Minicarregadeiras: agilidade e versatilidade para diversas aplicações

Utilizadas na construção civil, pecuária, agricultura, mineração e outros segmentos que necessitam de máquinas compactas, as minicarregadeiras com pneus vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado por conta de sua praticidade e facilidade para diversas aplicações, e tecnologia embarcada.

Esses tratores compactos permitem que se possa realizar serviços como carregar materiais em caminhões, terraplanagem, quebrar concreto de forma mais fácil e ágil, entre outros. Nesta edição, a EaeMáquinas traz informações essenciais de seis modelos de minicarregadeiras com pneus de grandes fabricantes: Caterpillar, New Holland, JCB, BobCat, Volvo e CASE.

Cat 236D

Caterpillar 236D

Indicado para aplicações na construção civil e setor agrícola, o modelo 236D da Caterpillar tem peso operacional de 2.975 quilos e motor Cat C3.3B Turbo de 74,4 HP. O projeto de levantamento radial do braço proporciona alcance horizontal a meia altura, além de excelente desempenho em escavações no nível do solo. É ideal para aplicações de terraplanagem, movimentação de material com caçambas, carregamento e descarregamento de caminhões com uso de garfos do tipo pallet.

A variedade de ferramentas de trabalhos, aliada aos ajustes disponíveis ao operador no painel avançado, permite com que a máxima produtividade e versatilidade sejam extraídas do conjunto máquina-ferramenta em seu local de trabalho, fazendo com que esta máquina seja a primeira a entrar e última a sair do canteiro de obras.

Além disso, o desenho exclusivo da cabine fechada, com ar-condicionado tipo habitáculo, com vedação na porta e janelas, faz com que a pressão interna seja positiva (pressurizada), impedindo a entrada de poeira, material suspenso ou água, o que melhora o conforto e a produtividade do operador. Este projeto de cabine viabilizou o posicionamento do motor do ar-condicionado na parte externa, o que elevou à eficiência e reduziu o ruído interno da cabine, tornando melhor o ambiente de operação.

O comando por joysticks padrão e assento do operador em tecido com suspensão a ar, disponíveis para máquinas com cabine fechada, completam o pacote de conforto. Isso resulta em mais produtividade no fim do dia. Para as versões de cabine aberta, o operador também conta com comando por joysticks e assento com suspensão a ar, porém, em material vinílico resistente à água. Ambos os modelos de cabines têm a certificação ROPS e FOPS.

O fato de contar com comandos por joysticks, fixos ao assento e que se movem junto com a suspensão, eleva o desempenho do equipamento. Por tratar de joysticks do tipo eletro-hidráulico, outros benefícios puderam ser agregados à máquina, como a realização de giro de 360 graus com apenas um comando e a garantia de deslocamento em linha reta, sem precisar de correções no trajeto. De uma maneira simples: pelo joystick na mão direita comanda-se o deslocamento do equipamento, enquanto com a mão esquerda se comanda o braço e a caçamba da máquina. Esta sistematização permite manter os pés sempre apoiados no piso, o que é importante para a ergonomia e possibilita à Cat Série D de minicarregadeiras com pneus que o pedal de acelerador seja utilizado efetivamente como acelerador, enquanto o acelerador manual estiver em marcha lenta. Também é possível utilizá-lo como desacelerador nos momentos em que o acelerador manual está em aceleração máxima. O resultado é um melhor controle sobre o equipamento e economia no consumo de combustível.

O sistema hidráulico da minicarregadeira Cat 236D tem tanque hidráulico anticavitação – para evitar a formação de bolhas no interior das bombas hidráulicas –, pacote de resfriamento, mangueiras Cat XT3 de alta resistência além de linhas hidráulicas-padrão para o uso de implementos hidromecânicos. Para operações em que uma ferramenta de trabalho de maior desempenho é exigida, como a fresadora de asfalto Cat PC205B ou o cabeçote triturador (mulcher) HM215C, a minicarregadeira 236D tem o sistema hidráulico de alto fluxo “high flow” como opcional.

Caso o trabalho seja a movimentação de materiais com deslocamento sobre pisos irregulares, além de contar com uma linha especial de caçambas para retenção de material, o modelo tem como opcional o amortecimento dos braços em deslocamento “Ride Control”, para o deslocamento em velocidade mais alta, sem despejar material durante o trajeto.

Um dos recursos que atrai a atenção dos técnicos e operadores que fazem a própria manutenção do equipamento é o filtro diesel de cartucho, que traz de série o sistema de purga (remoção do ar do sistema) automático. Este sistema permite, durante a troca do filtro de combustível, instalar o cartucho novo e seco e completá-lo apenas com o acionamento do contato da máquina, eliminando o enchimento do filtro novo para instalação, o que é recomendado por motivos de contaminação, e também a necessidade de bombeamento manual para tirar o ar do sistema de combustível. A minicarregadeira Cat 236D, assim como os demais modelos Caterpillar, além de contar com cobertura nacional dos revendedores Sotreq e Pesa, receberam diversos prêmios no mercado mundial pela inovação da linha de produtos compactos que tornam as operações dos clientes mais fáceis e rentáveis.

New Holland L220

New Holland Série 200

Projetada para aplicações em qualquer tipo de segmento, como construção civil, pecuária ou agricultura, a minicarregadeira de pneus New Holland Série 200 foi desenvolvida por uma equipe específica que levou três anos para chegar aos conceitos finais da máquina e teve como principal objetivo atender as necessidades dos clientes, além de entregar um modelo durável, confiável e produtivo.

A equipe técnica de desenvolvimento utilizou tecnologias como realidade virtual e testes em protótipos, com um seleto grupo de clientes, no campo de provas no Arizona, Estados Unidos, para atingir a melhor definição do produto.

A máquina, que já tinha uma maior distância entre eixos, aumentou ainda mais esse valor na Série 200. Combinada com um baixo centro de gravidade e correta distribuição de peso, essa distância deixa o deslocamento mais estável. O braço Super Boom® proporciona mais altura e alcance de descarga, permitindo ao operador melhor distribuição da carga em caminhões ou silos de altura elevada.

A minicarregadeira também foi projetada para uma manutenção fácil, para que a máquina não fique parada por muito tempo. Na porta traseira do compartimento do motor estão localizados os principais pontos de verificação como bocal de abastecimento e vareta de nível de óleo do motor; filtro de ar; radiador do óleo hidráulico e do motor; tanque de expansão do líquido de arrefecimento e filtros de combustível e óleo.

A cabine além de ser mais alta e larga também proporciona conforto a operadores de qualquer estatura. Já o assento do operador se destaca por ter sistema de amortecimento e cinto de segurança de três pontos (cabine fechada).

Uma ampla janela e o capô mais baixo e sem torres estruturais traseiras garantem melhor visibilidade. Já o revestimento do teto proporciona baixo nível de ruído dentro da cabine fechada devido ao poder de absorção.

O solado da porta dianteira na Série 200 também foi rebaixado, o que permite melhor visão da caçamba e acessórios, além da área transparente no teto da cabine, que oferece uma visão clara da caçamba na altura total. As grades laterais são finas, porém resistentes, possuem mais visibilidade em zonas críticas (conforme definido pela ISO 5006).

A entrada e saída são facilitadas pela posição baixa do degrau e por uma porta de vidro, que quando fechada fornece total visibilidade em todas as direções, criando uma sensação de espaço aberto. O ar-condicionado, do tipo HVAC (quente/frio), confere a temperatura ideal em qualquer condição climática.

Entre os opcionais estão a porta de demolição que conta com certificação O.P.S (Operator Protective Structure), conforme exigências da ISO 8084. Outros recursos que estão relacionados com a visibilidade são: luz no teto, janela superior, alarme de ré e buzina, luzes de trabalho com lâmpadas halógenas, sendo duas na frente e duas atrás, para que se obtenha aumento da vida útil e excelente visibilidade da área de trabalho, entre outras opções.

Os controles são ergonomicamente projetados para colocar todos os comandos na ponta dos dedos. Já as saídas de ar estão estrategicamente localizadas para melhor distribuição térmica dentro da cabine e rápido desembaçamento da área envidraçada, quando necessário.

As máquinas são equipadas com alavancas de comando ou joystick eletrohidráulico em que os modos de operação ISO ou H podem ser selecionados no painel frontal.

As minicarregadeiras equipadas com controle eletrohidráulico possuem todos os comandos de implementos e deslocamento nas mãos, usando os pés somente para aumentar ou diminuir a rotação do motor durante o deslocamento ou operação. Com isso, o operador conta com uma operação mais fácil, precisa e confortável.

Os interruptores estão posicionados nas alavancas de comando permitindo o fácil manejo de itens como buzina, fluxo proporcional, luzes de direção, duas velocidades, flutuação da caçamba, comandos multifuncionais dos implementos, o L.T.S (Load Travel Stabilizer).

As minicarregadeiras Série 200 possuem motor japonês ISM até o modelo L220, já os modelos maiores a partir da L223 possuem motores FPT. Independente da marca do motor, tem desempenho elevado, baixo consumo de combustível e fácil manutenção, visando reduzir os custos operacionais.

Os motores são turboalimentados e possuem o sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation), buscando a redução da emissão de poluentes atendendo a norma Proconve MAR-I (Tier 3). A injeção de combustível é direta e alimentada por uma bomba rotativa de acionamento mecânico que fornece a quantidade apropriada de combustível.

A manutenção e reparo podem ser realizados de maneira fácil e rápida devido a diversas tampas laterais, inferior e capô traseiro. Além disso, este equipamento compacto conta com o basculamento total da cabine (para frente), possibilitando o acesso de componentes abaixo da cabine como, bombas hidráulicas, motores hidráulicos, distribuidor, entre outros.

JCB SSL 190

JCB SSL 190 

A JCB inovou no segmento de minicarregadeiras de pneus ao criar o modelo SSL 190, que é o primeiro com porta de acesso lateral, que permite o operador ficar isento do risco de sofrer quedas, escorregões e esmagamentos, o que acontece nas máquinas tradicionais de dois braços e entrada frontal.

Com a nova plataforma pequena da máquina, a capacidade de operação nominal é de 862 quilos. O motor JCB Diesel de 46 kW e potência de 59hp, testado e comprovado mundialmente, garante produtividade, economia e durabilidade. Já o peso operacional da minicarregadeira é de 3127 quilos.

No modelo SSL 190, o operador possui acesso à cabine por meio de uma porta lateral com ângulo de abertura e fácil acesso, além de não precisar pisar sobre o implemento nem passar sob este quando elevado. Essas ações têm ainda mais risco quando o implemento está sujo, com material solto ou já desgastado e sem devidos pontos
de acesso antiderrapantes.

Por apresentar design de braço lateral único, o exclusivo Powerboom, a minicarregadeira SSL 190 possui visibilidade 60% melhor em sua volta, comparando com outros modelos convencionais. Isso reduz as chances de acidentes, danos e paradas. A visibilidade maior também resulta em crescimento do índice de produtividade, pois isso aumenta a confiança do operador em atividades em ambientes fechados, local de maior aplicabilidade dessas máquinas.


O modelo SSL 190 também possui maior área dentro da cabine para o operador, se comparada às outras máquinas (46% maior do que a média da concorrência em pequenas plataformas e 33% em grandes plataformas). As cabines são vedadas e pressurizadas tendo em vista a redução de ruído, entrada de sujeira e melhor controle da climatização, para o máximo conforto do operador. 

Com base nas pontuações de auditoria de serviço SAE, a JCB é, em média, 21% melhor em pequenas plataformas e 24% melhor em grandes plataformas quando comparada com a concorrência no acesso para serviços, isso graças à uma porta de abertura traseira, radiador com abertura superior assistida e fácil basculamento frontal da cabine, que pode ser feito facilmente por uma pessoa, para acesso à mangueiras e componentes hidráulicos. 

A minicarregadeira SSL 190 foi projetada pela JCB para que o serviço de manutenção fosse facilitado, assegurando um tempo de inatividade mínimo. O motor é montado de maneira longitudinal, facilitando o acesso à correia de acionamento e aos componentes associados. Também há 30% menos pontos de lubrificação do que as carregadeiras compactas com dois braços de levantamento vertical convencionais.

As chapas de limpeza foram instaladas no chassi dianteiro e traseiro com um ponto de drenagem de fluido na traseira, bem como vedações duráveis na face do anel O-ring em todas as conexões hidráulicas. Existe ainda um acesso pela porta de serviço traseira e pelo pacote de arrefecimento basculante, assistido por amortecedor a gás.

O modelo possui ainda acelerador de pé com função antioscilação, braço de elevação vertical, para melhor desempenho em atividades de carregamento, circuito hidráulico de alta vazão, rádio integrado, luzes de sinalização e uma linha de acessórios e ferramentas. O engate rápido Q/Hitch aceita a grande maioria dos implementos e acessórios desse segmento disponíveis no mercado.

A fabricante assegura que a máquina tem um custo 16% menor se comparada a modelos semelhantes e proporciona uma economia anual de combustível de mais de 2.450 litros, além de um martelo de coroa para serviço pesado aproximadamente três vezes maior do que a demais modelos disponíveis no mercado.

O pequeno esforço para acionar os joysticks resulta em facilidade de controle da carregadeira e dos acessórios. O sistema hidráulico auxiliar acionado no joystick proporciona controle progressivo do fluxo de óleo para um controle preciso dos acessórios (no lado esquerdo quando equipado com joystick multifuncional opcional de sete funções).

Os sistemas de transmissão são independentes, tanto para o lado esquerdo quanto o direito, controlados por meio de servo-controles para uma operação fácil e precisa. O modelo tem ainda tração nas quatro rodas com sistema de direção deslizante proporcionando giro sobre o próprio eixo, permitindo manobras em espaços reduzidos.

O modelo SSL 190 conta com os seguintes equipamentos padrões: cabine aberta tipo ROPS e FOPS, sistemas de aviso visual e sonoro, sistema de segurança de operação, trava de segurança do braço da carregadeira, filtro de ar centrífugo com elemento de segurança, engate rápido mecânico, acelerador manual, luzes de trabalho, sendo duas frontais e uma traseira, válvula de emergência, medidor de combustível, freio hidráulico de estacionamento, sistema auxiliar hidráulico de baixa vazão, joystick com três posições, porta de acesso traseira para manutenção, cabine basculante e assento com suspensão mecânica.

Entre os itens opcionais estão o ar condicionado, assento com suspensão a ar, luzes de trânsito, alarme de ré, jogo de ferramentas, nivelamento automático, protetor da porta traseira para serviço pesado, tela de proteção frontal, sistema auxiliar hidráulico de alto fluxo, proteção contra centelhas, proteção dos dentes, engate rápido hidráulico, sistema Smooth Ride, entre outros.

Volvo Série C

Volvo Série C

A nova minicarregadeira de pneus Volvo Série C foi desenhada para ter os controles posicionados de maneira ideal para o operador e funcionar com baixo nível de ruídos. O modelo robusto foi projetado para operar em vários ambientes com conforto e segurança para o operador.

A cabine é mais segura e espaçosa, tendo 27% mais espaço em relação aos modelos anteriores, além de seguir os padrões de segurança ROPS/FOPS. O espaço para armazenamento está localizado debaixo do apoio de braço esquerdo no qual o operador pode guardar itens pessoais, como chaves. Há ainda uma tomada de força de 12 volts.

A cabine possui entrada e saída lateral facilitando o engate do suporte do braço da carregadeira, que pode ser feito por apenas uma pessoa. O operador pode sair da máquina com segurança pelo lado e andar em volta da parte traseira sem passar debaixo do braço da máquina. A fabricante assegura que é uma das cabines mais espaçosas do mercado.

O grande vidro dianteiro oferece uma saída de emergência 2,5 vezes maior do que a saída de emergência traseira das máquinas tradicionais. A estrutura ROPS/FOPS e a fácil saída de emergência da máquina dão aos operadores mais segurança no caso de capotagem ou de queda de objetos.

O braço único, sem travessa horizontal, proporciona até 60% mais visibilidade em torno da máquina. Outras características exclusivas são a janela superior e as colunas estreitas na cabine ROPS, que permitem o operador manobrar em áreas confinadas para maximizar a produtividade.

Vale ressaltar que o braço único alia melhor visibilidade e segurança para entrar e sair da máquina, com elevado desempenho e durabilidade. O braço único possui 20% mais aço que os das minicarregadeiras convencionais de dois braços.

Todos os modelos, tanto na versão com canopy ou com cabine fechada, foram projetados para reduzirem o nível de ruído dentro e ao redor do ambiente do operador. A diminuição do ruído reduz a fadiga e cria um ambiente de trabalho mais confortável.

Dois painéis de comando, posicionados nos cantos superiores dianteiros da cabine, proporcionam a fácil leitura dos indicadores. Os instrumentos têm apresentação simples e estão posicionados para facilitar a visualização.

A grande porta lateral permite que os operadores entrem e saiam da máquina com segurança, sem subir sobre os implementos. Isso minimiza o risco de escorregões e acaba com a necessidade de girar para se sentar. Os operadores entram na cabine por meio de um degrau antiderrapante e não precisa mais passar por baixo do braço da carregadeira para colocar a barra de segurança para serviço.

O exclusivo projeto de braço único da carregadeira oferece vantagens de desempenho. É durável, seguro e proporciona a melhor visibilidade. Com alta capacidade e eficiência incorporada, o desempenho é muito superior à de outros modelos do mercado.

A elevação vertical do braço é perfeita para carregamento de caminhões e manuseio de materiais devido à maior altura e alcance. Também proporciona maior capacidade de elevação, eficiente em operações repetidas de carga e transporte.

O percurso de elevação radial representa o projeto ideal para aplicações de penetração no solo. Essa função da máquina oferece níveis melhores de estabilidade e representa a opção ideal para aplicações com implementos para serviço pesado.

O peso do novo modelo é distribuído de maneira uniforme ao longo da máquina, proporcionando estabilidade para manusear cargas pesadas ou leves. A cabine e o compartimento do motor deslocados contrabalançam a posição do braço único, garantindo máxima estabilidade e equilíbrio de um lado ao outro.

No novo modelo as minicarregadeiras contam com motores Tier 3 e Tier 4 e são equipadas com o mesmo chassi. Com isso, todas as funções, benefícios e opcionais que antes eram exclusivos das máquinas com motores Tier 4 foram estendidos àquelas com motores Tier 3.

O modelo Série C possui ainda marcha lenta automática, que resulta em maior durabilidade do motor, menor consumo de combustível e menores níveis de ruído, pois a rotação do motor cai para marcha lenta após cinco segundos de inatividade, voltando ao ajuste anterior assim que os controles são operados.

A manutenção também é facilitada para evitar que a máquina fique muito tempo parada para manutenção. As conexões hidráulicas usam vedação com anel O-ring frontal (ORFS) para eliminar vazamentos hidráulicos e os conectores ORFS reduzem o tempo de máquina parada e os custos de serviço, pois proporcionam uma junta totalmente livre de vazamentos.

O operador pode facilmente bascular a cabine para frente com a remoção de dois parafusos localizados no interior. O acesso a componentes internos também pode ser feito de maneira rápida e segura por meio de amortecedores a gás com trava que fazem a proteção desses elementos. Isso resulta em uma vida operacional mais longa da máquina.

A Volvo oferece suporte para sua minicarregadeira com todas as peças e serviços necessários. A rede de suporte de distribuidores localizados em todas as regiões do País oferece análise e diagnóstico da máquina para ajudar o proprietário a compreender o funcionamento do modelo, ressaltar problemas de manutenção potenciais e identificar onde o desempenho pode ser melhorado.

Bobcat S570

Bobcat S570

Pioneira no mercado de minicarregadeiras de rodas, a Bobcat disponibiliza no mercado o novo modelo S570 da Série M, que oferece potência, desempenho, durabilidade, conforto e visibilidade. Com maior desempenho de acessórios, segundo a fabricante a máquina proporciona uma relação imbatível de custo-benefício e produtividade.

O novo modelo possui elevação vertical e é ideal para descarregar ou carregar materiais pesados de caminhões com alturas mais elevadas. Com a força de arranque líder no mercado, tempos de ciclos mais rápidos, retomadas mais rápidas e capacidade de operação mais elevada, a máquina realiza até os trabalhos mais difíceis.

A cabine Premium da série M tem novo posicionamento para melhor visibilidade e possui ainda maior espaço interno, além de ser mais eficiente na pressurização interna da sua categoria, bem como redução dos níveis de ruído interno, proporcionando conforto ao operador.

O sistema hidráulico mais potente e desempenho melhorado dos acessórios em mais de 20%, aumentaram a produtividade da máquina. O modelo possui ainda maior força de tração, controles intuitivos, fáceis de usar e outros mecanismos que poupam tempo e esforço no trabalho.

A Série M conta ainda com um grande número de recursos de proteção da máquina, o que simplifica a manutenção diária e previne danos. Já a característica do desempenho Bobcat está mantida na plataforma 500: a construção mais robusta, refrigeração inteligente e uma caixa de correntes livre de manutenção.

A minicarregadeira possui direção por fricção e pode girar 360 graus, o que a torna uma das mais manobráveis peças de equipamento disponíveis. Além da disponibilidade robusta em implementos, o equipamento conta com os opcionais de controle remoto, painel de instrumentos deluxe, Power Bob-Tach™ (Engate rápido hidráulico), controles por joystick (SJC), duas velocidades e todos os outros opcionais já oferecidos para a mais conhecida linha de minicarregadeira de rodas.

Além disso, o modelo é versátil podendo realizar trabalhos que vão desde assentar grama a demolições. A Bobcat disponibiliza ainda uma ampla faixa de acessórios que aumentam o uso do equipamento e expande as possibilidades de tarefas.

Como os construtores maximizam o espaço das terras, as divisões de lotes ficam mais apertadas e o tamanho compacto da minicarregadeira ultrapassa facilmente obstáculos e espaços apertados. O peso leve da máquina possibilita o transporte por reboque para que seja usada em outros locais.

O baixo custo é outro diferencial da máquina, pois se comparada a grandes equipamentos desempenham tarefas similares em condições de trabalho apertadas por uma fração do custo. Além disso, há a economia do combustível sem sacrificar o desempenho.

O novo modelo de minicarregadeira possibilita ainda o controle de acionamento da carregadeira, o torque do motor e o esforço trator, possibilitando forçar a máquina até o limite sem um sistema antiparada roubando a força necessária para o bom desempenho. As bombas hidráulicas são eficientes e fornecem mais força equiparada à demanda, proporcionando melhores forças de rompimento.

O posicionamento hidráulico da caçamba, opcional, mantém o equipamento nivelada quando erguer os braços de levantamento, reduzindo borrifos e permitindo que o operador trabalhe com mais eficiência.

Quando não estiver carregando uma carga, uma distribuição de peso de 70% na traseira e 30% na frente proporciona curvas fáceis e equilibradas, sendo ideias para o desempenho, pois reduz o consumo de combustível e requerimentos de força do motor, aumenta a vida do trem de força e dos pneus e minimiza o desgaste das máquinas de material rodante.

A hidráulica da máquina é mais forte, com relação a modelos anteriores e tem até 20% a mais de potência que as minicarregadeiras da série K. Já o motor, bomba, potência e cilindrada de deslocamento são configurados precisamente para cada modelo e sua capacidade operacional específica.

O novo modelo possui ventiladores até 30% mais silenciosos que os comuns de refrigeração, o SmartFAN, acionado hidraulicamente, sente a temperatura da máquina e liga tão rápido quanto necessário.

O exclusivo Material Rodante em forma de quilha, minimiza as chances da máquina atolar, pois proporciona uma maior altura de distância do solo e espalha o entulho – muito parecido com a maneira de um barco deslizando pela água.

O modelo S570 possui levantamento vertical de alcance mais alto, do que o levantamento radial, mantendo a carga mais perto da máquina, enquanto os braços da minicarregadeira estão em funcionamento.

A minicarregadeira tem ainda padrão com desligamento automático que monitora as funções do motor e as hidráulicas. Também possui um sistema que alerta o operador e realmente desliga a máquina – diminuindo a chance de danos ao motor ou componentes hidráulicos.

Case Skid SV185

Skid CASE SV185

Motivada pelo aumento da procura por minicarregadeiras de pneus para diversas aplicações, especialmente em locais com restrição de espaço, a CASE Construction Equipment desenvolveu o modelo Skid CASE SV185.

A nova máquina faz parte de uma família com seis novos modelos, tem levantamento vertical com carga operacional que vai de 680 quilos a 1.360 quilos e potência bruta de 60 hp a 90 hp.

A minicarregadeira possui vasta aplicação na construção, indústria e agronegócio. É indicada para lugares com limitação de espaço e oferece alta produtividade e baixo custo operacional. Também pode ser utilizada com vários tipos de implementos, como caçamba, garfo pallet ou palete, rompedor hidráulico e vassoura. 

De acordo com a fabricante, à medida que a segurança do trabalho evolui, restringindo cada vez mais o uso de recursos humanos em atividades de risco à segurança e saúde do trabalhador, a utilização de equipamentos de construção compactos tende a ganhar cada vez mais espaço nos canteiros de obra, na agricultura, pecuária e paisagismo, entre outros segmentos.

A CASE assegura que a Skid SV185 é o modelo que tem o maior alcance no carregamento e levantamento (paralelismo) em relação ao solo, sendo ideal para transportes de materiais. A produtividade é garantida com a capacidade de carga operacional de 840 quilos. Além disso, é destaque por oferecer uma cabine com conforto, mais espaço e uma área envidraçada que possibilita a visibilidade de 360º.

A cabine do operador segue as normas e estrutura ROPS/FOPS e possui tela lateral, janela traseira com saída de emergência, painéis de instrumentos, assento de vinil com suspensão, cinto de segurança retrátil de 51 mm (2”), acelerador manual e de pedal, pacote de alarmes, revestimento do teto da cabine, além de sistema de bloqueio dos comandos da carregadeira e controle elétrico do freio de estacionamento.

Para que o operador tenha mais conforto para exercer os trabalhos com a minicarregadeira Skid CASE SV185, a cabine conta ainda com porta-copos, tomada de energia, descanso para os pés, bandeja para objetos, controle manuais ergonômicos de baixo esforço, tapete de borracha para limpeza do assoalho e barra de segurança acolchoada com apoio de braço integrado.

O modelo conta com o motor Case/ISM N844LT / M3 diesel que tem um sistema integrado de refrigeração do óleo, filtro de combustível com separador de água, filtro de ar de elemento duplo, alternador de 95 A, bateria de 12 volts 1000 CCA, vela incandescente, trocador de calor de óleo e radiador sobrepostos e silenciador de detenção de faísca.

Já o trem de força da máquina tem tração hidrostática nas quatro rodas, controles servoassistidos, corrente de transmissão ASA #80HS e freios de estacionamento a disco SAHR.

O modelo é ideal para quem trabalha com locação de máquinas, paisagismo e construção civil. O motor possui potência bruta de 60 hp, carga de tombamento de 1.678 quilos e peso operacional de 2.950 quilos.

Os engenheiros da CASE também desenvolveram o chassi Power Stance, com distância entre eixos até 21% maior e distribuição de peso dianteiro/traseiro 30/70. A máquina conta com o sistema hidráulico auxiliar de 207 bar (3.000 psi) 72 l/min (19 gpm), além de possuir travamento do pedal do circuito hidráulico, conectores de face plana ISO montados no braço da carregadeira, neutralizador do bloqueio de funcionamento auxiliar, sistema de bloqueio de funcionamento da carregadeira, neutralizador do bloqueio de levantamento da carregadeira, válvula de controle da carregadeira de três carretéis, trocador de calor de óleo para aplicações severas e posição de flutuação do braço da carregadeira.

Outra vantagem é que os modelos de minicarregadeira CASE trabalham o dia inteiro sem reabastecimento, graças ao menor consumo de combustível e dos novos tanques com capacidade para 61 a 97 litros.

Para facilitar a manutenção da máquina, o novo modelo conta com capô de acesso para reparos com trava que facilitam a verificação diária em um só ponto. Além disso, a Skid CASE SV185 conta ainda com seis faróis halógenos, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois traseiros, lanternas traseiras e dreno de óleo remoto.

Os demais opcionais do novo modelo de minicarregadeira da CASE são o acionamento de duas velocidades, painel de instrumentos deluxe, faróis para tráfego rodoviário, giroflex, ganchos de içamento, pintura especial, decalques, pneus instalados na fábrica, caçambas, bordas de corte da caçamba aparafusáveis, garfos para pallets de 1,07 metros e 1,22 metros, chave de desligamento da bateria, esteiras de aço e contrapesos opcionais.

Ficha Técnica Minicarregadeiras de Rodas      
       
MODELOSS570SV185236DSSL190L220MC105C
FABRICANTEBobcatCaseCaterpillarJCBNew HollandVolvo
Webwww.bobcat.com/lawww.casece.comwww.cat.comwww.jcbbrasil.com.brwww.newholland.com.br/www.volvoce.com
País  de origemEstados UnidosEUAEstados UnidosEstados Unidos / IndiaWichita (EUA)India
Peso operacional2.900 kg2.950 kg2.975 kg3.127 kg2.930 kg (6.470 lb)3.237 kg
Peso para transporte2.650 kg2.810 kg 3.200kg2.795 (6.170 lb) 
Capacidade operacional nominal 944 kg840 kg818 kg862 kg905 kg (2.000 lb) 930 kg
Motor – ModeloKubota V2607Case/ISM N844LT/M3Cat C3.3B DIT (Turbo)Perkins 4D4D-22TISM/N844LT-D-ROW MAR I (Tier III) Diesel, 4 tempos com injeção direta404D-22T
Potência máxima45.5 kW@2.700 rpm60 hp(44,7 kW)@2.900 rpm74,3 Hp59 hp(44 kW)@2.800 rpm60 hp (44,7 kW) @ 2.800 rpm43,9 kW(59,7 hp)@2.800 rpm
Torque máximo193.9 Nm @1425 rpm171Nm@1.800 rpm265 Nm189 Nm171 Nm (126 lb·ft) @ 1.800 rpm189 Nm@1.200 rpm
Carga de tombamento1.888 kg1.678 kg1.633 kg1.723 kg1.810 kg (4.000 lb)1.859 kg
Capacidade da caçamba coroada (m3)0,44 m30,47 m³0,36m3 até 0,63m30,41 m3 0,57 m3
Altura de descarga- braço da carregadeira totalmente levantado3.023 mm2.300~2.380 mm3.122 mm2.260 mm4.080 mm (160,6 in)2.260 mm
Pressão máxima(hidráulica)245 bar207 bar23.000 kPa230 bar3.046 psi (210 bar)230 bar
Vazão máxima(hidráulica)101.1 l/min72 l/min76 l/min – Standard Flow
112 l/min – High Flow (Optional)
70 l/min72 L/min70 l/min
Raio de giro frontal- com caçamba2.024 mm2.000 ~2.300 mm2.107 mm2.090 mm2.268 mm (89,3 in)
c/ caçamba de 72”
2.090 mm
Raio de giro traseiro1.659 mm1.600 mm1.639 mm1.650 mm1.599 mm (62,9 in) 1.650 mm
Capacidade do tanque de combustível93,70 l75,50 l105 l98 l75,7 l98 l
Velocidade máxima de deslocamento (km/h)11,8~17,3 km/h11,9 ~18,5 km/h11,2 Km/h – One Speed
17,1 Km/h – Two Speed (Optional)
9,0 ~18,5 km/h20 km/h9 ~18,5 km/h
CabineAC ou Abertaaberta ou fechada com HVACAberta e
Fechada com Ar Condicionado
Fechada, com ar condicionadoROPS/FOPS ROPS & FOPS
Dimensões ( CxLxA)mm3.378 x 1.643 x 1.972 mm3.300 x 1.829 x 1.970 mm3.487 x 1.676 x 2.082 mm3.560 x 1.600 x 1.980 mm3.569×1.755×2.902 mm3.560 mm x 1.600 1.980 mm
       
       

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!