Auditoria da União Europeia tem avaliação positiva e destaca controles da cadeia do mel em São Paulo
Missão avaliou também a cadeia de carne de aves em diferentes estados e representa avanço para a retomada das exportações brasileiras ao bloco europeu

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e da Defesa Agropecuária, apresentou à União Europeia os controles sanitários executados pelo Estado na cadeia do mel durante missão realizada em 31 de agosto, na região de Ribeirão Preto.
Na auditoria, a Defesa Agropecuária de São Paulo demonstrou as ações de vigilância ativa realizadas nos apiários desde 2023, os registros auditáveis de cadastro dos produtores, os mecanismos de rastreabilidade dos produtos da cadeia apícola, os controles relacionados ao uso de antimicrobianos e o trabalho de educação sanitária desenvolvido junto aos produtores.
A visita a São Paulo fez parte de uma auditoria nacional realizada ao longo de 12 dias, com avaliações em diferentes estados brasileiros nas cadeias de mel e carne de aves. Concluída nesta sexta-feira (4), a missão teve avaliação positiva dos auditores europeus e representa um avanço no processo de retomada das exportações brasileiras para a União Europeia, ainda pendente dos trâmites formais do bloco.
A avaliação positiva reforça o papel das defesas agropecuárias estaduais, responsáveis pela execução das ações de sanidade, fiscalização, vigilância, controle e rastreabilidade que sustentam o sistema brasileiro e o acesso da produção nacional aos mercados internacionais.
O resultado reforça a importância do trabalho das equipes de defesa agropecuária de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, responsáveis pela execução dessas ações diretamente junto aos produtores rurais e às cadeias produtivas nos estados onde atuam.






