Agricultura e exigências de consumidores

Agricultura e exigências de consumidores

Agricultura e exigências de consumidores

Tecnologias apoiam na gestão de processos sustentáveis

A agricultura sustentável e responsável é uma prioridade crescente para produtores rurais em todo o mundo, especialmente à medida que as preocupações ambientais e sociais aumentam. O Brasil se destaca como o maior produtor global de alimentos, o que também representa maior pressão do mercado para práticas sustentáveis.

Uma pesquisa global realizada pela Nielsen em 2015 constatou que 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter consumos sustentáveis, e questões ambientais desempenharam um papel importante nessa disposição. Outro estudo do Euromonitor International revelou que 65% dos consumidores globais consideram a sustentabilidade na tomada de decisões de compra. Além disso, pesquisa conduzida pela consultoria GlobeScan em 2019 descobriu que 53% dos consumidores em 27 países relataram que as questões ambientais influenciaram suas escolhas de compra de alimentos. Esse número indica uma preocupação significativa com o meio ambiente entre os consumidores globais.

Um dos maiores focos de atenção dos compradores está na aplicação e uso de defensivos químicos e em todas as etapas deste processo. Segundo o relatório de sustentabilidade do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – InpEV, feito em 2020, quase 50 mil toneladas de embalagens de defensivos químicos foram destinadas à reciclagem, mas apesar da evolução ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Com relação a matéria prima necessária, a água utilizada para pulverização de defensivos agrícolas costuma ser obtida em açudes, riachos, poços artesianos ou cisternas, e no caso de secas e falta d’água os produtores precisam investir valores significativos em caminhões pipa, impactando de maneira direta nos custos e tempo de produção.

Para resolver questões como essas em todo o caminho produtivo, existem tecnologias de ações diretas de cuidados com o solo e áreas verdes, e a aplicação seletiva se destaca por questões ambientais e pela redução de custos. A tecnologia Weedseeker 2 da PTx Trimble desempenha um papel significativo na redução do desperdício e na minimização do impacto ambiental. A solução permite exatidão, pois aplica defensivos com precisão milimétrica, e, somente na planta daninha, reduz a quantidade de maneira exata e evita a sobreposição de químicos. Além disso, sensores e algoritmos podem detectar áreas específicas onde os produtos são necessários, evitando a aplicação excessiva, o que resulta diretamente nos custos da operação e na quantidade de defensivos químicos nas plantas e solo.

“Os produtores brasileiros buscam não só atender as exigências dos consumidores locais e globais, como também evoluir seus processos produtivos. A solução do Weedseeker 2 da PTx Trimble permite que todos estes requisitos sejam atendidos de maneira prática e com resultados muito positivos, pois impacta também diretamente na redução dos custos do produtor rural. Tecnologia em constante evolução, digitalização de processos, agricultura de precisão e regeneração de solo moldam o futuro da agricultura sustentável, e essas tendências estão impulsionando uma transformação na forma como produzimos alimentos, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e o bem-estar ambiental para as gerações futuras”, destaca José Bueno, diretor de vendas LATAM da Trimble.

Como maneira de analisar ganhos e também entendimento sobre os resultados ambientais e de custos que a tecnologia possui, a PTx Trimble oferece ao agricultor uma calculadora online em seu próprio site, que comprova a economia inversamente proporcional à área afetada antes mesmo da aplicação.

“Estamos sempre com olhos atentos ao futuro do setor para que a tecnologia melhore a vida dos consumidores e dos produtores ao mesmo tempo. O que desenvolvemos e oferecemos na PTx Trimble é o melhor dos dois mundos “, reforça Bueno.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Asfalto novo ou o chamado remendo? Especialista fala das opções Rachaduras, buracos, prejuízos, pouca coisa irrita mais um motorista que estrada em má conservação.
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!