Comercializadora do mercado livre de energia atinge o break even em apenas quatro anos e pretende crescer 60% em 2025

Comercializadora do mercado livre de energia atinge o break even em apenas quatro anos e pretende crescer 60% em 2025

A Voltera é especialista em economia e soluções inovadoras para pequenas e médias empresas de todo o país

Comercializadora do mercado livre de energia atinge o break even em apenas quatro anos e pretende crescer 60% em 2025

A Voltera Energia, comercializadora do mercado livre de energia, oferece energia limpa e econômica para pequenas e médias empresas de todo o Brasil. Fundada em 2020 pelo engenheiro elétrico Alan Henn, a companhia conta, atualmente, com mais de 250 clientes, em 17 Estados brasileiros e no Distrito Federal, e um faturamento que ultrapassa os R$30 milhões.

Especialista em soluções inovadoras e sustentáveis, a startup conseguiu gerar, em apenas quatro anos, uma economia de R$35 milhões para as unidades consumidoras. Além disso, evitou a emissão de 40 mil toneladas de CO2, no mesmo período, ao fornecer energia de fontes renováveis.

A Voltera surgiu da necessidade de simplificar o complexo mercado livre de energia, como explica o CEO e fundador da empresa, Alan Henn. “A Voltera nasceu de um desejo de tornar o mercado livre acessível para qualquer empresa. Até então, as soluções ofertadas eram muito complexas e exclusivas aos grandes negócios”.

A comercializadora oferece aos clientes uma plataforma de gestão eficiente, que é totalmente integrada ao fornecimento de energia. A ferramenta faz uso de inteligência artificial (IA) para otimizar o consumo e calcular o impacto sustentável das operações. “Desde o início, buscamos tornar a jornada do cliente mais clara e simplificada, sem burocracias e complicações. Por isso, oferecemos uma plataforma digital que simplifica o entendimento das informações sobre consumo, fornece acesso rápido a todos os dados e conta com o suporte de IA para ajudar na redução dos custos e previsão dos gastos”, completa Henn.

Com investimentos contínuos em tecnologia, a Voltera visa não apenas reduzir custos para os consumidores, mas também torná-los mais eficientes e conscientes em seu relacionamento com a energia. Entre os clientes da comercializadora, estão marcas que atuam nas áreas de comércio varejista, comércio de alimentos, turismo e transporte, como Kalunga, Brico, Kavak, Riviera de São Lourenço e Grupo NSO.

“Em breve, também vamos receber em nossa carteira de clientes 11 franquias do McDonalds, do estado de Goiás e do Distrito Federal. Essas unidades já estavam no mercado livre, mas enxergaram em nossa plataforma uma maneira de otimizar a gestão de energia com redução de custos”, afirma o CEO.

Em apenas quatro anos, a Voltera, que conta com uma equipe de mais de 15 colaboradores, atingiu o break even.

“A empresa cresceu mais de 100% em seu faturamento nos últimos 12 meses. Passou das centenas de unidades consumidoras atendidas e registrou um crescimento de, aproximadamente, 400% no acesso à sua plataforma. Atualmente, a companhia tem uma economia estimada mensal de, aproximadamente, R$3,8 milhões para a carteira de clientes. Segundo estimativas, as empresas que migram para o mercado livre com a Voltera economizam, mensalmente, em um cenário de bandeira vermelha, como o de outubro de 2024, cerca de 36%”, explica Henn.

Crescimento e perspectivas futuras

Em 2025, a Voltera pretende crescer cerca de 60% em seu faturamento. A empresa quer aproveitar o avanço contínuo do mercado livre para seguir em expansão.

A startup também quer aumentar a sua base de clientes em 100% e contar com consumidores em todos os estados brasileiros. “Inclusive, para o ano de 2025 já temos clientes contratados, que vão gerar um resultado pelo menos duas vezes maior que o do ano de 2024”, conclui Henn.

 

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