Pesquisar
Close this search box.

ABB inicia teste de robô que instala explosivos

ABB inicia teste de robô que instala explosivos

ABB inicia teste de robô que instala explosivos

Equipamento já localiza furos e posiciona explosivos sem errar; em próximo teste, fará toda instalação de cargas e entregará comando da detonação a operador

A empresa de automação ABB disse ter concluído a primeira série de testes de campo de um robô projetado para instalar explosivos em minerações subterrâneas.

Em comunicado, a organização com origem na Suíça afirmou que o equipamento conseguiu encontrar todos os furos de uma face rochosa em uma mina de zinco da mineradora Boliden perto da capital sueca, Estocolmo, aplicou uma emulsão protetora nas perfurações e colocou os explosivos sem erros, nem ajuda humana.

 

“Os testes realizados comprovaram a funcionalidade do conjunto robótico, do veículo transportador, da comunicação com o tanque de emulsão, dos sistemas de visão e do segundo braço robótico incorporado para aplicar a emulsão no furo e posicionar o explosivo. O robô conseguiu encontrar todos os furos e respondeu perfeitamente ao controle remoto”, disse a empresa no texto divulgado.

A expectativa é que o novo robô permita automatizar a colocação, instalação e detonação de explosivos em extrações, um dos processos mais perigosos da mineração, ainda hoje realizado por pessoas, até 15 vezes por dia nas grandes extrações. “É um avanço significativo para a ABB e para as demais empresas em que a segurança faz parte dos compromissos de ESG”, disse também no texto Vedrana Spudic, líder de tecnologia para os negócios de mineração da ABB.

A empresa também disse no comunicado estar em tratativas com outras mineradoras, além das suecas Boliden e LKAB, já parceiras no projeto, para que o robô seja testado em outras extrações pelo mundo, no maior número possível de cenários operacionais, inclusive diferentes climas e configurações rochosas.

A ABB prepara, ainda, uma nova série de testes para o fim do ano em que o robô deverá realizar sequência completa de instalação de explosivos e, ao final, entregar o comando da detonação a um operador humano.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Parceria entre Sun Mobi e Abrasel amplia acesso à energia solar por assinatura para bares e restaurantes na região Alta Mogiana no estado de
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!