Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport volta às pistas da Copa Truck em Londrina

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport volta às pistas da Copa Truck em Londrina

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport volta às pistas da Copa Truck em Londrina

  • As duas corridas da 3ª etapa do ano serão realizadas no domingo, 12 de maio, no Autódromo Ayrton Senna
  • Roberval Andrade venceu duas das quatro corridas do ano passado no tradicional circuito do Norte do Paraná
  • Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

Com o Mercedes-Benz Actros de corrida, que se destaca pela alta potência do motor de 1.250 cavalos, a equipe ASG Motorsport volta ao Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina, no Norte do Paraná, em busca de mais uma vitória na Copa Truck 2024. No domingo 12 de maio, o tradicional circuito do Norte do Paraná recebe as duas corridas da 3ª etapa.

Roberval Andrade ganhou duas das quatro corridas realizadas em Londrina em 2023. Além disso, sempre ocupou posição no pódium em outros anos da competição neste circuito, em 2019, 2022 e 2023. Também vem embalado pela vitória em uma das corridas da etapa anterior deste ano em Goiânia (GO), no dia 14 de abril.

Durante o próximo fim de semana em Londrina, que envolve treinos livres e classificatórios e as duas corridas, serão realizadas ações de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, como o incentivo ao público para doação de produtos de higiene e limpeza.

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport volta às pistas da Copa Truck em Londrina

“Com mais de 3.000 metros de extensão, o Autódromo de Londrina se caracteriza por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso exige ainda mais competitividade dos pilotos e confiabilidade dos caminhões, o que sempre é entregue pela equipe ASG e pelos caminhões Actros”.

Segundo o executivo, a Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. “Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são amplamente reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, eles disputarão a nova categoria Super Truck Elite.

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25), Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport volta às pistas da Copa Truck em Londrina

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida

Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.

MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck

Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.

Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais

Com previsão de início às 12h30 do domingo, 12 de maio, as duas provas seguidas da 3ª etapa de 2024, em Londrina, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Asfalto novo ou o chamado remendo? Especialista fala das opções Rachaduras, buracos, prejuízos, pouca coisa irrita mais um motorista que estrada em má conservação.
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!