V Encontro Tecnológico da ETASA destaca inovações para o futuro da agropecuária
Evento gratuito e aberto à comunidade, acontece de 28 a 30 de outubro em Santa Rita do Passa Quatro (SP), com palestras de empresas e instituições de destaques no setor. Inscrições podem ser feitas até o dia 26 de outubro pelo site.

A Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), mantida pela Fundação Salvador Arena e reconhecida por oferecer ensino técnico gratuito de excelência voltado à formação de profissionais para o agronegócio e a agricultura familiar, realiza entre os dias 28 e 30 de outubro o V Encontro Tecnológico. O evento é gratuito e voltado aos alunos da ETASA, ex-alunos, produtores rurais, empresas do setor, estudantes da área e interessados em ingressar no mundo do agro.
O encontro acontece na sede da escola, localizada na SP-330, Km 238 – Santa Rita do Passa Quatro (SP), e contará com palestras e demonstrações realizadas por representantes de empresas como Embrapa, Defesa Agropecuária do estado de São Paulo, Syngenta, COOPERCITRUS, CATI, Netafim, Agromillora, ABCZ, Buchi e Xmobots. A programação abordará temas como irrigação eficiente, agricultura de precisão, uso de drones, biotecnologia, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e tecnologias de baixo carbono, destacando o papel da inovação na construção de uma agropecuária mais produtiva e sustentável.
Também integram a programação discussões sobre o manejo da cigarrinha no milho, a produção de mudas cítricas biodegradáveis e a importância da assistência técnica e da extensão rural.
Referência na formação de técnicos agropecuários, a ETASA alia teoria e prática em um ambiente de aprendizado integrado à Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), uma fazenda produtiva com cultivo de grãos, hortaliças e café, além de criação de gado de corte, produção de leite e além da criação de galinhas poedeiras.
A instituição oferece ensino gratuito, alimentação, uniforme e material didático sem custo aos alunos, além de bolsas permanência, transporte e alimentação para estudantes em situação de vulnerabilidade social.
O V Encontro Tecnológico da ETASA reforça o compromisso da escola com a difusão do conhecimento e o desenvolvimento sustentável do setor, fortalecendo a integração entre educação, pesquisa e produção. Mais informações sobre o Encontro e as inscrições para o evento podem ser feitas até 26 de outubro pelo site da Escola.
As inscrições para o processo seletivo 2026 da ETASA ocorrem de 22 de outubro a 15 de dezembro e podem ser realizadas pelo site www.
Serviço
- Evento: V Encontro Tecnológico – Escola Técnica Agropecuária Eng. Salvador Arena
- Datas: 28, 29 e 30 de outubro de 2025
- Horários: das 8h às 16h, presencial.
- Local: SP-330, KM 238 – Santa Rita do Passa Quatro, SP, 13670-000
- Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia
Mais informações e inscrições: https://