Inteligência artificial otimiza a logística de resíduos no Brasil

Inteligência artificial otimiza a logística de resíduos no Brasil

Sistemas digitais e integração operacional reduzem 25% o tempo médio de descarga de resíduos gerenciados pela Verdera em todo o país

Inteligência artificial otimiza a logística de resíduos no Brasil

O transporte de resíduos industriais é um dos elos mais complexos da cadeia logística brasileira, exigindo rigor técnico, rastreabilidade e conformidade legal. Para enfrentar esses desafios, a Verdera – unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos – vem investindo em planejamento digital e inteligência artificial, alcançando resultados expressivos: entre 2024 e 2025, reduziu em 25% o tempo médio de descarga de veículos.

“Nosso objetivo é dar fluidez às operações de descarga de resíduos e reduzir o tempo de espera dos motoristas nas unidades de transbordo. Para isso, unimos planejamento diário, gestão digital de filas e ajustes operacionais nas unidades, como ampliação de turnos e estoques de segurança”, afirma Carlos Eduardo Gondim, gerente de logística da Verdera.

A operação coordenada pela Verdera movimenta cerca de 4 mil viagens por mês, com 320 pontos de coleta, 250 fornecedores e clientes e uma rede de 100 transportadoras parceiras em todo o país. O desafio é equilibrar competitividade, segurança e nível de serviço, em um segmento que exige alto grau de controle técnico.

“Trabalhar com resíduos é lidar com um fluxo que muda diariamente, tanto em volume quanto em tipo de material. Nossa logística tem que ser flexível e precisa, para garantir abastecimento contínuo e segurança ambiental”, reforça o gerente de logística da Verdera.

Entre as iniciativas implementadas, está o uso de sistemas inteligentes de gestão de filas, que organizam a sequência de descarga conforme o tipo de resíduo e permitem rastrear cada veículo dentro da unidade. Ao chegar à fábrica, o motorista realiza o check-in em um totem digital, reduzindo gargalos e tempo de espera. A Verdera também prepara a adoção de um sistema de agendamento remoto, que permitirá o motorista reservar sua janela de descarga antes mesmo de chegar à unidade onde o resíduo será destinado, trazendo ainda mais previsibilidade e redução de tempo para o transportador e para as fábricas.

Outra frente de investimento é o uso de softwares de otimização de malha logística e planejamento operacional, que utilizam inteligência artificial para analisar dados de consumo, estoque e disponibilidade para determinar as rotas e modais mais eficientes. “Essas ferramentas nos ajudam a encontrar o melhor equilíbrio entre custo logístico e qualidade de serviço. É um passo importante na profissionalização do transporte de resíduos”, disse Souza.

Parte significativa da operação da Verdera no Brasil envolve resíduos Classe I (perigosos), como sólidos contaminados, líquidos e de bauxita, e exigem licenças ambientais, motoristas capacitados e veículos específicos. O transporte desse tipo de material é realizado com caminhões do tipo piso móvel, roll-on roll-off ou caçambas basculantes, conforme a densidade, volume e o risco do resíduo. Cada tipo de resíduo tem comportamento diferente e precisa de um modal específico. A escolha correta é o que garante segurança, custo competitivo e conformidade com a legislação.

Com uma malha que cobre todas as regiões do Brasil e uma estrutura integrada às fábricas da Votorantim Cimentos, a Verdera se posiciona hoje como uma das referências em eficiência operacional na destinação sustentável de resíduos, ampliando sua base de transportadores qualificados e fortalecendo a credibilidade de toda a cadeia logística.

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