescimento. “A Termomecanica possui um nome forte neste setor e retornar à feira, após 8 anos, torna-se essencial para consolidar ainda mais a marca neste segmento”, explica.
O executivo comenta ainda que a participação no evento representa um canal direto para estreitar relações e avaliar novos negócios. “A feira ocorre pouco antes do período de manutenção das usinas para a safra do ano seguinte, o que torna o evento ainda mais relevante, pois é uma oportunidade chave para aprimorar as decisões de compra do setor”, finaliza Guerini.