Construções de metrôs e trens urbanos no Brasil e no exterior marcam trajetória da OEC

Construções de metrôs e trens urbanos no Brasil e no exterior marcam trajetória da OEC

Com 263 quilômetros de obras urbanas sobre trilhos no portfólio, empresa é líder em soluções nesta modalidade no Brasil e contribuiu com grandes projetos em países das Américas e Europa

Construções de metrôs e trens urbanos no Brasil e no exterior marcam trajetória da OEC

Ao longo de oito décadas, a OEC – Odebrecht Engenharia e Construção consolidou-se como uma das principais referências em obras de infraestrutura, com atuação marcante em setores como energia, petróleo e gás, saneamento, mineração, logística e mobilidade urbana. Neste último, especialmente no transporte sobre trilhos, a empresa acumula um vasto portfólio, sendo responsável pela execução de 263 quilômetros de obras em 26 linhas e mais de 200 estações de passageiros, no Brasil e no exterior.

No Brasil, a OEC é a empresa líder na implantação de projetos metroviários e desempenhou papel crucial na expansão da malha de São Paulo, estado do país com o maior número de passageiros transportados nesta modalidade. Entre os destaques está a construção de estações emblemáticas como Brigadeiro e Trianon-Masp, na Avenida Paulista, por onde passam mais de 100 mil passageiros todos os dias, e as estações Klabin, Imigrantes e Alto do Ipiranga, da Linha 2 – Verde do Metrô.

Projetos como a ligação José Bonifácio-Guaianazes, na Linha 11 – Coral da CPTM; as intervenções nas linhas 3 – Vermelha, com a estação Marechal Deodoro e o trecho que a interliga até a Barra Funda; 4 – Amarela, com 10 estações nos lotes Paulista e Pinheiros, além do pátio Vila Sônia, com área para manobras e oficinas de manutenção; e 5 – Lilás, que incluem duas estações subterrâneas e a ligação Campo Limpo – Santo Amaro – Giovanni Gronchi, da CPTM, enaltecem a contribuição significativa da empresa para a mobilidade urbana paulista. Com a intervenção na Linha 5, o consórcio liderado pela OEC venceu, em 2018, o Global Best Projects, prêmio mundial de engenharia promovido pela revista norte-americana Engineering News-Record (ENR), na categoria “Pontes e Túneis”.

Capítulo à parte nesta jornada paulistana foi a participação da OEC, em consórcio com outras empresas brasileiras, na conquista da primeira Parceria Público-Privada (PPP) no setor de transporte urbano no país, com a estruturação para construção e operação da Linha 6 – Laranja do Metrô de SP. A obra previa a construção de 15 estações, ao longo de 15,5 quilômetros de extensão, com o uso simultâneo de dois megatatuzões. O consórcio Expresso Linha 6, liderado pela OEC, avançou em 12% da obra até o ano de 2016, executando serviços de demolição, terraplanagem, escavação, concretagem, definição e compra de equipamentos e TBMs (tatuzões), entre outros.

Já no Rio de Janeiro, a OEC tem grande participação em boa parte da malha metroviária carioca. A mais recente obra neste segmento na cidade foi na Linha 4, entre a Barra da Tijuca e Ipanema, um dos legados dos Jogos Olímpicos, tornando-se uma alternativa de transporte rápido, moderno, eficiente e sustentável para os cidadãos.

De acordo com o estudo de demanda desenvolvido pela FGV, a migração de passageiros de outros meios de transporte para a Linha 4 carioca permitiria redução de aproximadamente 40% nas viagens de automóveis no eixo Barra – Zona Sul. Para a execução deste projeto a concessionária responsável pela obra gerenciou cerca de 340 empresas e mais de 200 especialistas e consultores nacionais e internacionais. Foram utilizados 650 mil metros cúbicos de concreto, o equivalente a oito estádios do Maracanã. Outra ligação relevante na cidade de responsabilidade da OEC é a Cantagalo-General Osório, na Linha 1, que conecta os bairros de Copacabana e Ipanema.

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, a OEC deixou sua marca nos metrôs de outras capitais brasileiras, como Recife, Brasília e Porto Alegre. “A implementação desses modais exige um planejamento detalhado e investimentos substanciais em engenharia, da construção de túneis e estações à instalação de sistemas elétricos e de controle. Além disso, há a complexidade de integrar essas novas redes ao meio urbano existente, muitas vezes lidando com restrições de espaço, desafios geológicos e impactos no tráfego”, explica Giorgio Bullaty, Diretor de Negócios da OEC para o mercado paulista.

Metrôs pelo mundo

A expertise da OEC também a credenciou para atuar no exterior. Na Cidade do Panamá, a empresa foi premiada duas vezes com o Global Best Projects, reconhecendo suas intervenções no metrô da capital. Ainda na América Latina, foi responsável pelo Metrô de Los Teques e pelo MetroCable San Agustin, na Venezuela, além do Trem Elétrico de Lima, no Peru.

Em Portugal, a empresa atuou em sete estações de Lisboa, entre elas a famosa Gare do Oriente e a ampliação da Linha Vermelha, além da Linha Amarela da cidade do Porto. Já nos Estados Unidos, a empresa assinou obras marcantes como o Metrorail AirportLink, que conecta o metrô ao aeroporto de Miami, assim como os monotrilhos MIA Mover e Metromover.

De acordo com Marcelo Piller, Diretor de Engenharia e Inovação da OEC, que atuou diretamente em obras metroviárias na capital portuguesa, a participação da construtora na ampliação da malha ferroviária e construção de estações em Lisboa confere à empresa um currículo relevante que a credencia a atuar em grandes obras urbanas. “Empregamos uma engenharia complexa e de alto nível na execução do metrô de Lisboa, com desafios construtivos superados de maneira inovadora, especialmente nas obras da estação dupla Baixa-Chiado, na nova estação Cais do Sodré e na ampliação/remodelação das estações Rossio e Restauradores. Foi o primeiro TBM (Tunnel Boring Machine) do tipo EPB (Earth Pressure Balance) de grande diâmetro operado por uma construtora brasileira, nos idos da década de 1990. Depois disso, a OEC manteve uma trajetória de contínua participação nas obras do Metropolitano de Lisboa, na Linha Vermelha, estação Santa Apolônia e a própria Gare do Oriente, no Parque da Expo”, detalha Piller.

Com um extenso portfólio global, a OEC reafirma seu compromisso com soluções de mobilidade urbana que conectam pessoas, transformam cidades e promovem inovação e excelência técnica.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Depo 25 Bonus 25

Depo 25 Bonus 25

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!