Com inteligência de mercado, InterCement Brasil transforma demandas do varejo em soluções personalizadas
Modelo que integra as áreas comercial e industrial permite à empresa criar produtos sob medida para diferentes realidades regionais

O que começa como uma necessidade no balcão da loja pode virar soluções personalizadas. A partir de uma demanda recorrente de concreteiras e revendas de materiais de construção de São Miguel dos Campos, em Alagoas, a InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do país, desenvolveu, na unidade fabril alagoana, um produto para atender ao mercado local: o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI).
Ao permitir a liberação mais rápida das estruturas, com aumento da produtividade e diminuição de custos nos canteiros, a solução atendeu a uma necessidade do varejo e dos clientes finais. “Desenvolvemos esse produto localmente para melhorar o desempenho em idades iniciais, ou seja, nas primeiras horas ou dias após a aplicação, que é o momento em que o cimento se hidrata e endurece”, destaca Pedro Henrique Antunes, Superintendente de Vendas da companhia.

A estratégia da InterCement Brasil de transformar sinais do mercado em soluções alinhadas às diferentes realidades regionais tem dado certo. Em Alagoas, onde o CP V-ARI foi desenvolvido, o produto já responde por 55% do volume de vendas no estado. A solução se espalhou pelo país em dois formatos: embalagens a granel e ensacado de 40 kg. “Na categoria granel, o produto vem ganhando o mercado nacional por seu melhor desempenho nos primeiros dias de aplicação, e fechou 2025 com um volume cinco vezes superior ao do produto que vinha sendo fabricado no local”, observa o executivo.
Identificação de outras oportunidades
As personalizações dos produtos da InterCement
O produto substituiu o CP IV-32, um cimento de baixo calor de hidratação, recomendável na concretagem de grandes volumes, cuja demanda reduziu bastante na região. Com a nova formulação, o CP II-Z-40 permitiu à fábrica gaúcha ter uma demanda perene de cimento a granel, que antes era condicionado à ocorrência de obras de infraestrutura.
Já nas fábricas de Apiaí (SP) e Ijaci (MG), o modelo integrado entre as áreas comercial e industrial resultou na alteração dos produtos ensacados CP II-F-40 (destinados a aplicações em que a resistência final é importante) para o CP V-ARI, indicado para projetos que exigem alta resistência desde o início. “A troca atendeu às necessidades dos mercados locais e acompanhou o movimento de modernização do setor”, destaca Antunes.
Big bags
A InterCement Brasil também
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência no uso de combustíveis alternativos, contribuindo para a redução de emissões e o avanço da sustentabilidade ambiental. Com mais de cinco décadas de história, a empresa conta hoje com 14 unidades industriais, 10 delas ativas na produção de cimento, que distribuem para todas as regiões do Brasil. Por meio das marcas Cauê, Goiás e Zebu, atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo a grandes obras. Com atuação segura e responsável, a InterCement Brasil também promove o desenvolvimento das comunidades onde está presente por meio de iniciativas sociais e de impacto positivo.






