Terra, sementes e muita tecnologia: essa é a realidade atual das lavouras. Com o objetivo de otimizar os recursos e produzir cada vez mais por hectare, os produtores estão investindo em tecnologia para controlar desde o planejamento até o manejo.
O uso de robôs no campo é cada vez mais comum, em terra temos máquinas e tratores automatizados, no céu os drones mapeiam grandes áreas de forma autônoma e permitem uma visão do todo, registrando as etapas do plantio.
O agro despertou a atenção das empresas de tecnologia, que estão desenvolvendo soluções específicas para a otimização do campo. Por meio das imagens coletadas pelos drones é possível detectar e quantificar linhas e falhas de plantio, anomalias em diversas culturas e até certas deficiências, aumentando a velocidade e a assertividade de uma ação corretiva.
O engenheiro agrônomo, Fábio Vianna, tem há 17 anos uma empresa de Topografia e Consultorias em Agronegócios (Fábio Vianna Agronegócios). Nos últimos anos, ele investiu em tecnologia, adquiriu um drone com grande rendimento (Batmap) e ampliou os projetos. Dessa forma deu um ‘boom’ na produção.
“Depois que passei a utilizar o drone a produtividade aumentou, pois não se trata apenas de eliminar pragas, mas sim de analisar as lavouras e dar o parecer ao produtor”, conta Vianna.
Vianna não é o único que viu na tecnologia um caminho para revolucionar os negócios, a empresa Nuvem UAV, fabricante dos drones Spectral e Batmap, registrou um aumento significativo na procura por drones nos últimos anos.
“A tecnologia avançou e as técnicas do campo também, hoje quem não busca inovação está deixando de extrair todo o potencial de suas terras”, afirma Alexandre Mainardi CEO da Nuvem UAV.
Uma tese de doutorado, que tem a colaboração da Nuvem UAV, pesquisa como antecipar a detecção do Greening (HLB), doença que causa maturação irregular e deformação das laranjas, chegando a provocar a queda intensa. Pesquisadores da Unesp de Presidente Prudente analisam as imagens obtidas por um drone (Spectral) nas lavouras para identificação e controle da doença.
Empresa – Nuvem UAV
Fone – (011) 3280-8268
Website – www.nuvemuav.com