Yaskawa Motoman exibe os robôs colaborativos na EletroMetalMecânica 2024
Uma das maiores empresas de automação industrial do mundo e líder na fabricação de robôs, este ano, completando 50 anos no Brasil, a Yaskawa Motoman Robótica do Brasil expõe a linha de robôs colaborativos na EletroMetalMecânica 2024 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica, de 17 a 20 de setembro, em Chapecó, Santa Catarina. Importante destacar que Chapecó é um forte polo da agroindústria nacional e conta com 650 empresas do setor eletromecânico, segundo o Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec).
No estande da multinacional japonesa, o público altamente qualificado e responsável pela geração de negócios poderá ver a tecnologia de ponta do Robô Colaborativo HC10DTP com seis eixos, carga útil de 10 kg e um alcance de 1.200 mm. Dotado de todos os recursos técnicos dos robôs industriais, o HC10DTP é altamente configurável, realiza uma gama de tarefas de manuseio de materiais, com ampla aplicabilidade nas linhas de soldagem, corte e manipulação, facilitando o trabalho das equipes de manutenção e diminuição do spare parts das empresas. De fácil operação, possui o mesmo controlador (hardware) de um robô industrial, amplamente utilizado e com altíssima robustez.
“O colaborativo foi desenvolvido para favorecer a produtividade, qualidade e competitividade diante de um mercado globalizado, gerando oportunidades, diretas e indiretas e contribuindo para o crescimento da empresa”, diz Márcio Garcia, diretor de Soluções Robóticas da Yaskawa Motoman Robótica, acrescentando que o cobot é um aliado do trabalhador, uma vez que funções repetitivas, que prejudicam o ser humano, gerando afastamento por lesão por esforço repetitivo, podem ser substituídas pelo robô. “Nesses casos, o trabalhador poderá operar ou mesmo programá-lo”, reforça.
Ainda, segundo Garcia, o robô industrial e o colaborativo não irão tomar o “lugar” dos operários no chão de fábrica; muito embora, cada vez mais, estejam presentes no ambiente industrial. “Essas transformações já estão acontecendo em alguns países, como Japão, USA, China, Alemanha e Coreia de Sul, sendo que o Brasil está ficando para trás. Importante destacar que os índices de desempregos nesses países mostram que quanto maior o número de robôs, menor é a taxa de desemprego”, esclarece o diretor da Yaskawa Motoman.
Linha de Inversores de Frequência – Também em exposição na EletroMetalmecânica 2024, a Yaskawa apresenta um painel com a linha de inversores de frequência, da sua Divisão de Drives e Motion Control. Dispositivo eletrônico que varia a velocidade de giro de um motor de indução trifásico, os inversores de frequência são responsáveis por acionamento de máquinas, daí sua importância para o controle preciso da velocidade, eficiência energética e redução de desgaste e manutenção.
Para mais informações acesse: www.yaskawa.com.br e
Serviço: EletroMetalMecânica 2024 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica
Data: 17 a 20 de setembro de 2024
Horário: terça a sexta-feira das 13h00 às 20h00
Local: R. Eduardo Pedroso da Silva – Efapi, Chapecó, Santa Catarina