Pesquisar
Close this search box.

Indra se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e obtém melhor pontuação do setor de TI em relatório da S&P Global

Indra se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e obtém melhor pontuação do setor de TI em relatório da S&P Global

Indra se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e obtém melhor pontuação do setor de TI em relatório da S&P Global

  • Pelo quarto ano consecutivo, companhia é situada pelo “Sustainability Yearbook” entre o top 1% das cerca de 9,4 mil organizações globais avaliadas, alcançando o primeiro lugar no setor de serviços de TI
  • Reconhecimento da gestão e da estratégia de ESG da Indra reforçam a liderança da empresa, posicionando-a como a mais bem preparada para lidar com os desafios econômicos, sociais e ambientais do futuro

A Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria, foi classificada pelo quarto ano consecutivo como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, após alcançar a maior pontuação do setor de serviços de TI – com 87 pontos em 100 – na edição de 2024 do “Sustainability Yearbook”, organizado pela agência S&P Global.

O relatório, considerado um dos mais prestigiosos do mercado, inclui a Indra entre o top 1% das cerca de 9,4 mil organizações que completaram a Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA) da S&P Global, posicionando a companhia em primeiro lugar entre as 18 empresas globais do setor de serviços de TI citadas no documento.

Ainda na categoria de serviços de TI, a Indra também obteve a melhor pontuação nos pilares social e ambiental. Nesse último quesito, os compromissos climáticos da companhia se destacaram, alcançando a pontuação máxima (100 pontos), uma vez que incluem objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base científica, formalmente aprovados pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) desde o ano de 2021.

A importância conferida pela empresa à transparência em temas ligados às mudanças climáticas também foi destaque, graças ao seu alinhamento ao marco de referência internacional desenvolvido pela Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

No âmbito social, a Indra também obteve a pontuação máxima, graças à sua transparência no reporte de informações, em especial sobre questões de gênero – tópico no qual a empresa se destaca, já que conta com 33% de mão-de-obra feminina. Outros pontos relevantes citados pelo relatório foram o compromisso da companhia com o respeito aos direitos humanos, além de iniciativas de formação e políticas de proteção à privacidade de colaboradores e clientes.

Já no pilar de governança, a Indra obteve a pontuação máxima nas avaliações de sua cultura de gestão de riscos, segurança da informação e aspectos relacionados ao cumprimento dos códigos de conduta e ética empresarial. A companhia se destacou ainda em matéria de lobby, parcerias e assuntos fiscais.

“Aqui na Indra, seguimos firmemente comprometidos com a sustentabilidade e acreditamos que nosso novo plano estratégico, batizado de ‘Leading the Future’, é o reflexo dessa nossa ambição de não apenas continuar sendo uma empresa de referência, mas também de ajudar nossos clientes em sua jornada rumo a uma transformação sustentável. Sabemos que a inovação tecnológica tem a capacidade de modificar setores-chaves da economia e, por isso, oferecemos uma combinação única entre expertise setorial e capacidades digitais para colocar essa mudança em prática”, afirmou Manuel Ausaverri, chief strategy officer (CSO) da Indra e responsável pela área de sustentabilidade do grupo.

Organizado pela agência S&P Global, o “Sustainability Yearbook” baseia suas análise tanto nas informações públicas disponibilizadas pelas empresas avaliadas quanto em sua prestigiosa Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA). Essa avaliação também é utilizada na elaboração do índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), no qual a Indra está incluída há 18 anos.

Combate às mudanças climáticas

Indra se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e obtém melhor pontuação do setor de TI em relatório da S&P Global

Nesta semana, a Indra também consolidou sua posição como uma das empresas líderes no combate às mudanças climáticas, de acordo com o Carbon Disclosure Project (CDP), índice global de referência que reconhece organizações que promovem a transparência e a ação ambiental. A companhia obteve a pontuação A-, que contempla as melhores práticas em estratégia e ação climática, de acordo com padrões internacionais como o da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).

A conquista dessa avaliação é resultado de ações importantes que a Indra vem empreendendo desde 2020, como o estabelecimento de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) com base científica e a criação de um plano de transição climática ao mesmo tempo ambicioso e adequado à realidade das atividades do grupo. Esse processo também contou com a participação fundamental do Comitê de Sustentabilidade do Conselho de Administração da empresa, responsável pelo monitoramento das metas de descarbonização estabelecidas, e com o engajamento da alta administração, cuja remuneração está vinculada, entre outros fatores, ao cumprimento das metas climáticas da companhia.

Entre as iniciativas da Indra destacadas pelo CDP, estão: o estabelecimento de um preço interno de carbono, que considera o fator das emissões de CO2 no processo de tomada de decisões da empresa; o fomento à contratação de fornecedores mais sustentáveis; o treinamento desses fornecedores para o cálculo de suas emissões de carbono; e a consideração de critérios de design ecológico para reduzir o impacto ambiental dos produtos da companhia.

Além disso, também foram apontadas pelo CDP: a melhoria e a implementação de novas medidas de eficiência energética, a ampliação do uso de energia verde (que já corresponde a 88% da matriz energética do grupo), e a renovação das certificações ambientais dos centros de trabalho (ISO 14001) e de pegada de carbono (ISO 14064) das empresas do grupo.

A Indra se destaca ainda como uma catalisadora de soluções tecnológicas que contribuem para a redução de emissões de gases poluentes por setores relevantes, como aviação e transporte. Além disso, a companhia oferece soluções inovadoras para facilitar a transição energética e o desenvolvimento de modelos de distribuição de recursos que integrem, de maneira eficiente, fontes de energia renováveis à matriz energética global.

Imagens: Indra

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Mineradora de ouro chinesa escolhe soluções subterrâneas da Epiroc. Foto: A carregadeira subterrânea Epiroc Scooptram ST1030 está entre as várias soluções adquiridas para ampliar
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!