Complexo esportivo em São Paulo foi construído com mais de 25 toneladas de aço e ocupa 415,20 m² de área construída

 

Complexo esportivo em São Paulo foi construído com mais de 25 toneladas de aço e ocupa 415,20 m² de área construídaComplexo esportivo em São Paulo foi construído com mais de 25 toneladas de aço e ocupa 415,20 m² de área construída

Com estruturas modulares e pré fabricadas, o Praia JK oferece uma impressionante área de lazer

Desenhado pelo escritório Soek Arquitetura, o Praia JK, um complexo esportivo pé na areia, oferece quadras e áreas de esporte, que vão de vestiários a restaurante, tudo integrado em uma elegante estrutura metálica que responde às demandas logísticas e estabelece uma sinergia interessante entre arquitetura, natureza e urbanismo.

Para o arquiteto Kiko Castello Branco, da Soek, a escolha do aço como material predominante na estrutura do Praia JK foi impulsionada pela necessidade de um método construtivo que oferecesse flexibilidade para montagem e desmontagem rápidas e eficientes. “A implementação de sistemas construtivos pré-fabricados e modulares foi significativamente facilitada pelo uso do sistema em aço, graças à sua adaptabilidade à modulação”.

Ainda segundo Kiko, o aço também possibilitou a otimização do uso dos elementos de vedação pré-fabricados, permitindo sua produção em local externo à obra. “Esse processo não apenas agilizou a construção, como também elevou os padrões de eficiência e precisão na montagem das estruturas”.

Kiko comenta que a harmonização da estrutura metálica com os materiais orgânicos e a vegetação no projeto Praia JK foi estrategicamente planejada para desafiar a percepção convencional de antagonismo entre elementos industriais e naturais. Esse diálogo criativo permite que materiais de características distintas, como a rigidez do aço e a organicidade da vegetação, coexistam em uma estética de complementaridade e crescimento mútuo. “Assim, a estrutura potencializa a expressão da natureza, permitindo que ela se entrelace e expanda além das barreiras arquitetônicas, criando um ambiente coeso e, principalmente, integrado”, diz Kiko.

Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), além das notáveis características arquitetônicas, o emprego do aço no desenvolvimento do complexo também desempenhou um papel essencial na promoção da sustentabilidade, diminuindo significativamente o desperdício de materiais, tanto na produção dos elementos quanto em sua montagem no local. A rapidez e a eficiência proporcionadas pelo método construtivo levaram à redução de mão de obra civil, economia de água e redução nas emissões de carbono, especialmente relacionadas ao transporte de materiais e pessoas durante o processo de construção da obra.

Considerado o caráter temporário, porém indeterminado, do complexo Praia JK e a inevitável transformação futura do terreno em um empreendimento imobiliário daqui alguns anos, a expectativa é que as peças metálicas modulares possam ser reutilizadas. Característica que realça ainda mais os aspectos inovadores e sustentáveis do projeto.

Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!