ABPA CELEBRA RECONHECIMENTO DA CHINA AO BRASIL COMO LIVRE DE FEBRE AFTOSA

ABPA CELEBRA RECONHECIMENTO DA CHINA AO BRASIL COMO LIVRE DE FEBRE AFTOSA

ABPA CELEBRA RECONHECIMENTO DA CHINA AO BRASIL COMO LIVRE DE FEBRE AFTOSA

Reconhecimento ocorre após longa e intensa negociação liderada pelo MAPA e MRE; novo status deverá representar avanço das relações sanitárias entre Brasil e China, com impacto direto nas exportações de carne suína

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre o reconhecimento do território brasileiro, por parte das autoridades chinesas,  como livre de febre aftosa, o que beneficiará diretamente a suinocultura nacional.

De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a medida representa um importante avanço para a consolidação da confiança sanitária construída entre Brasil e China ao longo das últimas décadas e reforça o reconhecimento internacional da robustez do sistema brasileiro de defesa agropecuária.

“O resultado é fruto de um trabalho técnico consistente conduzido pelo MAPA, consolidado pelo Ministro André de Paula, em conjunto com o Secretário de Relações Internacionais, Luis Rua, e de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, com o Ministério das Relações Exteriores, a ApexBrasil, os serviços estaduais de defesa agropecuária e o setor produtivo, culminando em mais uma importante conquista para a suinocultura e toda a agropecuária nacional. O anúncio também amplia as oportunidades para a cadeia produtiva brasileira de carne suína, especialmente em estados que passam a contar com o mesmo reconhecimento sanitário anteriormente concedido apenas a regiões específicas do país”, analisa.

Segundo estimativas da ABPA, a ampliação do reconhecimento sanitário para outros estados com plantas habilitadas para exportação poderá representar incremento superior a 40 mil toneladas anuais nos embarques brasileiros destinados ao mercado chinês, com impacto positivo para a geração de renda, empregos e divisas para o país.

Antes do reconhecimento, apenas o Estado de Santa Catarina (que conta com 7 plantas habilitadas para exportação à China) detinha o status  de livre de aftosa sem vacinação perante as autoridades chinesas. Agora, os estados do Rio Grande do Sul, com 8 plantas, e Mato Grosso, com 1 planta, também deverão ser beneficiados de maneira imediata – com a possibilidade de embarcar carnes com osso e miúdos externos (permissão exclusiva para regiões com esse status).  E novas oportunidades poderão surgir para outras unidades federativas, com potenciais futuras habilitações.

“O reconhecimento de todo o território brasileiro como livre de febre aftosa fortalece a posição do Brasil como fornecedor confiável de alimentos e cria novas oportunidades para a expansão sustentável das exportações brasileiras. A medida reforça a elevada confiança sanitária existente entre Brasil e China e cria condições ainda mais favoráveis para o aprofundamento das relações comerciais entre os dois países, especialmente em um momento de crescente demanda global por alimentos seguros e produzidos sob elevados padrões sanitários”, ressalta Santin.

 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades