SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista: Eletra padron para 82 passageiros

SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista: Eletra padron para 82 passageiros

Com isso, o modelo, lançado oficialmente no mês passado, já está autorizado a ser comercializado e a operar com passageiros na cidade. Entre os diferenciais, destacam-se as novas tecnologias de motores, controladores e baterias da WEG, que tornam o veículo até 400 kg mais leve e ampliam em 10 lugares sua capacidade de passageiros. A autonomia também se destaca como uma das maiores da categoria: 255 km, comprovados e homologados em teste da SPTrans.

SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista: Eletra padron para 82 passageiros

A cidade de São Paulo, que já possui a maior frota de ônibus elétricos do Brasil e a terceira da América Latina, com mais de mil unidades em circulação, passa a contar com mais um modelo apto a operar no sistema municipal. O veículo chega para suprir uma lacuna, especialmente nas linhas dos sistemas estruturais e de articulação regional, voltadas a demandas médias e altas e a condições operacionais mais severas.

SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista: Eletra padron para 82 passageiros

Trata-se de um ônibus do tipo padron, com capacidade para 82 passageiros, entre sentados e em pé, e aproximadamente 12,5 metros de comprimento. O chassi é Mercedes e a carroceria, Caio. O modelo é produzido pela Eletra, empresa 100% brasileira fabricante de ônibus elétricos que, por meio do serviço Eletra Consult, também oferece consultoria e apoio técnico para implantação de sistemas de mobilidade elétrica, desde a escolha das infraestruturas mais adequadas, passando pela análise das linhas de financiamento no mercado até o pós-venda e treinamento de profissionais.

O e-Bus Eletra Padron recebeu, nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, a aprovação total da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da prefeitura de São Paulo, e agora está autorizado a ser adquirido pelas viações do sistema. Com isso, o modelo já pode operar comercialmente no transporte de passageiros pelas linhas da cidade.

O veículo foi lançado oficialmente no mês passado e traz novas tecnologias que representam avanços em relação aos modelos já em circulação na capital paulista. Entre elas estão motores elétricos de ímã permanente, controladores mais precisos com softwares mais modernos e baterias inéditas da WEG, empresa também 100% brasileira.

Todo este conjunto tecnológico ampliam a autonomia, a capacidade de retenção energética e a durabilidade das baterias e, reduzem o peso total do ônibus entre 350 kg e 400 kg.

Isso permitiu ampliar em cerca de 10 passageiros a capacidade total do ônibus, em comparação com a configuração básica anterior de 12,1 metros — que continua disponível como opção da Eletra para o mercado, em parceria com a WEG. Esse aumento de capacidade e de dimensionamento é resultado direto da redução do peso.

A autonomia das baterias também foi ampliada como resultado desses ganhos operacionais e de configuração. O alcance é um dos maiores da categoria: 255 km, comprovados e homologados em teste da SPTrans.

O modelo segue todas as especificações exigidas pela SPTrans, como piso baixo para garantir a acessibilidade a pessoas com dificuldades de movimento, vidros colados e com proteção contra raios UV (ultravioleta do Sol), ar-condicionado, tomadas do tipo USB para os passageiros carregarem celulares e outros dispositivos móveis.

“Sabemos da importância de uma aprovação como essa não apenas para a cidade de São Paulo, mas para a eletromobilidade em todo o Brasil e na América Latina. Isso porque os padrões da SPTrans são altamente técnicos, exigentes, como devem ser, e criteriosos. Esses parâmetros são seguidos por diversas cidades e chegam a embasar normas adotadas por outros países da região. Isso significa que, com esse modelo, podemos atender a diferentes sistemas de transporte e seguir contribuindo para uma mobilidade mais limpa e confortável nas Américas. A Eletra é a empresa brasileira e latino-americana que lidera a transição energética na região”, afirmou Milena Romano, presidente da Eletra.

SPTrans aprova novo ônibus elétrico para a capital paulista: Eletra padron para 82 passageiros

“Todo o conjunto tecnológico deste novo modelo garante sua adequação às mais diversas operações, inclusive as mais exigentes, como as da cidade de São Paulo, que envolvem aclives e declives acentuados, grande carregamento de passageiros, trânsito com paradas e retomadas frequentes e curvas mais fechadas. Com nossas parceiras, conseguimos desenvolver um ônibus inédito, sinônimo de robustez que até então não se encontrava no mercado”, explica a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.

A configuração aprovada pela SPTrans tem plataforma da Mercedes-Benz e carrocerias Caio.

Especiações Técnica acesse: https://drive.google.com/file/d/1e1zoyzcyPdWeCgTDAIeU0oM-0nonRRkS/view?usp=sharing

 

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