28 de abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Referência no Brasil em inovação em Segurança no Trabalho, ICL investe milhões de reais por ano na área em suas unidades no País com tecnologias e processos pioneiros
Na vanguarda com a implementação de uma nova visão sobre a área de Segurança no Brasil, a companhia utiliza de drones a aplicativos em seus processos e já inicia em 2024 a implantação de mais uma tecnologia única no Brasil
Considerada no mercado como referência em inovação na área de Segurança do Trabalho, sendo consultada por grandes empresas do Brasil que precisam reforçar seus processos de segurança, a ICL, líder global que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, investe milhões de reais anualmente em diferentes frentes no Brasil. Com diferenciais das certificações mais importantes em meio ambiente, qualidade e segurança, como ISO9001, ISO14001 e ISO45001, a companhia foi a primeira no País a implementar uma nova visão sobre segurança no trabalho, com a metodologia HOP (sigla em inglês para Desempenho Organizacional Humano), há mais de 10 anos, e, neste ano, traz mais uma tecnologia inovadora no Brasil.
A abordagem HOP revoluciona os conceitos tradicionais de segurança ao focar nos fatores organizacionais e humanos que influenciam o comportamento das pessoas, ao invés de apenas culpabilizar os indivíduos por incidentes. A ICL foi pioneira ao adotar esse modelo em 2012 no Brasil, sendo seguida posteriormente por outras grandes empresas. “A implementação do HOP nos permitiu enxergar a segurança sob uma nova perspectiva, analisando os sistemas, processos e cultura organizacional para prevenir acidentes de forma mais eficaz. Após a implementação da metodologia, e com foco na implementação de aprendizados proativos e defesas tecnológicas, hoje a ICL conta com sua menor taxa histórica de eventos reativos”, explica Hugo Ribeiro, gerente de Saúde, Patrimonial e Segurança da ICL América do Sul.
Com uma robusta estrutura dedicada à Segurança do Trabalho, contando com 26 profissionais especializados, a ICL também se destaca por ser a única empresa no Brasil a utilizar um aplicativo israelense especificamente desenvolvido para gerenciar diversos aspectos da segurança por meio de soluções tecnológicas inovadoras, como emissão de permissões de trabalho digital, realização de simulados com acompanhamento em tempo real a partir de diversas localidades diferentes, gerenciamento de mudanças, segurança de processos e reportes de contextos inseguros. Além disso, seus processos incluem o uso de drones para inspeção de tanques e espaços confinados, eliminando riscos ao trabalhador. “Introduzida em nossas unidades no Brasil em 2022, a tecnologia de drones trouxe um ganho de custo, mas principalmente a redução da exposição de nossos trabalhadores a diversos riscos aos quais estariam expostos ao adentrarem em ambientes com limitação de espaço e oxigênio”, destaca Ribeiro.
Para 2024, a ICL irá adotar a tecnologia man down (homem caído), um dispositivo acoplado ao EPI do colaborador, que pode ser um rádio ou relógio para mais conforto do usuário, que detecta condições definidas como perigosas – por exemplo, uma inclinação superior a 70° por mais de 50 segundos ou mesmo caso o funcionário tenha um mal súbito e desmaie no local – transmitindo suas coordenadas e alerta via rede celular para responsáveis pelo serviço de assistência, que poderão socorrer com agilidade a pessoa.“Essa tecnologia é fundamental para aqueles profissionais que trabalham sozinhos, por exemplo um vigia noturno, trazendo mais conforto e segurança para sua função. Já temos esse processo em duas das nossas 10 unidades e, até dezembro, todas contarão com a solução”, afirma Ribeiro.
Essa mentalidade arrojada rendeu importantes reconhecimentos à ICL no Brasil, como o título de “Região mais Segura no Mundo” dentro do grupo ICL global em 2023 e 2024. Além disso, neste ano, a empresa conquistou o prêmio de “Iniciativa de Inovação” por implementar a retirada de EPIs por meio de biometria, processo inédito que substitui as tradicionais assinaturas em papel. “Na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, cada dia é diferente. Estamos sempre em alerta, prontos para nos adaptar e responder com soluções. Neste mundo em rápida mudança, estar à frente da curva da inovação nessa área e dentro de uma cultura de participação, prevenção de culpa e segurança psicológica como na ICL, é fundamental e o que me orgulha no trabalho que desenvolvemos na região”, conclui Ribeiro.
Foto: Hugo Ribeiro durante evento da ICL Melhores do Ano, em que a área que gerencia foi premiada pelo trabalho realizado na região