
Há 30 anos, a Conishi Máquinas e Equipamentos Rodoviários LTDA. desenvolve diversas máquinas e equipamentos para asfalto. Nesse período especializou-se na fabricação de equipamentos para pavimentação asfáltica, como usinas estacionárias de pré-misturado a frio, vibro acabadoras, espargidores e usinas móveis rebocadas por trator ou montadas sobre o chassi de caminhão.
Um dos destaques é a Usina Móvel de pré-misturado a frio (PMF) e lama asfáltica MD1000 montada sobre chassi de caminhão trucado que é acionada por um motor estacionário a diesel com potência de 27 cv refrigerado a ar com partida elétrica que movimenta a bomba de emulsão de diâmetro de 1 1/2”, a de água de alta vazão, a correia transportadora e o misturador (PUG MILL) mediante transmissões mecânicas. A produção da MD1000 no truck para PMF é de 40 toneladas por hora e lama asfáltica é de 1.100m²/hora na espessura 7 milímetros.
A estrutura é fabricada em perfis tipo “U” de aço, o que a torna de alta resistência. O silo de agregados com capacidade de 5m³ e o tanque bipartido com capacidade de 2.500 litros para água e 2.500 litros para emulsão. A Correia transportadora trabalha em cima de roletes e tubos com rolamentos que conduzem os agregados para o misturador e com um dispositivo que permite ativá-la ou desativá-la mecanicamente por meio de alavanca comandada pelo operador.
O misturador é composto por paletas intercambiáveis e substituíveis montadas em um único rotor que proporcionam uma mistura homogênea dos agregados com a emulsão asfáltica RL 1 C, processando o pré-misturado a frio (PMF) de ótima qualidade, bem como usinando a lama asfáltica. O equipamento tem fundo do cocho removível para facilitar a manutenção e grades de proteção para segurança do operador. Os comandos são fáceis e de simples manejo, o operador comanda por intermédio de alavancas todos os mecanismos da usina de asfalto. E para distribuir lama asfáltica a usina é equipada com mesa acabadora de lama, abertura regulável na faixa de trabalho 2,4 a 4 metros, dotada de jogo de borracha para melhor acabamento e sistema de levante através de cabos de aço, além de roldanas com catracas para transporte.
A usina também possui a função de espargidor que permite realizar pinturas de ligações localizadas e para corrigir defeitos na superfície, contendo junto ao sistema de circulação de emulsão uma caneta espargidora composta de bico de aço CONISHI e mangueira lonada com trama de aço no comprimento de 6,5 metros.