Cordius®, marca de licenciamento da Corteva, lança sete cultivares de soja com a biotecnologia Enlist®

 Cordius®, marca de licenciamento da Corteva, lança sete cultivares de soja com a biotecnologia Enlist®

  • As novas tecnologias já estão disponíveis para os multiplicadores de sementes de soja, que iniciam a safra 2025/26 produzindo as variedades que serão plantadas pelos agricultores no ciclo 2026/27
  • Com os lançamentos, Cordius permanece como a marca que mais avança no desenvolvimento de sementes de soja com a biotecnologia Enlist® 

 

 Cordius®, marca de licenciamento da Corteva, lança sete cultivares de soja com a biotecnologia Enlist®

Para o sul do país a novidade é a C2575E, com bom potencial de engalhamento, excelente potencial produtivo com estabilidade, resistente ao acamamento e tolerante às principais doenças da soja

Cordius®, marca de licenciamento de sementes da Corteva Agriscience, que junto com os multiplicadores parceiros leva as melhores variedades ao campo, anuncia o lançamento de sete cultivares com a biotecnologia do Sistema Enlist®, sendo quatro com Conkesta E3® e três cultivares com Enlist E3®. Pelo terceiro ano consecutivo, a marca é a obtentora da biotecnologia que mais avançou no desenvolvimento de variedades com Enlist®. O lançamento suportará os produtores rurais brasileiros que já estão planejando a safra 2026/2027, depois da produção de 177,6 milhões de toneladas de soja colhidas no Brasil na safra 2025/2026, segundo projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

As sementes serão produzidas na safra 2025/26 pelos multiplicadores parceiros, que exercem um papel fundamental dentro da cadeia produtiva de sementes, atuando como o elo entre o obtentor da cultivar e o agricultor, e garantindo que as sementes cheguem ao campo com qualidade genética, física, fisiológica e sanitária. Essas novas variedades serão disponibilizadas aos produtores na temporada seguinte (2026/2027).

“A soja é a principal cultura agrícola brasileira, e a Cordius quer, cada vez mais, fortalecer esse mercado e apresentar aos multiplicadores, que são o ponto central de nossa estratégia, cultivares que elevem o potencial produtivo dos agricultores. Globalmente, a Corteva investe 4 milhões de dólares por dia em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, o que inclui variedades adaptadas para as regiões produtoras e para cada desafio que os agricultores enfrentam nas lavouras”, destaca Christian Meyer Pflug, diretor de Licenciamento da Corteva Agriscience.

Cordius®, marca de licenciamento da Corteva, lança sete cultivares de soja com a biotecnologia Enlist®

Cultivares para o Cerrado

Entre os lançamentos da Cordius, estão cultivares direcionadas para o cerrado brasileiro, a principal região produtora da oleaginosa. Entre as novidades, a C2705CE, com precocidade e estabilidade e tolerante a nematóides de cisto, necrose da haste e cancro da haste; a C2795CE, com alto potencial produtivo, estabilidade, elevado peso de grãos e tolerante às duas doenças da haste. Ambas possuem a biotecnologia Conkesta E3. Com Enlist E3, as inovações são C2775E, com alto potencial produtivo, estabilidade e amplitude de plantio, e tolerante às mesmas doenças das cultivares anteriores, e C2605E, que favorece o plantio de segunda safra antecipada, estabilidade produtiva e alto rendimento, e diferencia-se por apresentar tolerância a cinco doenças (antracnose, mancha-alvo, podridão radicular da fitóftora e aos dois patógenos de haste).

 

Entre os lançamentos da Cordius, estão cultivares direcionadas para o cerrado brasileiro, entre elas, a C2705CE, com precocidade e estabilidade e tolerante a nematóides de cisto, necrose da haste e cancro da haste

Variedade desenvolvidas para o Sul do Brasil

Cordius®, marca de licenciamento da Corteva, lança sete cultivares de soja com a biotecnologia Enlist®

Já os sojicultores da região Sul terão à disposição as cultivares Conkesta E3: C2645CE, com ciclo com encaixe para plantio da safrinha de milho e tolerância ao cancro da haste; e C2535CE, com bom potencial de engalhamento, superprecocidade e estabilidade em diferentes situações de estresse, além de tolerância a mancha-alvo, necrose da haste e nematoide de cisto. Já com a biotecnologia Enlist E3, as novidades são: C2605E, que pode ser utilizada nas duas regiões – também no Cerrado; C2775E, com alto potencial e estabilidade de plantio, e C2575E, com bom potencial de engalhamento, excelente potencial produtivo com estabilidade, resistente ao acamamento e tolerante às principais doenças da soja.

Os lançamentos fazem parte da estratégia da Corteva para o mercado de soja, focando no modelo de licenciamento, tendo a Cordius obtentora de genética e levando tecnologia aos multiplicadores de sementes, que realizam a produção e comercialização das cultivares.

Amplo portfólio para as principais regiões produtoras da oleaginosa

Desde seu lançamento, em 2019, a Cordius vem crescendo em variedades lançadas, genética e multiplicadores parceiros, sempre com foco em auxiliar o produtor de soja, levando cultivares que atendem às necessidades e características das principais regiões produtoras. A marca tem, ao seu lado, os maiores multiplicadores do país e, em sua existência, já trabalhou com mais de 70 parceiros. A Cordius acumula anos de pesquisa e desenvolvimento das empresas legadas que formaram a Corteva e tem foco na biotecnologia Enlist®, por acreditar que seja a melhor ferramenta disponível para o agricultor, pois proporciona um alto controle de plantas daninhas, além de alta produtividade. Para oferecer genética de alta performance nas cultivares, a Cordius conta com modernos laboratórios moleculares, cinco estações de pesquisa, equipamentos de última geração e uma rede de ensaios em mais de 200 locais.

Sistema Enlist® traz tolerância a herbicidas e auxílio na proteção a lagartas

As novas cultivares lançadas pela marca integram o Sistema Enlist, que entra em sua quinta safra e é formado pelos pilares de Sementes e Biotecnologia, Herbicidas e Genética de Alta Produtividade, aliado às Boas Práticas Agrícolas. As variedades são tolerantes aos herbicidas Enlist® Colex-D® (novo 2,4-D sal colina), glifosato e glufosinato de amônio. Já as variedades Conkesta E3, além da tolerância aos três herbicidas, expressam duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), que auxiliam na proteção contra as principais lagartas que ocorrem na cultura, entre elas, a Lagarta-da-Soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-Falsa-Medideira (Chrysodeixis includens), Lagarta-Elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Lagarta-das-Maçãs (Chloridea virescens) e Lagarta-Helicoverpa (Helicoverpa armígera).

Os eventos de soja transgênica contidos nas variedades de sojas Enlist E3® e Conkesta E3® são desenvolvidos e pertencem conjuntamente à Corteva Agriscience e à M.S. Technologies L.L.C.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades