Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água
Efluentes da estação de tratamento de esgoto são reaproveitados para manutenção de jardins

Ações de sustentabilidade do porto são reconhecidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos – Foto: Divulgação/Complexo do Pecém
Para manter jardins bem tratados o ano todo, o Porto do Pecém, no Ceará, adotou uma solução inteligente e sustentável: a água vinda da estação de tratamento de esgoto é reutilizada na irrigação de áreas verdes. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com a entrega do Selo de Sustentabilidade na categoria Bronze.
Seis jardins são abastecidos diariamente. Cada um possui uma cisterna com capacidade para 3 m³ (o equivalente a 3 mil litros), que recebe água da estação de tratamento de esgoto e até de drenos de ar-condicionado. O volume é usado na limpeza e manutenção das áreas verdes.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras. Além de garantir o reaproveitamento da água, a ação reforça a conscientização sobre o bom uso dos nossos recursos naturais”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O sistema de reuso do Porto do Pecém apresenta uma capacidade instalada de até 1.200 m³/mês. Em 2025, cerca de 15 m³ diários (15 mil litros/dia) foram destinados à irrigação de áreas verdes, o que corresponde a 37,5% da capacidade total do sistema. A administração vem intensificando a distribuição das áreas atendidas com o reuso para diminuir o consumo de água potável e promover maior eficiência hídrica ao complexo, usando também em vasos sanitários os efluentes tratados.
O gerente de Manutenção do Complexo do Pecém, Marco Ximenes, explica que, por ser um porto offshore, ou seja, em alto-mar, há um grande impacto gerado pela atividade portuária, e que buscam manter projetos de sustentabilidade que reduzam esses efeitos. “O reaproveitamento da água despertou a criatividade na nossa equipe, que é provocada a pensar em outras práticas sustentáveis”, afirma o gerente.
Entre as iniciativas em gestação, está o reaproveitamento dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto para fins de compostagem. “Será implantado um projeto-piloto este ano para que o material sólido da estação de tratamento e os restos de alimentos do nosso restaurante se transformem em adubo para os jardins, fechando um ciclo sustentável de manutenção”, conclui Ximenes.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos






