Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na…

Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na América Latina

Bosch atinge mais de 10 bilhões de reais em vendas na América Latina

Digitalização é um pilar para o desenvolvimento dos negócios atuais e do futuro

  • Ano fiscal 2022: vendas totais cresceram 11,5% para 10,3 bilhões de reais
  • Todos os países e divisões de negócios contribuíram para esse forte resultado na região
  • Descarbonização é parte da estratégia da empresa: monitoramento em tempo real com a solução CO2 Tracking
  • Agenda ESG: muito além de uma pauta, é a base estratégica para as relações comerciais, de consumo e de geração de novas oportunidades de negócios

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2022 com vendas totais de 10,3 bilhões de reais na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas, um crescimento de 11,5% em comparação com 2021. “Esse crescimento robusto reforça que estamos no caminho certo com a nossa estratégia de longo prazo e de investimentos em soluções de produtos e serviços com alto valor agregado para os mercados onde atuamos, inclusive com forte potencial de exportação”, destaca Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina. Os setores de Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial contribuíram diretamente para atingir o resultado positivo na região.

Especificamente no Brasil, as operações do Grupo foram responsáveis por 74% do volume de vendas na região. Seus mais de 10 mil colaboradores no país contribuíram para atingir um faturamento de 7,8 bilhões de reais em 2022, sendo 23% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

No que se refere a 2023, a Bosch segue com uma visão positiva, porém cautelosa. “Em momentos de maior volatilidade, é ainda mais importante garantir a solidez financeira da empresa por meio do equilíbrio entre rentabilidade e investimentos. Neste cenário, esperamos um crescimento moderado das vendas para este ano”, ressalta Diaz Perez.

Inovação e digitalização como impulsionadores do desenvolvimento social e econômico

A inovação faz parte do DNA da Bosch desde a sua fundação, sendo uma das principais alavancas para o crescimento dos negócios. Atrelada à digitalização, ganha ainda mais força, pois estimula o desenvolvimento de novas tecnologias que são significativas para a eficiência de processos, avanço e qualidade de vida.

A importância deste tema é grande para a Bosch América Latina e os números comprovam: em 2019, o total de profissionais atuando em digitalização e serviços era 350 e agora são mais de 800 colaboradores em atividades de alto valor agregado, como programação e desenvolvimento de sistemas.

Neste contexto, a Bosch tem implementado diferentes iniciativas que unem negócios e tecnologia da informação, especialmente direcionadas para acelerar as ações de transformação digital na região. Uma delas é a Digital Talent Academy (DTA) com foco na graduação técnica de jovens com módulos customizados em digitalização, automação inteligente, desenvolvimento de software, inteligência artificial e análise de dados. Com duração de dois anos, a formação é direcionada para estudantes de 16 a 19 anos, inclui bolsa-auxílio e aulas de inglês. Para ingressar, é necessário participar de um processo criterioso que seleciona os jovens mais talentosos e interessados na área, além de refletir a situação demográfica e diversidade da região.

Com isso, a estratégia da Bosch é se tornar um centro de competência global em tecnologias digitais e atender a indústria do futuro com mão de obra especializada. O programa, realizado em parceria com o Senai, chegará ao final de 2023 com 200 alunos e, no próximo ano, com 300. A expectativa é formar cerca de 1000 alunos ao longo dos próximos anos para atender as demandas globais da empresa. Atualmente, a DTA está implantada em Campinas e, em breve, será ampliada para outras localidades onde a Bosch está presente no Brasil.

“Somos muito mais do que um tradicional e consolidado fornecedor de autopeças e ferramentas elétricas. Somos uma empresa de tecnologia parceira dos nossos clientes, pois temos conhecimento, força inovadora, desenvolvemos novos negócios digitais e contribuímos muito com a sociedade na qual estamos inseridos, inclusive com a capacitação técnica de jovens profissionais”, afirma Diaz Perez. Segundo o executivo, as regiões onde a empresa está presente conta com uma excelente infraestrutura logística, universidades renomadas para formação de pessoas, centros de pesquisa e desenvolvimento e custos competitivos que corroboram para tornar o Grupo Bosch na América Latina um centro de competência global em transformação digital.

Espaços colaborativos inspiram novos negócios

Os investimentos em tecnologia digital e em soluções AIoT (união entre Inteligência Artificial e Internet das Coisas) também demandam novos e modernos ambientes que apoiam a cocriação e troca de conhecimento. O DigiHub América Latina, inaugurado no início deste ano na unidade da Bosch, em Campinas, tem um papel importante para a formação do futuro digital da empresa na região. É um espaço colaborativo para conectar projetos e negócios, pessoas e áreas focados em inovação, digitalização e serviços.

No local, também estão concentradas as atividades do The Connectory Brasil, uma plataforma para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novos modelos de negócios por meio de parcerias com startups, universidades, institutos de pesquisa e outros, com foco principal em AloT. Além de Campinas, há uma unidade em Curitiba, desde 2019. O Connectory é uma rede global que está presente não apenas no Brasil, mas também em Chicago, Guadalajara, Stuttgart e Xangai.

Caminho para uma mobilidade segura e sustentável

A Bosch vem moldando o futuro da mobilidade com o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda seguras, eficientes e sustentáveis nas áreas da eletrificação, híbrido-flex, conectividade, automação e redução de emissões, além de estar amplamente comprometida com a descarbonização.

Neste sentido, o Brasil está à frente de outros países por já ter uma matriz energética verde e renovável, ocupando posição de destaque mundial, e o etanol faz parte disso. Graças à tecnologia Flex Fuel – desenvolvida pela Bosch em meados dos anos 90 e que em 2023 completa 20 anos desde o lançamento do primeiro carro com o sistema no mercado – hoje é possível utilizar um biocombustível que atende as exigências de redução de emissões de CO2. “Temos orgulho de comemorar o marco dessa inovação 100% brasileira, que é sinônimo de economia, liberdade de escolha, versatilidade e respeito ao meio ambiente”, destaca Diaz Perez.

O executivo ressalta ainda que o etanol apresenta um balanço muito positivo de emissão dentro do conceito de medição do poço-à-roda (well-to-wheel) em comparação com outros tipos de combustíveis. “Por isso, a nossa visão é que o motor a combustão continuará nos próximos anos e o Brasil poderá ser o primeiro país a atingir as metas de descarbonização no mundo com a priorização do abastecimento com etanol. Isso abre possibilidades de que a região se fortaleça como um centro de competência global de sistemas e componentes, permitindo trazer negócios adicionais de exportação”, complementa Diaz Perez.

Mesmo com a ascensão dos carros elétricos em diversos países, a Bosch na América Latina continua atuando ativamente no aprimoramento de soluções para veículos movidos a etanol. Uma das novidades é CO2 Tracking – tecnologia de conectividade que monitora em tempo real as emissões do veículo e a opção do cliente pelo uso do etanol. O objetivo é estimar a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida ao utilizar o etanol, quando comparado a outros combustíveis. Esta solução digital tem o objetivo de conscientizar e possibilitar o entendimento do consumidor sobre o impacto positivo ao escolher o etanol no que se refere à redução da pegada de carbono no uso do transporte individual ou em frotas.

Já no quesito segurança, mobilidade conectada e semiautônoma, a Bosch e a Mercedes-Benz investiram no CTVI – Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Instalado em uma área de 400 mil metros quadrados, o CTVI conta com pistas projetadas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética, novas tecnologias de assistência ao condutor, bem como testes com veículos autônomos, híbridos e elétricos. A infraestrutura com padrão internacional estará disponível para locação de fabricantes de veículos e componentes automotivos.

Soluções inteligentes e conectadas para o campo e mineração

Na América Latina, tanto o agronegócio como a mineração são áreas importantes de atuação da Bosch. No campo, os destaques são as soluções inteligentes e conectadas que proporcionam mais eficiência e produtividade aos agricultores, como a Solução de Plantio Inteligente Bosch e o Fertilizer, sistema retrofit para distribuição de fertilizantes em taxa fixa ou variável, visando uma utilização otimizada de insumos. Além do One Smart Spray, solução para a pulverização inteligente de herbicidas da joint venture entre Bosch e BASF.

Já na mineração, dentro do conceito de “smart mine” os pilares que norteiam o desenvolvimento de tecnologias com recursos de conectividade são segurança nos processos, redução de custos, bem como eficiência e produtividade. Dentre as soluções da Bosch para este setor estão o Smart Conveyor e Smart Lockout.

Investimentos e estratégia de longo prazo na América Latina

A Bosch está presente na América Latina desde 1924 e atualmente emprega cerca de 11.500 colaboradores que contribuem para que a região seja cada vez mais importante para o Grupo Bosch mundial. “Em 2010, sem considerar o Brasil, os demais países da América Latina eram responsáveis por cerca de 6% do faturamento da Bosch na região. Hoje esse número passou para 26%, ou seja, estamos crescendo fortemente na América Latina graças a nossa estratégia de expansão regional”, ressalta Diaz Perez. O desafio é elevar essa participação para 30% nos próximos anos.

Em 2023, a empresa planeja investir cerca de 290 milhões de reais na América Latina a fim de manter o desenvolvimento, a eficiência e a competitividade de suas unidades fabris. Para tanto, a empresa aplicará seus esforços na digitalização das linhas de produção do setor da mobilidade, em serviços de conectividade, gestão do ferramental industrial, na nacionalização de linhas de ferramentas a bateria e com cabo, implementação de soluções de Indústria 4.0, novos projetos e softwares.

Vale ressaltar ainda que na América Latina, a Bosch investe anualmente cerca de 7% das vendas na região em P&D, inovação e digitalização para prover soluções tecnológicas para as áreas da mobilidade, agronegócios, mineração, indústria e tecnologia da informação.

Sustentabilidade dos negócios envolve ESG

Segundo dados da pesquisa Bosch Tech Compas 2023, realizada no Brasil e em outros seis países, há uma grande correlação entre o potencial econômico e soluções e produtos sustentáveis. Inclusive, 82% dos entrevistados acreditam que quanto mais uma empresa se compromete com tecnologias sustentáveis, mais sucesso econômico ela terá no futuro.

Esse resultado reforça o objetivo de sustentabilidade da Bosch na região que contempla seis pilares: proteção climática, água, economia circular, saúde e segurança, direitos humanos e promoção social e DEI (diversidade, equidade e inclusão). Para aplicar todos eles e unir esforços de diferentes frentes de trabalho dentro da corporação, bem como fortalecer ainda mais os objetivos, ações e mensuração de resultados, a Bosch na América Latina constituiu no último ano um comitê multidisciplinar para temas de ESG (Environment, Social and Governance), com abordagem interna e externa. Dentre exemplos de ações sustentáveis que são adotadas, estão redução do consumo de água e de geração de resíduos, bem como autogeração de energia solar fotovoltaica.

“Mais do que nunca, o tema sustentabilidade impactará as relações comerciais, de consumo e de geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos. Sabemos que a transparência é um dos pontos essenciais na agenda ESG, por isso, priorizamos realizar ações que gerem resultados efetivos e que possam ser comprovados em nossa cadeia de valor e para a sociedade, alinhados ao nosso propósito de tecnologia para a vida”, explica Diaz Perez.

Já no âmbito social, o Grupo Bosch no Brasil tem o Instituto Robert Bosch (INRB). Presente há mais de 50 anos país, o INRB impacta mais de 3.000 jovens com programas sociais próprios e em parceiras com ONGs, visando o desenvolvimento pessoal e profissional. “Esse é um outro tema que nos enche de orgulho. Considerando o total de jovens que participaram dos projetos apoiados pelo Instituto em 2022, 95% deles já estão atuando no mercado de trabalho. É um resultado incrível de fomento à educação profissionalizante e inserção social”, conclui Gastón.

Grupo Bosch: perspectivas para 2023 e rumo estratégico

Em 2022, a Bosch superou suas metas de negócios em um ano desafiador e aumentou as suas vendas totais para 88,2 bilhões de euros, a margem EBIT das operações subiu de 4% para 4,3%. “Enfrentamos bem os desafios de 2022 – nossas vendas e nossa margem foram maiores do que o esperado”, disse Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch GmbH. Apesar dos efeitos colaterais da pandemia de Covid-19, a Bosch conseguiu aumentar suas vendas em 3,5% no primeiro trimestre de 2023. Ainda que as perspectivas econômicas sejam modestas, a empresa almeja um crescimento de vendas entre 6 e 9% para o todo o ano de 2023 e sua meta para a margem EBIT das operações, em 2023, está em torno de 5%. Mesmo que o ambiente econômico e social continue exigente, a Bosch quer crescer significativamente mais rápido nos próximos anos. “Nosso objetivo é crescer em todas as regiões do mundo e estar entre os três principais fornecedores em nossos mercados relevantes”, disse Hartung.

A luta contra as mudanças climáticas está causando uma grande reviravolta nos negócios e na sociedade, além de acelerar a mudança tecnológica. “Essa transformação tecnológica está abrindo oportunidades de crescimento que queremos aproveitar. Nesse contexto, nosso slogan ‘Tecnologia para a vida’ é ideal – não apenas quando se trata das principais tendências de eletrificação, automação e digitalização, mas mais do que nunca também no que diz respeito ao software e à inteligência artificial”, disse Hartung. A Bosch está respondendo à tendência de engenharia automotiva baseada em software, realinhando seu negócio de suprimentos automotivos: dentro empresa, a Bosch Mobility será gerenciada no futuro como um setor de negócios com responsabilidade por seu próprio negócio e sua própria equipe de liderança. O objetivo é ser capaz de atender às necessidades dos clientes novos e atuais de forma ainda melhor e mais rápida com soluções personalizadas de uma única fonte. O presidente da Bosch anunciou que o negócio de mobilidade, recém-reestruturado, deve crescer anualmente, em média, cerca de 6% até 2029, quando atingirá vendas anuais de mais de 80 bilhões de euros.

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