Agritechnica 2025: mudanças climáticas – reajustando as alavancas

Agritechnica 2025: mudanças climáticas – reajustando as alavancas

Agritechnica 2025: mudanças climáticas – reajustando as alavancas

 Tema principal: “Eficiência inteligente ao toque” – Aproveitando as oportunidades da digitalização – A Agritechnica, a principal feira comercial do mundo para máquinas agrícolas, é a plataforma para abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas – www.agritechnica.com

Os efeitos do aquecimento global estão impactando a agricultura em todo o mundo, influenciando a produtividade das colheitas e o sucesso econômico das fazendas. Na Agritechnica 2025, que acontece de 9 a 15 de novembro em Hanover, Alemanha, expositores de todo o mundo mostrarão como as soluções técnicas podem enfrentar os desafios das mudanças climáticas, incluindo inovações em digitalização e agricultura inteligente. O programa técnico internacional, com contribuições sobre cultivo do solo e gestão da água, também desempenhará um papel fundamental na transferência de conhecimento para a prática. O artigo especializado,“Mudanças Climáticas: Reajustando as Alavancas” , fornece uma análise preliminar dos principais aspectos desta área temática.

A agricultura é um dos primeiros setores a sentir o impacto das mudanças climáticas. O aumento das temperaturas, as chuvas intensas, as secas prolongadas e as tempestades já estão afetando diretamente a produção agrícola, o rendimento e a qualidade das colheitas. Esses desafios exigem um alto grau de flexibilidade dos agricultores na gestão de suas terras e recursos.

Com o aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes, tornando a gestão da terra cada vez mais desafiadora. Ondas de calor, secas, tempestades de granizo, chuvas torrenciais e inundações estão aumentando o risco de danos às plantações e tornando os resultados das colheitas mais imprevisíveis. O futuro da agricultura dependerá em grande parte das ações dos gestores agrícolas e das soluções oferecidas por parceiros, como fabricantes de máquinas agrícolas e melhoristas de plantas.

Diversos mecanismos precisam ser ajustados para que a agricultura se adapte às mudanças climáticas. Diversas fazendas já se adaptaram às mudanças climáticas e muitas estão considerando medidas apropriadas. Devido às diferenças regionais, não haverá um modelo geral de soluções. Estratégias de adaptação adequadas devem ser desenvolvidas de forma diferenciada. As ferramentas disponíveis são variadas, desde o preparo do solo e outras medidas de manejo até a rotação prolongada de culturas e o melhoramento genético.

Foco na água no cultivo do solo

O uso sustentável da água, aliado a uma gestão hídrica com visão de futuro, é um fator-chave para o sucesso da adaptação climática. O cultivo do solo é um bom ponto de partida. O plantio direto ou o preparo mínimo do solo resultam em mudanças positivas nas propriedades do solo, o que pode ter um impacto significativo no aumento da umidade do solo. No entanto, nem todos os solos são adequados para tais medidas.

Nesse contexto, a agricultura arável regenerativa também ganha destaque, onde a cobertura permanente do solo é uma das medidas de cultivo, além da redução da lavoura. Ambas visam aumentar a capacidade de retenção de água do solo, melhorando sua qualidade. Cobrir o solo o máximo possível com culturas de cobertura e intercalares, semeadura ou cobertura morta também pode prevenir ou mitigar a erosão causada por chuvas intensas.

A irrigação não envolve apenas aspectos técnicos, mas também jurídicos, como a questão da captação de água. A irrigação agrícola exige uma outorga de uso de água. Nos últimos anos de seca, no entanto, as cotas de água alocadas já foram excedidas localmente. Isso reforça ainda mais a importância de tecnologias com alta eficiência no uso da água.

Semeadura de grãos únicos também para cereais e colza.

Uma planta vigorosa pode suportar melhor o estresse hídrico. Se houver menos plantas por metro quadrado, a água também é economizada. Isso também torna a semeadura de precisão uma opção interessante para cereais e colza. As plantas enfrentam menos competição em um local ideal e podem desenvolver melhor seu sistema radicular. Ambos os fatores tornam as plantas mais resistentes aos danos causados pela seca.

Agritechnica 2025: Soluções para a adaptação climática

Agritechnica 2025: mudanças climáticas – reajustando as alavancas

A agricultura enfrenta o desafio de se adaptar às mudanças climáticas para se tornar e permanecer resiliente. Como as fazendas podem se tornar resilientes ao clima e se preparar para as consequências das mudanças climáticas? A Agritechnica 2025 oferece a plataforma ideal para descobrir tecnologias inovadoras e novas soluções da indústria, da pesquisa e da prática para ajudar a neutralizar os efeitos das mudanças climáticas.

A Agritechnica 2025 é o evento ideal para agricultores encontrarem soluções técnicas para rotações de culturas prolongadas, bem como novas abordagens para o cultivo do solo. O evento da DLG, “Saúde do Solo”, no Pavilhão 24, organizado em conjunto com a Sociedade para o Cultivo Conservacionista (GKB), apresentará abordagens práticas para agricultores.

O texto completo está disponível aqui

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades