Volvo CE apresenta soluções em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile
Companhia participa do The Electric Mine, entre 13 e 15 de maio, demonstrando cases de sucesso em operações no Brasil e no Peru. O compromisso global com a eficiência energética prevê zerar emissões de CO2 em seus produtos até 2040.

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) reforça o protagonismo na mudança para a eletromobilidade no mercado de máquinas pesadas na América Latina e participa da conferência The Electric Mine 2025. O evento ocorre em Santiago, no Chile, entre os dias 13 e 15 de maio, e reúne empresas e organizações atuantes na transição para a eletrificação no setor de mineração.
A oferta de máquinas elétricas faz parte do compromisso global da Volvo com a eficiência energética e a meta é zerar as emissões de CO2 em seus produtos até 2040. Este objetivo faz parte da visão estratégica da marca, que trabalha para um futuro 100% mais seguro, produtivo e livre de combustíveis de origem fóssil. Durante a conferência, a Volvo CE vai destacar dois casos de aplicações de produtos elétricos em operações de mineração no Brasil e no Peru.
“A Volvo é uma marca global que está liderando esta mudança pois a energia sustentável é o futuro. Somos referência quando o tema é segurança, qualidade, produtividade e temos a maior gama de elétricos do setor. Estamos cada vez mais presentes no dia a dia do segmento de mineração oferecendo produtos adequados para todas as atividades, do suporte na construção de estradas e pequenos túneis até a extração e o transporte de minérios”, ressalta Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina, executivo que representa a empresa no evento.
Aplicações com sucesso
No Brasil, um dos casos recentes de aplicação com sucesso das soluções da Volvo CE está localizado nas operações da empresa Construtúnel, referência em engenharia de soluções, que atua na Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela mineradora multinacional brasileira Vale.

Equipamentos como a carregadeira Volvo L25 Electric e a escavadeira Volvo ECR25 Electric são usados na execução de ajustes de drenagem pluvial. Entre os benefícios da aplicação das soluções Volvo CE, vale destacar a redução de 100% nas emissões de gases do efeito estufa, 75% no tempo de escavação e 90% no tempo de carregamento. “As máquinas elétricas já são sucesso nos mercados europeus e norte-americanos. São equipamentos ágeis, que combinam detalhes, silêncio e eficiência energética de maneira excepcional”, complementa Nieweglowski.

Outro caso de destaque é no início do uso de carregadeiras elétricas de média porta no Peru, na mina Hochschild, onde são extraídas prata e ouro. A operação com uso da carregadeira L120 Electric registra, entre os resultados apurados, redução de 100% na emissão de CO2, queda de 30% nos custos de manutenção e de 80% nos custos operacionais, aliando descarbonização com produtividade.
Compromisso com a descarbonização
“Estamos impulsionando o investimento na produção ambientalmente limpa e ampliando a jornada global na oferta de equipamentos elétricos. Mantemos firme nosso compromisso de longo prazo com a descarbonização, implementando mudanças em toda a nossa cadeia de valor para conquistar estes objetivos em conjunto com nossos clientes, fornecedores e parceiros”, finaliza Nieweglowski.
Outras soluções inovadoras e competitivas, como a Volvo Energy e o BESS, sistema completo de armazenamento de energia em baterias que garante o suficiente confiável de energia renovável e a gestão do ciclo de vida do produto, também serão apresentadas pela marca na conferência The Electric Mine. A companhia também vai abordar projetos futuros, como o desenvolvimento de caminhões articulados e máquinas movidas a hidrogênio.