Como funciona um sistema de reuso de águas cinzas?

Como funciona um sistema de reuso de águas cinzas?
Como funciona um sistema de reuso de águas cinzas

Além de promover benefícios ambientais, um sistema integrado pode resultar em economias significativas e na valorização imobiliária

A prática de aproveitar águas cinzas, provenientes de atividades como banho e lavagem de mãos em banheiros, tem ganhado destaque como uma solução sustentável para a conservação de recursos hídricos. Esta abordagem, ao reduzir o consumo de água potável, oferece benefícios ambientais significativos. O tratamento e a purificação de águas cinzas permite a reutilização dessas águas para fins menos exigentes, como irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários e limpeza de pisos, diminuindo diretamente a demanda por água potável e conservando um recurso vital.

Além dos benefícios ambientais, o uso de águas cinzas pode gerar economias significativas nos custos de água. Integrados a projetos de empreendimentos diversos, esses sistemas podem valorizar imóveis, colocando-os na categoria de construções sustentáveis, o que é altamente valorizado pelo mercado imobiliário.

A NeoAcqua, empresa líder em fabricação e implantação de sistemas para o tratamento e reuso de águas e esgotos domésticos (próximos aos seus pontos de geração), é pioneira e conta com tecnologia e experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento e fornecimento de sistemas de reuso de águas cinzas – projetou e instalou mais de  180 estações de tratamento de água cinza (ETACs) em empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros pelo País. Esses sistemas são projetados para tratar e reutilizar as águas residuais provenientes de atividades domésticas que não envolvem resíduos de vasos sanitários e de cozinhas.

Para tanto, as águas cinzas são captadas por tubulação independente e encaminhadas a uma central de tratamento. Após o tratamento, que inclui tratamento biológico, filtragem e desinfecção para eliminação de microorganismos patogênicos, as águas cinzas tratadas são armazenadas em um tanque adequado até serem utilizadas para irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários, limpeza de pisos, entre outros fins não potáveis. Essas águas são então distribuídas para os pontos de uso específicos através de um sistema de encanamento separado dos destinados às águas potáveis, garantindo uma reutilização segura e eficiente que contribui para a conservação dos recursos hídricos e a redução do consumo de água potável.

“O aproveitamento de águas cinzas não apenas conserva recursos hídricos, mas também reduz o consumo de água potável. Na NeoAcqua, desenvolvemos sistemas integrados que tratam e reutilizam águas residuais de forma eficiente, valorizando propriedades ao promover práticas sustentáveis. Projetar construções com a inclusão de sistemas de reuso de águas cinzas traz economia e satisfação aos usuários, além de posicionar os imóveis como construções sustentáveis, um atributo cada vez mais valorizado pelo mercado imobiliário moderno”, comenta Sibylle Muller, CEO da NeoAcqua.

Saiba mais: https://neoacqua.com.br/

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!