Pesquisar
Close this search box.

EMBRAPII reúne empresas em projeto colaborativo para setor agrícola

Estande da Embrapii no 8º congresso brasileiro de inovação industrial no Expo SP.

Software inteligente para drone é capaz de monitorar plantações de soja para detectar doenças.

Empresas de diferentes portes se uniram para o desenvolvimento de um software para drone de monitoramento agrícola que detecta os locais de maior infestação de pragas e vegetação doente no cultivo de soja. O projeto colaborativo da empresa Horus Aeronaves e Basf contou com o apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e do Sebrae.

A inovação foi desenvolvida por pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Fundação Certi, em Santa Catarina, e reúne dados captados por câmeras especiais instaladas no drone. Com as informações e imagens obtidas, é possível identificar com exatidão os locais infestados por pragas, plantas invasoras, doenças ou deficiência nutricional.

Em geral, o processo convencional no combate a ervas daninhas na cultura de soja é baseado na verificação periódica do plantio e algumas medidas acabam sendo adotadas tardiamente. O software agilizará este processo permitindo um monitoramento preventivo e de maior abrangência através das análises de campo. Além disso, identificado o problema na lavoura, não mais será necessária a utilização de herbicidas nas áreas saudáveis.

“A tecnologia possibilitará estimar linhas e falhas de plantio e identificar ervas daninhas, aumentando em até 20% a produtividade. Será possível também integrar os dados obtidos com os drones aos maquinários agrícolas para aplicação de insumos, gerando uma economia de até 50%”, diz o CEO da Hórus, Fabrício Hertz. De acordo com Laercio Aniceto Silva, superintendente de Negócios da CERTI, o modelo EMBRAPII traz um importante ganho no desenvolvimento da indústria. “O financiamento não reembolsável viabiliza que uma empresa de pequeno porte como a Horus possa contratar projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com a CERTI e ainda envolver a BASF, interessada nos impactos que esta solução trará para os produtores em campo”, diz.

Projetos colaborativos

A EMBRAPII incentiva o desenvolvimento de projetos cooperativos com empresas de diferentes portes, inclusive, concorrentes ou da mesma cadeia, trocando conhecimento e compartilhando riscos e custos.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Tratamento de efluentes: saiba como o Dióxido de Cloro atua de maneira segura e eficiente Solução age como desinfetante e oxidante, com eficiência comprovada
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!