YANMAR apresenta versão cabinada da colheitadeira de grãos YH 880 durante a Expointer 2025
Novidade chega em um momento de resultados positivos para a marca, que, em julho, ampliou em 26% as vendas de tratores em relação ao mesmo período de 2024
A YANMAR, multinacional japonesa fabricante de máquinas e soluções compactas para diversos setores da indústria brasileira, marca presença em mais uma edição da Expointer, feira agrícola que encerra o calendário do setor e acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, em Esteio (RS). O momento é considerado estratégico para a geração de negócios, especialmente diante dos desafios atuais enfrentados pelo setor.
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o setor registrou em julho uma receita líquida de vendas de R$ 26,7 bilhões, crescimento de 7,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do resultado positivo, a indústria avalia possíveis impactos de desaceleração nos próximos meses, devido às tarifas de exportações impostas pelo mercado americano.
Para a YANMAR South America, que não exporta para os Estados Unidos, o cenário é acompanhado com atenção. A empresa segue otimista quanto ao desempenho de vendas no Brasil para 2025, mas reconhece que a movimentação internacional pode influenciar o comportamento dos produtores.
“Mesmo sem impacto direto em nossas operações, sabemos que o produtor tende a segurar investimentos diante de incertezas externas. Ainda assim, tivemos um julho expressivo, com aumento de 26% nas vendas de tratores no comparativo com o mesmo período do ano anterior, alcançando 10% de market share e consolidando a 5ª posição no mercado”, afirma Anderson Oliveira, gerente Comercial da empresa.
O foco na agricultura familiar é apontado como um dos diferenciais da marca. No Rio Grande do Sul, 80,5% dos estabelecimentos foram considerados como de agricultura familiar, detendo 25,3% de toda a área cultivada, segundo o último Censo Agropecuário (IBGE, realizado em 2017 e divulgado em 2019).
“O estado tem enorme relevância no cenário agrícola nacional. A resiliência dos produtores gaúchos em diversos contextos reforça a importância de estarmos, mais uma vez, presentes na Expointer, levando soluções que apoiam o desenvolvimento da agricultura familiar gaúcha”, destaca Oliveira.
Novidade em destaque: colheitadeira YH 880 cabinada
Entre os lançamentos, a YANMAR apresenta na feira a colheitadeira YH 880 em sua versão cabinada, que traz melhorias significativas em eficiência, segurança e conforto ao operador. Entre elas, a empresa destaca a plataforma perfurada, que facilita a passagem e eliminação de impurezas, resultando em uma limpeza mais rápida e eficaz do material colhido. O debulhador, componente essencial no processo de separação dos grãos, agora já vem preparado de fábrica para a colheita de milho, ampliando as possibilidades de uso do equipamento para diferentes culturas.
Outra novidade é o radiador com tela autolimpante, que reduz de forma significativa o acúmulo de resíduos, evitando paradas frequentes para manutenção e garantindo maior desempenho e durabilidade. Além disso, a colheitadeira passa a contar com uma caixa redutora de rotação do rotor, recurso que permite ao operador ajustar a velocidade conforme a cultura trabalhada, assegurando melhor adaptação às condições de campo e preservação da qualidade dos grãos.
“A nova YH 880 cabinada começa a ser comercializada na Expointer e marca uma virada no portfólio: a partir de agora, todas as nossas colheitadeiras sairão de fábrica já cabinadas. Essas melhorias reafirmam nosso compromisso com a inovação, alto desempenho e o bem-estar do operador”, explica Daniel Muratt, especialista em colheitadeiras da YANMAR.
Portfólio completo para o ciclo produtivo
Além da novidade, o estande da YANMAR contará com soluções que acompanham todas as etapas do trabalho no campo. Para isso, a empresa expõe tratores de 24 a 105 cavalos de potência, implementos como a encanteiradora, máquinas de construção civil com ampla aplicação agrícola: desde miniescavadeiras de 1 a 10 toneladas, até minipá carregadeira e rompedor hidráulico, além de motores industriais e gerador específico para alimentação das baterias de drones pulverizadores, tecnologia que vem ganhando espaço na agricultura.
“Seguimos confiantes em mais uma edição da Expointer. E o nosso portfólio robusto e diversificado mostra o quanto a YANMAR segue sempre em busca de atender as diferentes necessidades do agricultor familiar, oferecendo soluções para todo o ciclo produtivo”, conclui Oliveira.