Pesquisar
Close this search box.

Campo Fértil: parceria potencializa cultivos de algodão e soja no Oeste da Bahia

Campo Fértil: parceria potencializa cultivos de algodão e soja no Oeste da Bahia

Campo Fértil: parceria potencializa cultivos de algodão e soja no Oeste da Bahia

Bauer do Brasil e Irriga Cerrado unem forças para criar projeto integrado de irrigação, marcando um salto na produtividade agrícola em uma propriedade de 2.100 hectares

A cooperação entre a Bauer do Brasil e a revenda Irriga Cerrado desempenhou um papel crucial na concepção e implementação de um projeto de irrigação por pivô central em uma fazenda no Oeste da Bahia. O empreendimento, com mais de 2.100 hectares, representa um modelo turnkey, no qual a Bauer assumiu a responsabilidade pelos prazos, qualidade e escopo, concluindo o projeto em apenas 180 dias.

No modelo de negócio turnkey, a Bauer do Brasil assume desde o planejamento até a implementação de projetos de irrigação em uma propriedade rural. Nessa abordagem, a empresa proporciona uma solução integrada para os clientes. Isso resulta em maior eficiência e redução de complexidades ao abordar todas as fases do projeto.

A propriedade rural, especializada em cultivos de algodão e soja, optou pela irrigação por pivô central para expandir sua área irrigada, alcançando 2.184 hectares. Dados divulgados pelo MapBiomas revelam um aumento significativo nas áreas equipadas com sistemas de irrigação por pivôs de 1985 a 2021, passando de 804 mil hectares para 3,29 milhões de hectares. As áreas destinadas a culturas irrigadas por pivôs centrais cresceram de 8% em 1985 para expressivos 50% em 2021.

Rodrigo Parada, Co-CEO da Bauer do Brasil, ressalta o compromisso da empresa com a inovação e ressalta a eficiência da abordagem. “O modelo turnkey está ganhando destaque em nossos projetos. Essa abordagem promissora otimiza a eficiência, reduzindo complexidades e fornecendo soluções integradas. Essa tendência reflete o compromisso da Bauer com a inovação e a excelência em nossas atividades”.

A participação da Irriga Cerrado na execução do projeto não se limitou à montagem dos pivôs, abrangendo também a eficiente instalação de sistemas de bombeamento e adutoras, fundamentais para a distribuição homogênea da água, conforme explica Parada. Além disso, a revenda desempenhou um papel essencial no desenvolvimento da infraestrutura necessária para suportar o aumento na irrigação da produção.

Segundo José Luis Ulmann, proprietário da Irriga Cerrado, o projeto incluiu a construção de canais de água, com extensões de 1.670m e 1.100m, apresentando volumes de 70.000m³ e 47.000m³ de água, respectivamente. Também foi criado um reservatório com capacidade para 118.000m³ de água, sendo que a aplicação de geomembranas cobriu tanto os canais quanto o reservatório.

“A instalação de pluviômetros em equipamentos novos e antigos, provenientes da Bauer do Brasil e de outros fornecedores, reforça a precisão na medição da água aplicada na cultura”, explica Ulmann.

Além disso, o deslocamento de pivôs centrais já instalados, acompanhado pela implementação de um Sistema Antifurto (SAF) da Bauer do Brasil em todos os pivôs, representa uma iniciativa visando otimizar o uso da área do produtor rural, ao mesmo tempo em que garante a segurança dos equipamentos, de acordo com José Luis.

Adicionalmente, a Bauer do Brasil proporcionou a automação por meio do Nexus, um painel de controle e monitoramento para pivô, em equipamentos de irrigação de outros fornecedores. “Essa abordagem destaca a capacidade da Bauer do Brasil em integrar diferentes sistemas, promovendo assim a modernização da agricultura”, completa o proprietário da revenda.

Ulmann também destaca a gestão do projeto, que incluiu Relatórios Diários de Obra (RDO) e relatórios quinzenais de evolução, demonstrando o comprometimento da Bauer do Brasil e da Irriga Cerrado com uma equipe de gestão responsável, assegurando o cumprimento dos prazos com transparência e eficácia em todas as etapas do projeto.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país Empresa do Grupo Freudenberg foi reconhecida no Top 4 na categoria Química
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!