Grandes fabricantes aumentam eficiência e performance de fresadoras de grande porte

Quando se trata de obras rodoviárias de pavimentação e manutenção das vias, as fresadoras de asfalto estão entre os principais investimentos em máquinas necessárias para se alcançar a melhor eficiência e qualidade no projeto. 

Importante observar que o processo de fresagem de asfalto é fundamental na segurança das vias urbanas. Isso porque os frisos ajudam, por exemplo, na tração dos pneus dos veículos e reduzem riscos de derrapagens, mesmo em pistas molhadas. Outra característica importante é que a fresagem ajuda a preservar o asfaltamento, evitando o desgaste prematuro. A aplicação também é indispensável para manutenção do asfalto.

De olho nas necessidades do mercado brasileiro com otimismo em relação ao reaquecimento do setor de infraestrutura, grandes fabricantes de fresadoras apresentam um portfólio renovado com máquinas mais versáteis e eficientes. Neste Comparativo, a EaeMáquinas traz quatro modelos bastante requisitados para você analisar a melhor opção de investimento. Confira!

Roadtec RX600ex

Roadtec RX600ex

Um dos destaques da Astec do Brasil é a fresadora Roadtec RX600ex que possui um design extremamente amigável para operação e manutenção. No painel de controle, uma tela exibe parâmetros de pressão de óleo, carga do motor e consumo de combustível, que permitem ver o desempenho e a velocidade da fresagem de acordo com esforço e profundidade de corte. A operação do sistema pode ser realizada no painel ou ao lado do equipamento.

Outra facilidade é que a equipe de manutenção pode identificar falhas em qualquer circuito do equipamento, apenas com um amperímetro. As válvulas solenóides têm um led para identificar se o sinal elétrico chega corretamente da chave para as mesmase e os cabos elétricos são listados o que facilita sua localização.

A fresadora Roadtec possui dois sistemas de segurança caso o tambor de corte atinja um aço enterrado, por exemplo. Possui um sensor que, ao detectar uma sobrepressão nos trilhos traseiros, ativa e desativa a embreagem; o outro é uma peça de metal substituível que quebra, para não danificar a caixa de engrenagens.

O RX600 tem placas laterais resistentes, e ao mesmo tempo mais leves, a fim de reduzir o peso do equipamento e uma maior relação de potência / peso para fazer um corte com elevado desempenho. É equipado com um motor Cummins QSX-15 com baixo consumo.

O RX600ex é oferecido com larguras de tambor de 2000 e 2180 mm de corte, e com opção de micro fresagem, com distanciamento espaçado de 5 mm.

Além disso, a fresadora Roadtec RX600ex vem com opção de trabalhar em ambas as direções, funcionando também na direção oposta de descarga, enquanto o corte de fresagem é realizado todo o material é descarregado para uma pavimentadora.

A fabricante destaca ainda a vantagem de se obter dados da máquina em tempo real. Instantaneamente é possível verificar o consumo de combustível, códigos de falhas, intervalos de manutenção, velocidade da máquina, configurações de fresagem e inclinação, ou até mesmo a localização exata da máquina por meio de GPS.  É possível acessar esses dados a partir da própria máquina ou computador.

Bomag BM 2000/60-2

BOMAG BM 2000/60-2

As fresadoras BOMAG incorporam toda a tecnologia e know-how acumulados ao longo dos 60 anos de história, trazendo as soluções e inovações que ditam o ritmo para toda a indústria.

O modelo de fresadora a frio BM 2000/60-2 foi projetado para a fresagem seletiva de revestimentos de pista e solo. Devido ao seu tamanho e eficiência, ela é ideal para trabalhos de remoção parcial ou completa do pavimento danificado, que demandam alta produtividade. Com uma largura de corte de 2.000 mm e uma profundidade máxima de fresagem de até 320 mm, ela é capaz de remover grandes áreas rapidamente, em apenas uma etapa e de trabalho.

Graças à sua elevada flexibilidade, o modelo BM 2000/60-2, mesmo com grande capacidade de produção, é muito versátil. Além de possuir excelente poder de manobrabilidade e design compacto, estes equipamentos também são adequados para a fresagem em espaços reduzidos.

Para os trabalhos de fresagem mais profunda, com a remoção de várias camadas, como serviços de canalização, é possível remover diversas camadas em uma única passada. O sistema de controle de profundidade de precisão de corte é realizado através de sensores nas placas laterais, possuindo também um sensor de controle de inclinação transversal.

A unidade de fresagem localizada na parte central do equipamento oferece baixo centro de gravidade da máquina. Além disso, as fresadoras possuem excelente capacidade de tração e distribuição perfeita do peso. Todos os detalhes do cilindro de fresagem e do sistema de suporte contribuem para os níveis de produtividade acima da média entre as fresadoras do mercado.

As fresadoras BOMAG oferecem o maior ângulo de giro da correia de descarga, altura regulável e velocidade variável, proporcionando grande capacidade de transporte de material e máxima produtividade, tanto à frente, quanto para o lado da faixa de fresagem, além da visibilidade perfeita sobre a borda de fresagem e uma excelente visão de toda região de trabalho e também do caminhão de carregamento. Com apenas um toque é possível colocar a fresadora em modo Stand-by, durante a substituição do caminhão para carregamento. Isso permite poupar energia, água e tempo, pois os ajustes salvos podem ser facilmente reativados.

O motor montado transversalmente ao equipamento, através do acionamento mecânico direto, oferece ótimo rendimento. As fresadoras BOMAG possuem excelente balanço de controle térmico e amplas aberturas para manutenção, que possibilitam rápido acesso e tempo reduzido de máquina parada. Além disso, a excelente transformação da potência do motor em energia de fresagem maximiza o rendimento de trabalho.

Outro ponto importante é o aumento da vida útil de todos os seus componentes de corte, reduzindo custos operacionais e aumentando os intervalos de manutenção. Além disso, a substituição completa do sistema oferece uma redução de até 25% do tempo, em relação aos sistemas usuais do mercado. Tratando-se de fresagem, é uma ótima economia, que pode ser diretamente convertida em rentabilidade.

Além de toda a produtividade e economia, as fresadoras BOMAG proporcionam máximo conforto de utilização, excelentes resultados de fresagem e alta eficiência, oferecendo diversas inovações, com o objetivo de garantir uma excelente rentabilidade. Para isso, o posto de operação foi projeto para trazer conforto e um trabalho ergonômico ao operador, com elementos de comando simples através de controle dispostos em ambos os lados, proporcionando um trabalho sem fadiga.

O design dos painéis de comando BOMAG traz o conceito de operação simples e intuitiva. As funções são apresentadas através de símbolos de fácil compreensão, independentemente do idioma. De acordo com a fabricante, isso permite uma aprendizagem rápida e agilidade para o início da operação.

As fresadoras BOMAG possuem o sistema ACS (ADVANCED COMFORT SYSTEM), sinônimo de uma concepção ergonômica do posto de trabalho, com proteção total para o operador e máximo conforto de operação. A plataforma é completamente isolada de vibrações, proporcionando o amortecimento de vibrações prejudiciais, assegurando longos períodos de trabalho sem exaustão.

Além disso, os compartimentos com ótima capacidade permitem o armazenamento de peças de desgaste, ferramentas e materiais de uso pessoal que podem ser facilmente acessados a partir do solo.

A BOMAG, com toda sua expertise em fresagem, também oferece ao mercado soluções para todo tipo de aplicação, desde equipamentos com larguras de corte de 500mm até 1.300mm para os equipamentos de pequeno porte, ressaltando o modelo BM1000-35, com largura de corte e carregamento frontal ideal para o mercado brasileiro.

Caterpillar PM620

CATERPILLAR PM620

Nesse segmento de reabilitação de pavimentos, a Caterpillar oferece soluções para melhorar a sustentabilidade do negócio, mediante menor uso de recursos naturais e aplicações mais eficiência para a restauração e manutenção das rodoviárias.

A Caterpillar oferece aos clientes oito modelos de fresadoras com variação de peso de 21 a 37,5 toneladas e larguras de corte de 1 metro a 2,5 metros. Neste artigo, são destaques os modelos CatPM620 e PM622, com largura de corte respectivamente de 2,010 e 2,235. São equipamentos com muitos anos de desenvolvimento e operações de campos, portanto, as versões atuais incorporam todos os aprimoramentos dessas experiências, resultando em aplainadoras a frio avançada, de categoria internacional, com comprovado desempenho.

A Caterpillar informa que o retorno do investimento aos empreiteiros é imediata, com redução dos custos de operação e aumento da produtividade. A PM620 e a PM622 são equipadas para fornecer precisão e produção com eficiência.

Os opcionais disponíveis melhoram ainda mais a versatilidade das fresadoras Cat e personalizam as operações à cada necessidade de aplicação. Seja para texturizar a superfície ou fresar a pista de um aeroporto, esses equipamentos oferecem configurações que atendem a todas as necessidades e expectativas dos clientes.

O motor Cat C18, com a tecnologia ACERT para o melhor aproveitamento do combustível, montado com suporte de isolamento que reduzir ruídos e vibrações atende aos padrões de emissões MAR–1 do Brasil e fornece potência bruta de 630 HP. A função de controle de marcha lenta automática e as várias velocidades do rotor otimizam a geração de potência conforme a necessidade do motor, mantendo a operação suave e eficiente e reduzindo o consumo de combustível e emissões ao meio ambiente.

O sistema de arrefecimento de alta capacidade mantém o motor na temperatura ideal. Isso garante excelente eficiência da queima do combustível e gera menos emissões. O comprovado projeto de motores principais assegura a confiabilidade e garante uma operação silenciosa.

A nova estação do operador dá acesso a informações críticas e de controles, com acesso fácil do operador à tela sensível ao toque (touch screen) e ao console duplo de controle. As novas interfaces de controle tornaram a operação ainda mais fácil e precisa.

Outro destaque é o toldo com movimento elétrico para aumentar o conforto do operador, o que sempre resulta em mais produtividade. Também ajudam nisso asa câmeras, que aumentam a visibilidade em torno da máquina. As melhorias feitas no sistema de propulsão entregam mais tração, velocidade de deslocamento e produtividade.

O ótimo acesso aos principais componentes e sistemas torna o serviço e a manutenção mais fáceis e rápidos. A fabricante ressalta que esses atributos servem para manter a máquina sempre disponível para a operação.Por isso, as grandes portas de acesso e visualização rápida dos pontos de serviço principais, Do painel, indicadores visuais mostram o status da máquina e os Módulos de Controle Eletrônico (ECM) monitoram as funções, fornecendo alertas e diagnósticos.

Ainda sobre os serviços, os intervalos longos permitem à máquina trabalhar com baixos custos de manutenção. Seus rotores de alta produção possuem 178 pontas de corte triplas nas laterais. Já o espaçamento padrão de 15 mm entre as pontas é ideal para obter-se alta produção com o menor desgaste. A Caterpillar explica que esse espaçamento ideal entre as pontas de corte é para facilitar o fluxo do material solto e reduzir o desgaste do rotor. O suporte das pontas serve para agilizar e facilitar a troca. O cliente também pode optar por um rotor de micro e “milifresagem”.

A marca explica ainda que os projetos tradicionais de fresadoras usam barra de direção fixa nas pernas para mantê-las paralelas. Só que esse conceito faz as sapatas se arrastarem, o que provoca acelerado desgaste. O design da Caterpillar utiliza cilindros hidráulicos que mantem o alinhamento adequado das pernas, minimizando o arrasto.

Wirtgen W200

Wirtgen W200

O WIRTGEN GROUP possui em seu portfólio mais de  40 modelos de fresadoras e a maior população desses equipamentos no Brasil, conta não somente com os modelos típicos de 1,0m e 2,0m ofertados no Brasil, mas com uma gama de equipamentos com larguras variando entre 0,5m a 2,5 metros de largura, atendendo dessa maneira, todos tipos de solicitações para as diferentes aplicações de seus clientes.

O modelo W200 comercializado no Brasil está inserido no segmento de recuperação em larga escala, remoção de revestimentos de coberturas danificadas ou trabalhos de fresagem fina / microfresagem de qualquer espécie. Fundamentada em tecnologias novas e exclusivas, a W200 realiza com perfeição tarefas complexas, trazendo resultados de fresagem excelentes a baixos custos operacionais.

Reforçando sua posição de fornecedor com a maior gama de produtos e soluções nesse segmento, o Wirtgen Group lançou oficialmente na M&T 2018 a fresadora W150CF com rotor de 1,8m de largura: Uma máquina com capacidade produtiva equivalente as maquinas da classe de 2m mas com dimensões e peso de transporte otimizadas, na classe das máquinas  compactas, tornando esse equipamento uma opção as obras que necessitam de uma máquina maior que 1 metro e menor que 2 metros.

A companhia reforça que um dos diferenciais é rede de distribuição que conta com amplo estoque de bits, peças e técnicos altamente qualificados para um Suporte ao Produto exemplar em qualquer canto do Brasil.

Possui cabine de operador com design ergonômico e conceito de operação eficaz. Outros destaques são o consagrado sistema FCS LIGHT e FCS FULL (Que permitem a troca rápida do rotor em menos de 1h, permitindo ainda a troca do rotor em diferentes larguras).

O equipamento conta ainda com o sistema PTS (Paralel to surface), desenvolvido pelo Wirtgen Group que garante o alinhamento da máquina paralelamente a superfície da pista. As esteiras dianteiras e traseiras se abaixam uniformemente e paralelamente. Além disso o eixo oscilante quadruplo, como parte do PTS compensa rapidamente irregularidades do lado esquerdo e direito, deixando o operador livre de muitos ajustes manuais.

Para demonstrar na prática a eficiência de sua fresadora de grande porte W 200, o Wirtgen Group destaca a aplicação realizada com o equipamento na reabilitação de duas das principais artérias de trânsito entre São Paulo e o maior porto brasileiro. Trata-se do sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes.

A fabricante lembra que a construção da rodovia Anchieta começou em 1947 e a Imigrantes logo depois, no início da década de 1970. Hoje a Anchieta movimenta principalmente o tráfego de mercadorias pesadas – 95 % do tráfego diário é composto por caminhões, enquanto os carros utilizam a Imigrantes predominantemente. Essas autoestradas foram reabilitadas ao longo de um comprimento total de 300 km. A remoção da superfície e da camada de ligante foi feita por uma fresadora de grande porte do WIRTGEN GROUP do tipo W 200.

Outra solução disponível é o Sistema de nivelamento LEVEL PRO. Trata-se de uma solução de nivelamento próprio, de alta precisão, com um software programado especialmente para fresagem a frio: O sistema completo é composto pelo display objetivo LEVEL PRO, por uma unidade de controle e por vários sensores. É possível integrar sensores muito diferentes no sistema automático de nivelamento, como o sensor de profundidade de fresagem, o sensor de inclinação transversal ou o ultrassônico.

Os parâmetros mais importantes podem ser lidos facilmente no display gráfico LEVEL PRO. Nele, sempre são exibidos claramente o valor de referência e o valor ideal real de dois sinais de sensor ativos e de um sensor passivo. Uma indicação adicional da profundidade de fresagem no display – a diferença entre a posição do raspador e a posição da proteção de bordas permite controlar facilmente a profundidade de fresagem obtida. Além disso, com a prática função Memory, é possível pré-programar, salvar e acessar valores de referência.

Outro ponto que diferencia os equipamentos do Wirtgen Group é a grande gama dos tipos de rotores disponíveis, para todos os tipos de aplicação.

Eco Cutter: Tambores de fresagem de desbaste: Remoção completa da capa, altos volumes produtivos, trabalhos de fresagem de concreto. Distancia entre linha de corte de 20 a 25mm, com profundidade de fresagem de até 330mm

Padrão: Tambores de fresagem universal para múltiplos usos: Remoção da camada de capa e da camada de ligação, remoção completa da capa, trabalhos de fresagem de concreto. Distancia entre linha de 12 a 18mm e profundidade de até 330mm

Fresagem fina: Altas exigências em relação ao perfil do corte (Macro e micro). Remoção da camada de cobertura inclusive execução melhorada da planicidade da superfície e trabalhos de fresagem para correção do perfil da pista. Distância entre linha de 8 a 10mm e profundidade de até 8cm.

Fresagem microfina: Altíssimas exigências em relação ao perfil do corte (Macro e micro). Aumento do atrito através do aumento da rugosidade da camada da pista, aumento da planicidade em pistas de concreto, fresagem de preparação para DSK (Camada de superfície de cobertura) e outras camadas de revestimento finas, remoção de camadas em área de trafego ou pisos de pavilhões, remoção de marcas em faixas de rolagem, etc. Distância entre linha de 3, 5 ou 6mm e profundidade de até 30mm,

No quesito transporte facilitado, o destaque fica para a facilidade de o equipamento ser transportado, com correia dobrável que reduz o comprimento de transporte e cobertura dobrável hidraulicamente, que possibilita menor altura de transporte. O peso de operação otimizado possibilita o transporte em veículos com capacidade de carga máxima reduzida, além de não gerar nenhum tipo de excesso.

A fabricante trabalha com soluções completas para qualquer tipo de aplicação de fresagem: são mais de 40 modelos diferentes de fresadoras; além de máquinas de descarga traseiras: W35Ri, W50H, W55H, W50R, W50Ri, W60R, W60Ri, W100R, W100Ri, W120R, W120Ri, W100H, W130H – (Com larguras de corte entre 350mm e 1.300mm), e máquinas de descarga frontal compactas: W100CF, W100CFi, W120CF, W120CFi, W130CF, W130CFi –  (Com larguras de corte entre 1000mm e 1300mm).

 No segmento de fresadoras grandes destacam-se os modelos: W150CF, W150CFi, W195, W200, W200i, W200Hi, W205, W210, W210i, W200XP, W215, W220, W220i, W250i (com larguras de corte entre 1500mm e 4.400mm).

 RX600exBM2000/60PM620W200
FABRICANTEASTECBOMAGCATERPILLARWIRTGEN
Webwww.astecdobrasil.comhttps://bomagmarini.com.br/https://www.cat.comhttps://www.wirtgen-group.com/brasil/pt/
País de origemEUAAlemanhaEstados UnidosAlemanha 
Potência do motor675 hp600 hp630 hp550 hp
Modelo e marca do motorCummins QSX-15Deutz- TCD 2015Cat C18 ACERTCummins QSX-15
Peso operacional26.860 kg30.300 kg33.330 kg27.750 kg
Largura de corte2.184 mm2.000 mm2.010 mm2.000/2.200 mm
Profundidade de corte330 mm320 mm330 mm330 mm
Velocidade de operação34 m/min40 m/min100m/min85m/min
Velocidade máxima de percurso5,0 km/h5,0 km/h5,9 km/h5,0km/h
Capacidade tanque combustível946 l1.200 l1.108 l1.220 l
Capacidade reservatório de água3.028 l3.500 l3.400 l3.350 l
Dimensões para transporte(CxLxA)14.450×2.479×3.009mm12.000×2.500×2.960 mm12.430×2.500×3.000 mm12.520 x 2.500 x 3.000mm
     

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades