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Pavimentadoras asfálticas são aliadas das obras viárias

Pavimentadoras asfálticas são aliadas das obras viárias

Pavimentadoras asfálticas são aliadas das obras viárias

Máquinas proporcionam eficiência e produtividade

Em um país que depende das rodovias para movimentar sua economia, as pavimentadoras de asfalto, também conhecidas como vibroacabadoras, são equipamentos fundamentais e muito buscados em segmentos como: construção, manutenção de estradas, rodovias, aeroportos e entre outras superfícies pavimentadas. Sua usabilidade abrange diversas etapas do processo de pavimentação, desde a aplicação do asfalto até a compactação final.

Essas máquinas são projetadas para distribuir o asfalto de maneira uniforme e com pré- compactação homogênea. Seu funcionamento envolve um processo no qual o asfalto é aquecido e transportado para a área de trabalho por meio de um sistema de transporte.

Uma vez na área de aplicação, o asfalto é despejado em uma largura específica, determinada pelo projeto. Em seguida, é espalhado e nivelado por uma série de placas ou réguas que podem ser ajustadas para garantir a espessura e a uniformidade desejadas.

Além disso, as pavimentadoras de asfalto são equipadas com sistemas de controle que permitem aos operadores monitorar e ajustar parâmetros como a velocidade de aplicação do asfalto, a largura de pavimentação e a inclinação da superfície.

Os equipamentos podem ser usados em uma variedade de projetos de pavimentação, que vão desde pequenas estradas até grandes rodovias e serão grandes aliadas em 2024, isso porque a necessidade de uso delas se torna cada vez mais evidente.

A 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT no final de 2023, aponta que as condições do pavimento no País atualmente geram um aumento de custo operacional do transporte de 32,7%. O que reforça ainda mais o papel relevante e impacto da função das pavimentadoras no segmento.

A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. O levantamento 2023 avaliou 111.502 quilômetros de rodovias, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

As pavimentadoras de asfalto podem ser apresentadas nas versões sobre esteira ou rodas, além do método de locomoção, uma das principais diferenças entre as duas opções é que a sobre esteira apresenta maior estabilidade e força de tração, enquanto as máquinas com rodas são indicadas para projetos que exigem rapidez no deslocamento e mobilidade.

Para auxiliar na escolha pela melhor opção para a sua necessidade, o Comparativo desta edição da Revista EaeMáquinas, detalha as características das pavimentadoras sobre esteiras das seguintes marcas: Ammann, Caterpillar, Romanelli e Vögele. Confira!

AMMANN – AFT 400-3

A pavimentadora AFT 400-3, do Grupo Ammann, fornecedora líder mundial de centrais de mistura, máquinas e serviços para a indústria da construção com especialidade em infraestrutura de construção rodoviária e de transporte, é um equipamento que, segundo a fabricante, apresenta como características uma alta produtividade, qualidade e eficiência, além da boa relação custo-benefício.

Uma das principais vantagens da pavimentadora sobre esteira AFT 400-3 em relação às concorrentes no mercado nacional, segundo a companhia, está na alta manobrabilidade, que facilita o trabalho do operador e garante mais agilidade para a execução do trabalho de maneira eficiente. “As pavimentadoras de Classe Urbana da Ammann são projetadas para serem manobráveis em ruas estreitas das cidades e móveis entre canteiros de obras”, destaca a companhia.

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De acordo com a empresa, os equipamentos possuem tamanho compacto e podem ser encaixados em trailers convencionais, até mesmo quando equipadas com um conjunto de extensões e protetores laterais devido à largura inferior a 2.55 m. “Isso facilita a pavimentação de vários locais em um único dia, uma vez que nada precisa ser desmontado antes do transporte nem remontado depois”, assegura a marca.

Outra vantagem deste modelo de pavimentadora sobre esteira, conforme a fabricante, é que as máquinas são preparadas para o trabalho quando chegam, já que o Set Assist, sistema inteligente (opcional), dá suporte ao operador ao mover a máquina. “Os parâmetros principais de pavimentação como mesa, helicoidal e posição de nivelamento são armazenados e podem ser selecionados automaticamente quando for hora de prosseguir para o novo canteiro de obras, além disso pode armazenar configurações de pavimentação e preparar a máquina para o trabalho ao ser desacoplada do reboque”, explica a empresa.

Em relação a velocidade operacional, a companhia detalha que as máquinas são dotadas de “um avançado sistema de aquecimento da mesa” que também garante que elas estejam prontas para trabalhar rapidamente. “Caixas de extensão da mesa de acoplamento rápido patenteadas também ajudam a pavimentadora a trabalhar com as devidas larguras rapidamente”, destaca o Grupo Ammann.

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De acordo com a fabricante, este modelo de pavimentadora utiliza um sistema de controle inteligente que apresenta uma variedade de funções automatizadas. “A AFT 400-3 se mostra produtiva em espaços abertos, mas pode lidar com curvas e locais mais apertados na cidade também. As esteiras proporcionam aderência, o que é particularmente útil em ladeiras íngremes, além disso o sistema de alimentação de material proporciona um fluxo de mistura consistente”, detalha a companhia.

Outra característica que garante sua eficiência em relação aos outros modelos existentes, segundo a fabricante, está na estação do operador que conta com sistema de gerenciamento inteligente do processo de pavimentação, painel amigável e multifuncional, ótima visão de todas as preferências e configurações da máquina.

A operacionalidade do equipamento também é um destaque, de acordo com o Grupo Ammann, já que as pavimentadoras possuem fácil acesso aos kits com caixas “tudo em um”, disponíveis para todos os modelos. Além disso, este modelo de máquina possui diversas aplicabilidades sendo ideais para ser usado em estradas nacionais e municipais, loteamentos, praças, pátios e quadras desportivas.

Outra característica, conforme a marca, é que um único console deslizante permite a operação de ambos os lados da máquina. “Os assentos duplos independentes giram além da plataforma para obter boa visibilidade de meios-fios e obstáculos”, destaca.

Caterpillar – AP 355

A pavimentadora de asfalto modelo AP 355, da Caterpillar, segundo a fabricante, alia estilo e tecnologia e tem como principais características, o conforto nas operações e alta produtividade. “Inúmeros aprimoramentos tecnológicos ajudam os empreiteiros no contorno das idas e vindas dos ambientes urbanos e das estradas montanhosas”, destaca a empresa.
“A pavimentadora de asfalto AP355 Mobil-trac™ e as mesas de série SE34 oferecem recursos fáceis de usar como, por exemplo, o Modo Eco avançado, que é um sistema de alimentação de preenchimento automático, além da ativação do sistema de alimentação de toque único e o modo de deslocamento automatizado que simplificam a operação e melhoram o desempenho”, informa a marca.

Em termos de tecnologia embarcada na máquina, a companhia informa que o equipamento possui o exclusivo modo econômico e o controle automático de rotação do motor que reduzem o consumo de combustível e os níveis de ruído para que haja mais conforto e comunicação.

De acordo com a empresa, o sistema de alimentação de enchimento automático simplifica a configuração, enchendo a câmara da broca até o ponto de ajuste determinado pelos sensores de alimentação. “A ativação de único toque otimiza a eficiência ativando cada broca e cada esteira. Recurso de percurso automatizado: as brocas levantam com a mesa, protegendo contra danos durante o transporte”, afirma.

A máquina, diz a fabricante, proporciona uma faixa de pavimentação padrão de 1,75 m a 3,2 m (5 pés 9 pol a 11 pés 2 pol) com uma largura máxima de 4 m (13 pés 1 pol). É ideal para aplicações em estacionamentos, ruas urbanas, passarelas, valas, acostamentos estreitos e outras aplicações de médio porte.

Outro ponto em destaque do modelo está no material rodante Mobil-trac™ que, segundo a marca, oferece mobilidade, tração e velocidades de deslocamento rápidas para capacidade de manobra no local de trabalho.

Já os acumuladores com autotensionamento, blocos de guia centrais e cabos de correia interna robustos ajudam a assegurar a durabilidade. Componentes revestidos de borracha auxiliam na eliminação do asfalto e evitam acúmulo.
O design eficiente, diz a empresa, da rafadeira de esteira empurra o material para longe das esteiras e ajuda a eliminar remendos frios causados pela compressão da esteira.

Outro destaque, conforme a Caterpillar, está nos visores de operação, que podem ser ajustados para requisitos de idiomas específicos com diversas opções disponíveis. Além disso, a máquina proporciona fácil acesso a ativação do gerador, controle de temperatura da mesa, áreas de aquecimento da mesa, velocidades da barra tamper e de vibração e informações do código de serviço.

O controle de brilho é ajustável para facilitar a visualização diurna ou noturna. “O projeto de interruptores em relevo facilita o reconhecimento e melhora a eficiência e o desempenho”, relata.

A fabricante oferece ainda opções de motores que atendem às normas de emissão do Final do Tier 4 do EPA (Environmental Protection Agency, Agência de Proteção Ambiental) dos EUA, e do Estágio V, da União Europeia, entre outras normas regionais.

Pensando no conforto nas operações, o equipamento possui opção de sistema de ventilação que retira vapores da câmara da broca e os redireciona para longe do operador para oferecer um ambiente de trabalho mais confortável.

Este modelo de pavimentadora asfáltica sobre esteira possui ainda um único console deslizante que permite a operação de ambos os lados da máquina, assentos duplos independentes que giram além da plataforma para obter boa visibilidade de meios-fios e obstáculos. Também há uma opção de assento aquecido, que proporciona conforto em condições de temperaturas baixas.

Romanelli VR 400E ROAD

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A Romanelli, fabricante brasileira especializada em soluções de pavimentação asfáltica, ampliou seu portfólio de pavimentadoras asfálticas, também conhecidas como vibroacabadoras, com o lançamento do modelo VR 400E ROAD que, de acordo com a empresa, garante alto desempenho e eficiência nas operações.

“A Vibroacabadora, modelo VR 400 de esteira, é projetada para oferecer mais conforto e segurança na operacionalização de seus projetos, sua mesa acabadora possui uma das maiores versatilidades do mercado, possibilitando vários tipos de abertura e diferentes usos de acordo com suas necessidades”, assegura a companhia.

O modelo, diz a companhia, é uma proposta inovadora em termos de acabadora, indicada para obras em rodovias, pois conta com tecnologia eletrônica, sistema de joystick de alta resistência e baixa manutenção. “Com sistemas de última geração, os equipamentos garantem perfeita aplicação de massa asfáltica usinada a quente, usinada a frio, bases de agregados e outras aplicações”, destaca a fabricante.

A alta produtividade é um dos principais benefícios deste modelo de vibroacabadora, segundo a companhia. “O novo modelo de equipamento é sinônimo de precisão, com operação de alto rendimento e qualidade na pavimentação de estradas. A máquina atinge uma largura de pavimentação de até 5,25 metros e produção de 400 toneladas/horas, capaz de encarar projetos alinhados às mais exigentes normas de segurança e produtividade”, assegura.

Além da versatilidade na aplicação, destaca a marca, a mesa acabadora possui painel operacional eletrônico em linguagem simples e intuitiva, localizados nas duas extremidades da mesa. “Equipada com o sistema Stop&Go, a aplicação se torna mais segura, eliminando os erros na parada do equipamento”, informa.

Entre os benefícios deste modelo de equipamento, a companhia destaca o processo de pré-compactação que acontece por meio de placa vibratória, garantindo alta capacidade de compactação. “O sistema de Tamper é outro diferencial e consiste em um dispositivo a mais de auxílio no pré-assentamento do material, resultando em menor quantidade de passadas do rolo compactador”, explica a empresa.

Já o sistema de aquecimento, informa a companhia, pode ser por gás GLP ou resistência elétrica. “Em ambos os casos atingem as temperaturas necessárias de forma eficiente e rápida”, explica a empresa.

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Nos quesitos visibilidade e operação, afirma a Romanelli, a vibroacabadora possui moderna cabine com deslocamento lateral de 500 mm para cada lado, o que proporciona para o operador maior visão do processo de pavimentação. A empresa explica que a distribuição é otimizada através de um sistema operacional automatizado, com display IHM de diagnóstico de operação e funcionamento, joystick que otimiza a movimentação do equipamento e interruptores de linguagem universal.

“A VR 400E Road tem capacidade do silo em 10 toneladas. Isso permite o fornecimento e alimentação ininterrupta de material, mantendo a máquina em uma velocidade constante, reduzindo paradas de abastecimento”, explica a companhia. A máquina, diz a fabricante, possui um motor Cummins QSB de 130 HP, 4 CC, refrigerado a água, e combina controles eletrônicos com confiabilidade e durabilidade.

De acordo com a Romanelli, o equipamento foi desenvolvido para atender uma demanda crescente dos seus clientes que procuram por produtos de pavimentação asfáltica que sejam de fabricação nacional.

Vögele – Super 1300

A pavimentadora de asfalto SUPER 1300, da Vögele, é uma máquina que foi desenvolvida, segundo a fabricante, para projetos de construção em espaços apertados. “Essa máquina apresenta um conceito de máquina enxuta sem bordas salientes e comprimento total reduzido. Ela possui uma largura de transporte de apenas 1,85 m. Se as laterais do silo estiverem dobradas, os rolos de encosto dobram-se automaticamente com elas”, informa a marca.

Conforme a companhia, o toldo rígido, que é feito de um material de polímero reforçado com fibra de vidro, e o tubo de exaustão podem ser dobrados em apenas alguns movimentos rápidos e são destaques para o transporte do equipamento.

Outro benefício do modelo, de acordo com a empresa, está na alimentação fácil e limpa com a mistura. “A SUPER 1300 é fácil de alimentar com mistura, mesmo em canteiros de obras apertados”, informou.

Segundo a companhia, as principais vantagens do equipamento estão os rolos de encosto oscilantes, o silo de material de grande porte e as laterais que podem ser inclinadas hidraulicamente de forma individual.

A variedade de aplicações da máquina, que proporciona uma largura de pavimentação de 0,75 m até 5 m, também é apontado como um diferencial, de acordo com a companhia, já que o modelo possui dimensões compactas e alto desempenho.

“A pavimentadora pode ser usada em aplicações como combinações para ciclovias e trilhas para pedestres, estradas em propriedades industriais e caminhos em parques, estradas de acesso, estradas estreitas e praças, trabalhos em rodovias, entre outras”, afirma.

A companhia também destaca a potência do motor da pavimentadora. Este equipamento tem um conceito moderno de tração para alto desempenho com baixo consumo, por meio do motor a diesel com refrigeração líquida”, informa.

Segundo a marca, o equipamento possui características como: radiador grande, redutor flangeado diretamente para o motor, motor de 4 cilindros que entrega 74,4 kW a 2.000 rpm (conforme DIN), gerenciamento inteligente do motor, usando o modo ECO (68,7 kW a 1.600 rpm) suficiente para a maioria das aplicações de pavimentação, economia de combustível e baixo ruído.

Pavimentadoras asfálticas são aliadas das obras viáriasEntre os destaques da máquina em comparação com as demais existentes no mercado, a Vögele reforça a qualidade do material proporcionado pela máquina. “Um fluxo contínuo de mistura garante uma presença perfeita e ininterrupta de material em frente à mesa e, portanto, uma qualidade superior de pavimentação”, diz a companhia.

Em relação ao sistema rodante, a empresa explica que o modelo possui alta tração. “Longas esteiras proporcionam tração máxima devido ao grande espaço ocupado, isso assegura a velocidade de avanço para frente constante mesmo em terrenos difíceis”, assegura a marca.

Outro benefício, conforme a fabricante, está no avanço positivo ao mover-se para frente e mudança de direção precisa devido ao acionamento independente controlado eletronicamente fornecido para ambas as esteiras.

Uma das tecnologias da pavimentadora, conforme a fabricante, é o conceito de operação ErgoBasic, que foi desenvolvido com base no testado e comprovado sistema operacional ErgoPlus, mas concentra-se nas funções principais.

“Este sistema é simples, rápido e seguro de operar, com disposição clara e lógica de todos os controles e recursos básicos para se adequar à função”, diz a companhia. Além disso, diz a Vögele, este sistema também proporciona uma operação intuitiva, pois os controles são organizados de forma clara e lógica para se adequar às condições do canteiro de obras.

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