Cientistas da Setac World definem como excepcional projeto do Brasil que recupera rios degradados

 

Cientistas da Setac World definem como excepcional projeto do Brasil que recupera rios degradados

Cientistas da Setac World definem como excepcional projeto do Brasil que recupera rios degradados

Técnicos do projeto ReNaturalize instalando troncos de árvores em trecho do rio Gualaxo do Norte, criando remansos que possibilitam a reprodução de peixes

O “ReNaturalize”, projeto de uma equipe brasileira que recuperou trecho do rio mais degradado pelo desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, foi avaliado como excepcional por um conjunto de cientistas da Society of Environmental Toxicology and Chemistry (SETAC World).

A Setac World (Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental) é uma organização global sem fins lucrativos composta por mais de 20 mil integrantes e 85 organizações parceiras em mais de 90 países, que tem o objetivo de avançar na ciência ambiental e na gestão ambiental. (https://www.setac.org/learn-about-setac/governance.html).

Os cientistas avaliaram mais de 60 projetos de diversos países e definiram como “excepcional” o “Renaturalize”, que já está na sua terceira etapa no rio Gualaxo do Norte, no distrito de Bento Rodrigues, com comprovação de recuperação da qualidade da água e quase duplicação da quantidade de peixes.

Menor risco de enchentes

“Recebemos a correspondência da Setac World com o resultado superpositivo da avaliação de nosso projeto. No Brasil, não existe nada similar em execução. Depois de muitos estudos, incluindo visitas técnicas à Europa e América do Norte, fizemos um piloto em 2016, usando uma técnica se mostrou eficiente e eficaz, com baixo custo e facilidade de adaptação em qualquer rio degradado”, afirmou Tatiana Furley.

Cientistas da Setac World definem como excepcional projeto do Brasil que recupera rios degradados

“Após o projeto piloto, houve o convite para adaptar o método e recuperar um trecho piloto de 2 km do rio Gualaxo do Norte, o mais degradado pelo desastre ambiental ca usado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana”, acrescentou a cientista Tatiana Furley, coordenadora do projeto e diretora de Inovação da empresa Aplysia Soluções Ambientais.

Mestre em Oceanografia pela FURG e doutora em Oceanografia Biológica pela USP, Tatiana complementa: “No rio Gualaxo do Norte, temos a comprovação de que os peixes dobraram de peso e houve aumento de 81% da população de peixes jovens em apenas um ano. Podemos recriar o habitat com soluções baseadas na natureza, e sem milagres. Apenas trabalho científico e metódico, que tem como um de seus pilares a participação da população local. No Brasil, temos centenas de rios degradados que podem ser recuperados”.

 

Batizado como ReNaturalize, o projeto de renaturalização do rio Gualaxo do Norte conquistou em 2021 uma inédita premiação do BRICS Solutions for SDGs Awards 2021, que reconhece soluções de base tecnológica que visam alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Inscrito na categoria Água Potável e Saneamento, o projeto foi o único do Brasil premiado pelo BRICS, grupo formado por China, Rússia, Índia, África do Sul e Brasil. Ao todo, foram analisados 290 projetos. Todos deveriam ser iniciativas inovadoras que atendessem os Objetivos de Desenvolvimento Social da ONU e, preferencialmente, de baixo custo e fácil execução.

“Recriamos o habitat dos peixes, usando materiais naturais como troncos e galhos, formando remansos em centenas de pontos estratégicos do rio, reduzindo em até 63% a velocidade das águas, tornando o ambiente propício para descanso, alimentação, reprodução e também para o berçário de peixes. Esta técnica é fundamental também para o menor assoreamento dos rios de maior porte, o que, naturalmente, gera um menor risco de enchentes”, acrescenta Tatiana Furley.

Sobre a Aplysia

Fundada em 1997, a Aplysia Soluções Ambientais é especializada em soluções ambientais, focando em nichos específicos do mercado, oferecendo serviços que abrangem o monitoramento de efluentes, avaliação de risco ecológico associado com a exposições de contaminantes e análises detalhadas em laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia de ETEs.

A Aplysia é também especializada na restauração de rios, contribuindo para a recuperação e preservação de ecossistemas aquáticos. O objetivo é proporcionar soluções personalizadas e meticulosas para atender às necessidades ambientais de clientes, especialmente aqueles com demandas complexas e exigentes.

Sediada em Vitória, capital do Espírito Santo, a Aplysia atende a grandes consultorias ambientais e indústrias de médio e grande portes, oferecendo expertise especializada.

A Aplysia é uma das empresas mais premiadas do segmento e com casos de sucesso que ganharam exposição em dezenas de fóruns e congressos em todo o mundo, além de ser a única empresa do Brasil a ser premiada, por um projeto inovador e que pode ajudar o mundo a cumprir os ODS, no BRICS Solutions for SDGs Awards 2021.

Site Aplysia: https://www.aplysia.com.br/

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!