
O Scania Streamline chega ao mercado dos caminhões rodoviários com uma proposta ousada: se consolidar como novo conceito de transporte, com um pacote completo de produtos e serviços integrados. Essa máquina está disponível para as cabines rodoviárias já existentes G, R e R Highline, e combina design moderno, força e economia de combustível. A fabricante assegura que essa linha de caminhões pode reduzir em até 15% o consumo, em comparação à linha Euro 3 e de até 4% em comparação com veículos Euro 5. Isso porque, a Scania o projetou com novos traçados aerodinâmicos, com defletores de ar, um eficaz trem de força e nova caixa de câmbio Scania Opticruise, em sua quinta geração. Tudo isso turbinado com motores Euro 5, considerado os propulsores a diesel menos poluentes da história da Scania no Brasil, lançados em 2012. “O Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares, que são economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.
Junto ao lançamento do Streamline, a fabricante apresenta a quarta geração da caixa de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A máquina ganha força com propulsores de 13 e 16 (V8) litros. Para ajudar ainda mais no controle da velocidade e aumentar a segurança, a marca oferece o Scania Retarder, no pacote de opcionais. O novo eixo traseiro R885 tem capacidade máxima de tração aumentada em 18%. No lado externo da cabine as mudanças contemplaram a parte aerodinâmica que deixaram esse rodoviário mais robusto, grafia especial, novo design do quebra-sol e parachoque rebaixado, que agora “abraça” os degraus. Os modelos também são equipados de série com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno, e, como opcional, novos faróis de xenônio. O interior da cabine também oferece novidades. O cliente vai encontrar um novo computador de bordo, novo rádio com GPS, bluetooth e USB, novas cores de revestimento nos painéis da parede, novos assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série. E pela primeira vez no Brasil a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao painel. O caminhão só dará partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado.
No conjunto óptico, os modelos Streamline possuem faróis que podem ser equipados com duas lâmpadas: halogênio H7, de série, e a opcional de xenônio, para iluminação de baixo foco, envolvida por nova grade. Ambas possibilitam melhor desempenho na abertura e no alcance da claridade e maior durabilidade das peças. As lentes são de vidro transparente e o ajuste do nível da luminosidade é automático, com ajuda da nova suspensão a ar. As unidades dos faróis incluem luz diurna contínua em LED, além de uma iluminação intermitente lateral no degrau de entrada. Na traseira do caminhão fazem sua estreia as novas lanternas em LED, que propiciam maior vida útil da peça.
Empresa – Scania Latin America Ltda.
Contato – (11) 4344 9333
Site – www.scania.com.br