Empresa lança “kit” para otimizar logística em 2025 com docas mais produtivas

Empresa lança “kit” para otimizar logística em 2025 com docas mais produtivas

Empresa lança “kit” para otimizar logística em 2025 com docas mais produtivas

Com o comércio eletrônico em alta e as pessoas cada vez mais imediatistas em suas compras, superar gargalos para escoar a produção tem sido um desafio para indústrias e galpões logísticos espalhados por todo o Brasil.

Um dos desafios mais comuns é a falta de efetividade das docas. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), caminhões passam até 40% mais tempo parados nas docas — tempo este que poderia ser utilizado para agilizar as entregas e impactar positivamente toda a cadeia produtiva. Já a Fundação Dom Cabral aponta que, só em 2024, o custo logístico no Brasil alcançou 12,7% do PIB, acima da média global de 10%.

Empresa lança “kit” para otimizar logística em 2025 com docas mais produtivas

Para Marcelo Lonzetti, especialista em tecnologia RTLS e diretor da ztrax, o mercado brasileiro ficou para trás em termos de inovação quando comparado aos seus pares mundiais na indústria. Por isso, ele defende o uso da tecnologia para reverter esse quadro:

“Saber qual doca está operando com maior ou menor produtividade é uma tarefa simples com o apoio da tecnologia certa. É preciso dashboards em tempo real e sinalizadores de performance para alcançar a agilidade cobrada mundialmente.”

A companhia lançou recentemente um novo produto chamado kit “Doca Produtiva”, que combina a tecnologia de rastreamento em tempo real de pessoas e ativos com ajustes operacionais nas docas — áreas-chave onde os caminhões realizam carregamentos e descarregamentos. O objetivo é organizar o fluxo de entrada e saída de cargas, reduzindo o tempo ocioso e aumentando a eficiência.

Em testes iniciais reportados pela empresa, o sistema já apontou redução de até 30% no tempo de espera em algumas operações. Lonzetti reforça a importância da inovação:

“Atrasos em docas, falta de visibilidade nas entregas e infraestrutura saturada são velhos conhecidos do setor. É preciso mudar esse jogo com ferramentas como o RTLS (Real-Time Location Systems). Soluções assim trazem dados concretos para a tomada de decisão, sem emoções ou achismos — apenas com base em informações reais.” finaliza o especialista

Acesse:https://ztrax.com.br/

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades