Conforto acústico na agricultura, segundo a BKT: Porque é importante confiar num pneu que respeite o ambiente e o operador
A BKT foca-se na combinação de elevado desempenho e funcionamento silencioso, apresentando dois padrões concebidos para reduzir o ruído ambiente e proteger o bem-estar acústico do condutor.
Profissionais do setor confirmam que as operações rodoviárias se tornam mais eficientes e sustentáveis quando se reduz o ruído. Um ambiente mais silencioso não significa necessariamente uma perda de desempenho ou de produtividade. Pelo contrário, as últimas inovações do setor testemunham uma aposta crescente nos tratores de nova geração equipados com cabinas cada vez mais insonorizadas.
Neste contexto, os pneus têm um papel fundamental. Atualmente, não só são concebidos para garantir um elevado desempenho, mas também para melhorar o conforto acústico do operador e reduzir a poluição sonora em zonas rurais e paisagísticas. E é precisamente aqui que entra em jogo o verdadeiro compromisso da Balkrishna Industries Ltd. com a investigação e o desenvolvimento. Os dois padrões de pneus, AGRIMAX V-FLECTO e RIDEMAX IT 697, são as soluções da empresa especificamente desenvolvidas para garantir baixas emissões de ruído, melhorar o bem-estar do operador e limitar o impacto ambiental.
Para compreender a origem do ruído durante as operações agrícolas, é útil dar um passo atrás. O ruído percetível resulta, em grande parte, das vibrações devidas à interação entre o piso do pneu e a superfície da estrada. Estas vibrações, geradas principalmente pelos pneus traseiros, manifestam-se a uma frequência de aproximadamente 100 Hertz, desencadeando um fenómeno de ressonância no interior da cabina que amplifica o ruído percetível, especialmente quando se conduz a velocidades sustentadas.
Assim, os pneus, sendo o único ponto de contacto entre o veículo e o asfalto, desempenham um papel crucial na contenção do ruído e na melhoria da experiência operacional global.
“O AGRIMAX V-FLECTO e o RIDEMAX IT 697 são os dois pneus BKT que melhor conseguem reduzir significativamente o ruído, embora seja importante fazer uma avaliação global que considere o tipo de operação rodoviária, o veículo utilizado e a intensidade das operações. É da combinação destes fatores que resulta a contribuição significativa destes pneus para melhorar o conforto do operador, reduzindo a fadiga e aumentando o prazer e a atenção na condução, especialmente em contextos que envolvem viagens longas, como é o caso do transporte de estrume líquido, por exemplo”, refere Piero Torassa, diretor de Engenharia de Campo, BKT Europa.
De um ponto de vista técnico, o AGRIMAX V-FLECTO da BKT foi concebido para tratores de alta potência que combinam aplicações de lavoura e transporte, garantindo uma compactação reduzida do solo que contribui para reduzir os níveis de vibração e proporcionar uma condução mais silenciosa. Além disso, o design especial do piso foi concebido para otimizar o contacto com o solo, melhorando assim o conforto de condução e contendo o ruído.
Para as operações de inverno em estrada, existe o RIDEMAX IT 697, que garante uma aderência extraordinária mesmo em estradas com gelo e neve. O desenho do piso garante uma condução suave, estabilidade a altas velocidades e um desgaste uniforme que mantém o ruído baixo ao longo do tempo. A estabilidade é assegurada pelas ranhuras do piso, que contribuem para um desgaste homogéneo. Outro aspeto a considerar é a resistência baixa ao rolamento do pneu, que ajuda a reduzir o consumo de combustível em benefício da eficiência global.
É assim que os pneus podem tornar-se aliados inesperados que revelam vantagens notáveis em termos de funcionamento silencioso. Mais uma vez, a BKT confirma o seu papel de liderança no setor e a sua preocupação em equilibrar o desempenho e o conforto do operador.