Um pé no futuro: as tecnologias presentes na Innovation Week

**Encontro que acontece de 26 a 28 de setembro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, tem área expositiva com tecnologias que prometem revolucionar o mercado e também a vida cotidiana as pessoas
**Participação é gratuita, mediante inscrição prévia
A Innovation Week 2023 começou hoje (26), trazendo ao Parque Tecnológico São José dos Campos tecnologias inovadoras que prometem revolucionar o mercado. Um passeio pela exposição, que conta com mais de 40 estandes, é quase uma viagem ao futuro.
Óculos inteligentes para visão artificial, drones (aquático para inspeção marítima, agrícolas e industriais, entre outros), simuladores de voo, soluções para defesa cibernética, automação inteligente, mobilidade, segurança de dados, armazenamento em nuvem, Internet das Coisas, plataformas de gestão de conteúdos e diversos tipos de robôs estão espalhados pelo Parque Tecnológico.
No estande da LIAX, novidades como ferramentas que usam IA, tecnologia blockchain e o Autodev, que promete automatizar de forma universal e simultânea informações de empresas, evitando a defasagem das tecnologias.
“A IW oferece um espaço de troca com pessoas de outros lugares e que gera muito valor para a empresa. Vamos, inclusive, abrir uma unidade de pesquisa e desenvolvimento dentro do parque”, conta Cleo Paula, CEO da LIAX, que atua há 15 anos e se tornou referência.
E para as startups que chegam agora ao mercado, a Innovation Week também é um ambiente ideal para aprendizado e negócios. Marco Fonseca, desenvolvedor Unity da Missim, empresa incubada no Nexus, destaca a oportunidade de mostrar a solução desenvolvida pela empresa, um software para análise de estruturas subaquáticas.
“É uma oportunidade para contato com empresas e possíveis parcerias. Na edição do ano passado, tivemos contato com a Parker e iniciamos um projeto de bancada de treinamento virtual”, conta Marco, estudante de engenharia da computação na Unifesp.
Para Mariana Santos, CMO da Eigendauer, empresa que desenvolve soluções como software para análise de processos de manufatura, o evento é rico em termos de contatos e abertura de oportunidades para negócios. “O mais importante são as conexões. Desde os estudantes, pois estamos com vaga aberta para iniciação científica, até as empresas. A visibilidade é muito grande”, afirma.
No segundo andar da exposição, logo chamam atenção robôs do Instituto Alpha Lumen e dos projetos Brazilian Storm e Sanja Storm.
Iniciados na escola estadual Alceu Maynard Araújo, e que são abertos a estudantes de outras escolas públicas e privadas, o Brazilian e o Sanja Storm têm como objetivo participação em campeonatos nacionais e internacionais de robótica. As estrelas do estande são os robôs BS-07 e M-03, ambos premiados em competições neste ano (em categorias de sustentabilidade e inovação em design).
“O robô é um instrumento por trás da proposta de fazer os jovens se envolverem com tecnologia, trabalho em equipe, e acreditarem neles mesmos. Pode ser uma possibilidade de carreira, e nos últimos três anos, todos os alunos que passaram pelo projeto entraram em universidades públicas”, afirma Ricardo Iamamoto, engenheiro aposentado da Embraer, que atua como voluntário no projeto, que em sete anos atendeu mais de 150 jovens.
Segundo ele, o próximo passo, com apoio do Parque Tecnológico, é formatar um cluster de equipes de robótica.
Quem visita a exposição da Innovation Week também pode conferir projetos do Parque Tecnológico, como as ações do Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos; Centro de Desenvolvimento em Manufatura; Laboratório de Interferência e Compatibilidade Eletromagnética; e do ANDi, que já ajudou mais de mil micro e pequenas empresas a entrarem no ambiente digital.
Innovation Week
Com o tema “Conectados com o Futuro”, a Innovation Week também oferece um congresso com 40 painéis distribuídos em três auditórios, abordando assuntos relacionados aos temas das trilhas de conhecimento: agrotech, inovação, Indústria 4.0, empreendedorismo, smart cities e varejo.
Outro pilar do evento é a tradicional rodada de negócios, com expectativa de gerar R$ 170 milhões em novos negócios. O formato de rodada tem como objetivo facilitar a interação entre as empresas que desenvolvem tecnologias (startups) e os potenciais clientes – grandes empresas e prefeituras de todo o Brasil – ao promover encontros assertivos com profissionais que têm poder de decisão nas empresas
Ainda é possível participar do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: Link.
Serviço
Innovation Week
Data: 26 a 28 de setembro de 2023
Local: Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-016
Gratuito
Inscrições: Link






