Uso agrícola do lodo de esgoto será debatido no Conexão Abisolo

Uso agrícola do lodo de esgoto será debatido no Conexão Abisolo

Pesquisador da Unesp mostrará avanços na transformação do resíduo em fertilizante orgânico composto e resultados de estudos de longa duração

Uso agrícola do lodo de esgoto será debatido no Conexão Abisolo

A convergência entre saneamento e agricultura ganha espaço no Conexão Abisolo 2025 com a palestra do pesquisador Thiago Assis Rodrigues Nogueira (Unesp/FCAV). Ele abordará como o lodo de esgoto, quando transformado em fertilizante orgânico composto, pode fortalecer a economia circular, reduzir a dependência de insumos minerais e contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis. A apresentação realizada será no dia 23 de outubro, às 13h15, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP).

Apesar de avanços regulatórios e de estudos científicos que comprovam a eficácia do insumo, apenas 3% do esgoto coletado no Brasil é destinado à agricultura. Para Nogueira, é necessário superar barreiras culturais e ampliar as políticas de incentivo. “O lodo de esgoto, quando devidamente tratado e compostado, é rico em nutrientes e matéria orgânica, podendo contribuir para reduzir a dependência de fertilizantes minerais. O desafio é mudar a percepção sobre esse insumo e ampliar seu uso dentro da lógica da economia circular”, explica.

Entre os resultados a serem discutidos, destaca-se o estudo de longa duração em Jaboticabal (SP), iniciado em 1997, que acompanha a aplicação do lodo em culturas como o milho. Os dados mostram que, mesmo após 29 anos de uso, os teores de metais pesados permanecem baixos e não há risco de contaminação das plantas. Além disso, a compostagem eleva a temperatura do material, eliminando patógenos e garantindo segurança para uso agrícola.

O pesquisador também reforça que, quando aplicado em doses e modos corretos, o fertilizante orgânico composto à base de lodo pode melhorar a fertilidade do solo, a retenção de água e a atividade biológica, fatores cruciais em solos brasileiros de baixa fertilidade. “O Brasil não conseguiria suprir toda a demanda agrícola apenas com resíduos orgânicos, mas o lodo pode atender regiões próximas a estações de tratamento, com custo acessível e benefícios claros para produtores e para a sociedade”, acrescenta.

Além da contribuição para a produtividade, o uso do lodo na agricultura pode gerar ganhos ambientais, como o sequestro de carbono e a redução da destinação inadequada de resíduos urbanos.

Foto: Divulgação

Serviços:

Conexão Abisolo
Data: 22 e 23 de outubro 2025
Local: 
Centro de Convenções do EXPO D. PEDRO
Endereço: 
Avenida Guilherme Campos, 500 – Bloco II – Jardim Santa Genebra, Campinas/SP
Saiba mais:
 http://conexaoabisolo.abisolo.com.br/

Acesse os canais de comunicação da Abisolo nos links abaixo:
www.abisolo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/abisolo
Facebook: https://www.facebook.com/Abisolo.Fertilizantes
Instagram: @abisolo_nutricao_vegetal

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades