Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos. Conheça

Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos. Conheça

Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos. Conheça

Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos. Conheça
Camargo Química – sede em Pomerode (SC)

Desenvolvido pela Camargo Química, empresa brasileira líder e referência em soluções para o setor, CQ Superplast ainda atua na melhora do acabamento da estrutura e proporciona redução de consumo de cimento. Investimentos em químicos como esse podem tornar a construção brasileira mais eficiente e reduzir desperdícios recorrentes na construção

Presentes em 88,2% das construções brasileiras, segundo o IBGE, as estruturas de alvenaria demandam um alto volume de produção de concreto nas obras – e o desperdício de insumos, além da durabilidade, são desafios recorrentes. De acordo com a Escola Politécnica da USP, os desperdícios de materiais de construção no sistema de alvenaria chegam a 8% – um volume considerável contando que só em 2022 foram produzidas mais de 62 milhões de toneladas de concreto no país, de acordo com o cimento.org.

Diante do cenário, o desenvolvimento de soluções químicas que aliam sustentabilidade com eficiência vem se tornando cada vez mais importante. É neste contexto que a brasileira Camargo Química se destaca, com um portfólio completo de produtos que reduzem desperdícios e garantem mais eficiência ao canteiro de obras.

Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos
Aditivo isento de cloretos traz maior resistência ao concreto e reduz trincas e refugos

Um dos lançamentos recentes da companhia é o CQ Superplast 1000, um aditivo líquido, isento de cloretos e pronto para consumo. A aplicação é simples e rápida, e os resultados imediatos e em longo prazo. Basta que o aditivo seja incluído na água de amassamento do concreto para que haja a redução de possíveis trincas do concreto.

A aplicação pode ser feita tanto em concreto seco como na produção de blocos, canaletas, pisos intertravados, meio-fio, lajotas, tubos prensados (centrifugação ou vibro-prensados) e lajes alveolares (estrasadas ou moldadas).  Como traz mais plasticidade ao concreto, o Superplast ainda reduz o índice de refugos e, consequentemente, é um agente fundamental no combate ao desperdício. “Com menos fissuras e mais qualidade na cura do concreto, as concreteiras e construtoras conseguem reduzir consideravelmente seu desperdício na produção. Em longo prazo, a maior resistência das estruturas é um fator muito importante e o próprio acabamento da peça tem melhora notável”, diz Julio Vechim, engenheiro e diretor técnico comercial da Camargo Química.

Outra vantagem de aplicação de aditivos como o desenvolvido pela Camargo Química, segundo o especialista, é o aumento do grau de impermeabilidade do produto, devido a auxiliar no processo de empacotamento do concreto, melhorando sua compactação e desnsificação. “Há também uma maior facilidade na desforma, com um deslizamento eficiente. Esse é outro fator que evita perdas por quebras e danos e ainda agiliza a produção. Além destes benefícios, possui maior impermeabilidade, devido à densificação que impede ou reduz a possibilidade de patologias e penetração de agentes agressivos por absorção e permeabilidade de vapor e água, aumentando a vida útil do produto final”, reforça.

Com mais rapidez no canteiro de obras e redução do desperdício, soluções simples e sustentáveis como essa impactam diretamente no custo das obras, gerando maior lucratividade para as empresas.

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!