Copa Truck 2024 tem início neste fim de semana e caminhões Volkswagen defendem o título
- A bordo de um VW Meteor, Felipe Giaffone e Thiago Rizzo conquistaram as categorias Pro e Super na temporada passada
- Competição também servirá como laboratório de testes para o Meteor Mission Zero, o caminhão híbrido elétrico da montadora feito para as corridas
A temporada 2024 da Copa Truck começa neste fim de semana e a Volkswagen Caminhões e Ônibus volta às pistas para defender o título de campeã nas duas categorias da competição. Nos dias 16 e 17 de março, o maior torneio de caminhões do mundo retorna ao autódromo de Campo Grande e a VWCO segue representada pela equipe R9 Competições, composta pelos pilotos Felipe Giaffone, Beto Monteiro, André Marques, Paulo Salustiano, Debora Rodrigues, Thiago Rizzo, José Augusto Dias e Danilo Alamini.
Na temporada passada, Felipe Giaffone foi o grande campeão da categoria Pro, enquanto Thiago Rizzo triunfou na Super em seu ano de estreia. Todos os competidores da R9 estarão a bordo de caminhões VW Meteor. O maior Volkswagen do mundo também será o carro madrinha oficial da Copa Truck durante as corridas. “Esperamos manter o favoritismo na competição e conquistar a vitória pelas duas categorias. Os caminhões dos nossos pilotos foram projetados sob medida e com participação de diversas áreas da Volkswagen Caminhões e Ônibus para saírem vencedores e se destacarem durante as provas. Ficamos na torcida por um mais um ano de destaque para a nossa equipe”, destaca Allan Hungria, engenheiro de Marketing do Produto da VWCO.
Além de estar defendendo o título, a VWCO também utiliza as pistas da Copa Truck como laboratório para testes e desenvolvimento do Meteor Mission Zero, o caminhão híbrido elétrico voltado para as pistas, desenvolvido pela montadora em parceria com a equipe R9 competições. O projeto pioneiro, pilotado por Felipe Giaffone, começou a ser desenvolvido em 2023 e contou com a parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições.
“Estamos utilizando este Meteor nos treinos livres da competição e colocando-o em condições extremas na pista para avaliação de seus componentes, como o seu conjunto de trem de força híbrido e seu sistema de regeneração de energia em frenagem, por exemplo. Trabalharemos durante toda a temporada para explorar novas tecnologias e aprimorar ainda mais o caminhão”, pontua Argel Franceschini, gerente executivo da VWCO.