Tomate enfrenta pressão do clima no interior paulista e produtores buscam novas soluções

Tomate enfrenta pressão do clima no interior paulista e produtores buscam novas soluções

Tecnologias aplicadas à irrigação ganham espaço para reduzir perdas e estabilizar produtividade em hortaliças sensíveis

Tomate enfrenta pressão do clima no interior paulista e produtores buscam novas soluções

O tomate de mesa, uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros, atravessa um período de maior pressão climática nas regiões produtoras que abastecem o interior paulista. Produtores do cinturão hortícola que atende mercados como Campinas e São Paulo relatam que ondas de calor, irregularidade de chuvas e aumento da incidência de pragas têm impactado diretamente a qualidade e a produtividade da cultura.

O tomate destinado ao consumo in natura é altamente sensível às variações ambientais. Alterações bruscas de temperatura, períodos de seca ou excesso de radiação solar podem comprometer o desenvolvimento das plantas e a formação dos frutos, afetando tanto o volume colhido quanto o padrão comercial exigido pelo mercado.

Na prática, isso significa que uma parcela significativa da produção pode ser descartada ou desvalorizada quando os frutos apresentam rachaduras, queimaduras solares ou maturação irregular. O resultado aparece rapidamente nas centrais de abastecimento. Levantamentos do setor indicam que oscilações de oferta e qualidade impactam diretamente a formação de preços na Ceasa Campinas (SP) e em outros mercados atacadistas do país. Dados do mercado hortifrutícola mostram que o tomate já registrou variações superiores a 100% nos preços ao longo do ano, refletindo a sensibilidade da cultura às condições climáticas e à qualidade da oferta.

Além das oscilações climáticas, a disponibilidade de água tornou-se um ponto central para os produtores da região. Segundo o engenheiro agrônomo Márcio Boldrin (foto acima), da Biogênese, mesmo com a adoção de sistemas modernos, o cenário hídrico exige cada vez mais planejamento no campo.

Tomate enfrenta pressão do clima no interior paulista e produtores buscam novas soluções
Sem HB10

“Essa é uma preocupação recorrente dos produtores. Mesmo com a adoção da irrigação por gotejamento, que já economiza água nas lavouras de tomate, os recursos hídricos estão cada vez mais escassos. Hoje a agricultura precisa disputar a captação de água com as cidades”, explica.

Diante desse cenário, tecnologias voltadas ao manejo hídrico e ao fortalecimento fisiológico das plantas começam a ganhar espaço entre os produtores. Soluções aplicadas diretamente nos sistemas de irrigação vêm sendo adotadas como estratégia para melhorar o aproveitamento da água e reduzir o estresse ambiental nas lavouras.

 

Entre essas tecnologias estão insumos que podem ser misturados à água no momento da irrigação. Esses produtos auxiliam no desenvolvimento das funções fisiológicas das plantas, estimulando o crescimento do sistema radicular, aumentando a eficiência na absorção de nutrientes e ajudando a reduzir os efeitos de estresses causados por calor, seca ou excesso de radiação solar.

“O tomate é uma cultura extremamente sensível ao estresse hídrico e térmico. Pequenas variações de clima podem afetar diretamente a produtividade e a qualidade dos frutos, o que exige do produtor cada vez mais eficiência no manejo da irrigação e no fortalecimento fisiológico das plantas”, explica Loremberg Moraes, diretor da Hydroplan-EB.

Com HB10

Nesse contexto, empresas brasileiras têm investido em soluções específicas para sistemas de irrigação. Um exemplo é o HB10 DRIP, desenvolvido pela Hydroplan-EB, um gel aplicado diretamente na água utilizada na irrigação, inclusive por gotejamento, com o objetivo de maximizar o aproveitamento hídrico nas lavouras e reduzir perdas no campo. A formulação atua no estímulo das funções fisiológicas das plantas, ajudando a minimizar os efeitos do estresse térmico e da falta de água.

De acordo com Boldrin, produtores que adotaram a tecnologia têm observado diferenças no desenvolvimento das plantas ao longo do ciclo produtivo. “Notamos plantas mais robustas e mais viçosas, com folhas maiores e mais abertas, demonstrando menor murchamento nos períodos de calor excessivo. Também observamos ponteiros com maior diâmetro nas plantas tratadas, o que reflete em maior potencial produtivo”, relata.

Segundo ele, ensaios conduzidos em áreas comerciais indicaram ganhos consistentes de produtividade. “Realizamos testes controlados e monitorados em lavouras de produtores e verificamos aumento de produtividade entre 8% e 10% nas áreas tratadas em comparação ao manejo padrão. Isso demonstra que a tecnologia tem viabilidade econômica para o produtor”.

Outro efeito observado está relacionado ao manejo mais eficiente da água e dos nutrientes no solo. “Mesmo em uma cultura irrigada como o tomate, onde aparentemente suprimos a necessidade de água das plantas, essa tecnologia mostrou que ainda é possível inovar no manejo hídrico. Com maior retenção da água no solo, conseguimos aproveitar melhor a adubação e reduzir a lixiviação de nutrientes”, explica o agrônomo.

Márcio afirma que o uso mais racional da água também contribui para tornar a produção mais sustentável. “Quando utilizamos esse recurso natural de forma consciente e planejada, conseguimos produzir mais com menos desperdício, mantendo a produtividade e contribuindo para o meio ambiente”.

Com a intensificação das mudanças climáticas e o aumento da pressão sobre a produção de alimentos frescos, especialistas apontam que o uso de tecnologias voltadas à eficiência hídrica e ao fortalecimento fisiológico das plantas tende a se tornar cada vez mais comum na horticultura. Para culturas sensíveis às variações ambientais, como o tomate de mesa, ferramentas que ajudem a estabilizar a produção devem ganhar protagonismo nos próximos anos.

Sobre a Hydroplan-EB:

Com 26 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Referência global na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola.

Mais informações em: http://hydroplan-eb.com/

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades