Pesquisar
Close this search box.

Equador inaugura Linha 1 do metrô de Quito, construída pela ACCIONA

Equador inaugura Linha 1 do metrô de Quito, construída pela ACCIONA

Equador inaugura Linha 1 do metrô de Quito, construída pela ACCIONA

400 MIL PASSAGEIROS POR DIA
Linha conta com 22,6 km de extensão e 15 estações, sendo o eixo central do novo sistema de transporte público da cidade

 As autoridades de Quito inauguraram oficialmente a primeira linha de metrô da capital do Equador. O projeto foi construído pela ACCIONA por 1.592 milhões de dólares.

Na cerimônia de abertura participaram o prefeito de Quito, Pabel Muñoz, e diversas personalidades locais, bem como uma representação da ACCIONA chefiada por José Ángel Tejero, diretor econômico-financeiro e de sustentabilidade da ACCIONA; e Huberto Moreno, CEO da unidade de negócios de construção da ACCIONA.

A linha 1 do metrô vai de Quitumbe (sul da cidade) até El Labrador, no norte. Possui um total de 15 estações: Quitumbe, Morán Valverde, Solanda, Cardenal de la Torre, El Recreo, La Magdalena, San Francisco, La Alameda, El Ejido, Universidad Central, La Pradera, La Carolina, Iñaquito, Jipijapa e El Labrador.

Para a construção deste projeto, a ACCIONA utilizou simultaneamente três tuneladoras com mais de 9 metros de altura, batizadas de “La Guaragua”, “La Carolina” e “Luz de América”.

A inauguração e entrada em operação da linha constituem o primeiro elemento de um novo sistema de transporte público na cidade. Estima-se que o metrô atenderá cerca de 400 mil passageiros por dia, contribuindo para reduzir o fluxo de veículos e melhorar a comunicação entre os diferentes pontos da cidade, além de reduzir o tempo de viagem.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

O município de Quito cedeu este contrato, em 2015, ao Consórcio Linha 1 do Metrô de Quito, integrado pela ACCIONA, por um montante de 1.592 milhões de dólares. O projeto consistiu na construção de um túnel com mais de 22 metros de comprimento e 15 novas estações, bem como depósitos, oficinas e instalações ferroviárias necessárias à sua implementação.

A construção do metrô de Quito faz parte do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, um ambicioso programa que não só busca responder aos atuais problemas de trânsito da capital equatoriana, mas também visa organizar o futuro de suas vias urbanas com base em novos critérios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

GRANDE EXPERIÊNCIA

A ACCIONA possui excelentes credenciais técnicas e ampla experiência no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana. No que diz respeito às linhas ferroviárias e metropolitanas, a empresa construiu mais de 3.000 quilômetros de vias, dos quais 1.200 quilômetros são de alta velocidade.

A empresa também possui ampla experiência em construção subterrânea, com mais de 600 quilômetros de túneis construídos. Por exemplo, os túneis ferroviários da Follo Line (Noruega) ou os internacionalmente premiados túneis Legacy Way em Brisbane (Austrália).

A ACCIONA participou ou participa da construção de linhas de metrô em cidades de todo o mundo como Madrid, Barcelona, Bilbao, San Sebastián, Málaga, Sevilha, Valência, São Paulo, Medellín, Hong Kong, Lisboa ou Dubai.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Parceria entre Sun Mobi e Abrasel amplia acesso à energia solar por assinatura para bares e restaurantes na região Alta Mogiana no estado de
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!